Em uma manobra ousada, a Audi redefine suas nomenclaturas e lança o novo Audi A5, substituindo o tradicional A4 após cinco gerações. A mudança é parte de uma estratégia maior da fabricante, que agora reserva números pares para seus modelos elétricos e ímpares para os veículos com motores a combustão. Com isso, o A5 e o A5 Avant, além das versões esportivas S5 e S5 Avant, assumem o protagonismo no portfólio da marca.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!O novo A5 marca um salto significativo em termos de design, tecnologia e motorização. Crescendo 67 milímetros em comprimento, agora com 4,82 m, e com uma distância entre-eixos ampliada em 80 milímetros, o modelo promete maior conforto e espaço interno. A grade de estrutura única, mais plana e larga, e os faróis de LED estreitos com divisão claro/escuro são destaques visuais.
Na traseira, a nova faixa de luz, especialmente nos modelos com faróis OLED digitais de segunda geração, traz uma assinatura de luz digital ativa, um recurso inédito que se movimenta durante a condução.
Internamente, o A5 apresenta um interior sofisticado com uma tela curva OLED de 11,9 polegadas para o painel de instrumentos e uma de 14,5 polegadas para a multimídia. Há também uma tela opcional de 10,9 polegadas para o passageiro.
Os novos modelos oferecem uma série de inovações, como ajuste elétrico do volante, um grande teto de vidro com escurecimento elétrico e um sistema de som Bang & Olufsen 3D. O head-up display aumentou 85% em comparação com seu antecessor, e o novo Audi Assistant, equipado com tecnologia ChatGPT, está pronto para atender às perguntas e solicitações dos ocupantes.
A motorização do A5 é um capítulo à parte. O sistema MHEV Plus, um híbrido leve quase completo, está presente em várias versões. O novo 2.0 TFSI com 204 cv, o 2.0 TDI também com 204 cv, e o 3.0 V6 TFSI com 367 cv no S5, todos contam com uma bateria de 48 volts, aumentando a eficiência e reduzindo as emissões de CO2. A Audi promete dois híbridos plug-in para 2025, com autonomia elétrica superior a 100 quilômetros.
A plataforma Premium de Combustão (PPC) da Audi mantém a tração dianteira ou integral, com melhorias no comportamento de direção e suspensão. A direção progressiva e o sistema de vetorização de torque pelo freio são novos recursos que melhoram a agilidade e o controle do veículo.
Os novos A5, A5 Avant, S5 e S5 Avant já estão disponíveis para encomenda na Europa, com lançamento previsto para novembro de 2024. O preço inicial do sedã básico a gasolina de 150 cv é de 45.200 euros (R$ 266.516), enquanto o Avant é quase 1.000 euros mais caro. A Alemanha continua sendo o maior mercado para o A5, especialmente para a versão Avant, que representa 80% das vendas no país.
No Brasil, o lançamento do novo A5 ainda não tem data confirmada. Com o mercado nacional cada vez mais focado em SUVs como o Q3 e Q5, a Audi busca reposicionar seus sedãs para conquistar um público que valoriza tecnologia e design refinado.