Faz tempo que a Citroën vem tentando crescer sua participação no Brasil. Desde a segunda geração do C3, que ficou longos anos no mercado, passando pelo sucesso do C4 Cactus, a marca acabou nunca tendo um modelo de real grande volume.
Modelo esperado desde o início do ano, a nova geração do Citroën C3 foi finalmente lançada no mercado brasileiro com preços partindo R$ 68.990 para a versão de entrada Live 1.0 e chega aos R$ 97.990 para a versão de topo First Edition 1.6 automática. Esta é limitada a 2 mil unidades.
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Design
Conforme a própria Citroën enfatiza, a proposta do novo C3 é ser um hatch compacto com “atitude SUV”, o que quer dizer que mesmo não sendo um, ele traz um visual mais imponente e alto, lembrando o de um crossover.
A dianteira chama atenção principalmente pelo DRL duplo em LED (nas configurações mais básicas o DRL é halógeno), além da característica identidade visual da marca presente na grade dianteira que se expande até o conjunto de iluminação.
A lateral mostra o seu desenho mais elevado, com uma alta linha de cintura e caixas de rodas com apliques em plástico preto, comum nos crossovers. As versões First Edition trazem ainda os Airbumps, que possuem função estética e de proteção das portas.
Na traseira o conjunto de iluminação é bem trabalhado, mesmo não sendo bipartido e trazendo apenas lâmpadas convencionais, sem a presença de LED.
Conjunto mecânico
Conforme havíamos informado anteriormente por aqui, as versões mais básicas do modelo são equipadas com o propulsor 1.0 flex aspirado de 3 cilindros em linha desenvolvido pela Fiat, chamado de FireFly.
Ele alcança no máximo 75 cv com etanol e 71 cv com gasolina, a altos 6.000 rpm. Enquanto isso, o torque máximo disponível é de 10,7 kgfm (E) e 10 kgfm (G) a 3.250 rpm e 4.250 rpm, respectivamente.
Para essa motorização está disponível apenas a transmissão manual de 5 velocidades, conforme já era esperado.
Para se tornar mais competitivo no mercado de hatches compactos, o novo C3 pode contemplar também o motor 1.6 flex aspirado de origem PSA (antigo grupo que compunha Citroën e Peugeot), chamado de EC5. É o mesmo que se encontra, por exemplo, no Citroën C4 Cactus e no Peugeot 208.
Com etanol alcança os 120 cv de potência, passando para 113 cv se abastecido com gasolina, disponível em 6.000 rpm. O torque é de 15,7 kgfm (E) em 4.500rpm e 15,4 kgfm (G) aos 4.250 rpm.
Neste caso há duas opções de câmbio, o manual de cinco velocidades ou automático convencional de seis.
Dimensões
Confira agora um comparativo do novo Citroën C3 com um Fiat Argo e um Renault Kwid, potenciais concorrentes do novo modelo por questão de precificação.
Dimensões | Citroën C3 | Fiat Argo | Renault Kwid |
Comprimento | 3.981mm | 3.998mm | 3.680mm |
Largura | 1.733mm | 1.724mm | 1.579mm |
Altura | 1.586mm | 1.503mm | 1.479mm |
Entre-eixos | 2.540mm | 2.521mm | 2.423mm |
Vão livre | 18cm | 15,5cm | 18,5cm |
Ângulo de entrada | 23° | Não inform. | 24,1° |
Ângulo de saída | 39° | Não inform. | 41,7° |
Porta-malas | 315L | 300L | 290L |
Tanque de combustível | 47L | 48L | 38L |
Peso (Versão básica) | 1.037kg | 1.077kg | 818kg |
Pneus (Versão básica) | 195/65 R15 | 185/60 R15 | 165/70 R14 |
Podemos notar que mesmo concorrendo com Renault Kwid e Fiat Mobi nas versões mais básicas, o C3 possui um porte mais avantajado que essa categoria, então ficando mais próximo de modelos um pouco mais caros, como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Fiat Argo.
O destaque vai para o porta-malas, para os bons ângulos de entrada e saída, e também para a boa distância entre os eixos, fornecendo assim um espaço interno agradável considerando seu segmento.
O novo Citroën C3 é construído sobre uma versão simplificada da plataforma CMP, que está presente no Peugeot 208.
Consumo
De acordo com os testes oficiais do Inmetro, estes são os dados de consumo do novo Citroën:
- 1.0 Manual
- Cidade: 9,3 km/l (E) e 12,9 km/l (G).
- Estrada: 10 km/l (E) e 14,1 km/l (G).
- 1.6 Manual
- Cidade: 7,8 km/l (E) e 10,9 km/l (G).
- Estrada: 9 km/l (E) e 12,8 km/l (G).
- 1.6 Automático
- Cidade: 7,2 km/l (E) e 10,3 km/l (G).
- Estrada: 8,5 km/l (E) e 12,4 km/l (G).
Os números com motorização 1.6 não impressionam e poderiam ser mais eficientes, mas certamente com o propulsor 1.0 o modelo tem uma economia de combustível boa.
Desempenho
De acordo com o informado pela Citroën, esse é o desempenho da nova geração do C3:
- 1.0 Manual
- 0 a 100 km/h: 14,1s (E) e 15s (G).
- Velocidade máxima: 160 km/h (E/G).
- 1.6 Manual
- 0 a 100 km/h: 10s (E) e 10,7s (G).
- Velocidade máxima: 180 km/h (E/G).
- 1.6 Automático
- 0 a 100 km/h: 10,4s (E) e 11s (G).
- Velocidade máxima: 180 km/h (E/G).
Por ser um modelo relativamente pequeno, os números de desempenho não são muito atrativos, visto que o Argo e o Kwid 1.0, por exemplo, aceleram de 0 a 100 km/h em 13,4s e 13,2s, respectivamente.
Com o propulsor 1.6 EC5, os dados de desempenho também não surpreendem, mas ficam na faixa da categoria.
Preço e equipamentos
Veja como a Citroën posicionou o modelo em nosso mercado:
Versão | Preço | Principais Equipamentos | Opcionais |
Live 1.0 Manual | R$68.990 | Sensor de pressão dos pneus, direção elétrica, indicador de trocas de marcha, controles de tração e estabilidade, travas elétricas, retrovisores com repetidores de seta, pré-disposição para rádio, vidros elétricos dianteiros, assistente de partida em rampas, DRL e ar-condicionado manual. | Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$900. |
Live Pack 1.0 Manual | R$74.990 | Live + 6 alto-falantes, central multimídia de 10”, banco do motorista com ajuste de altura, entrada USB dianteira, limpador e desembaçador do vidro traseiro e volante multifuncional. | Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$900. |
Feel 1.0 Manual | R$78.990 | Live Pack + alarme perimétrico, painel azul, maçanetas na cor da carroceria, DRL em LED, barras de teto, volante com ajuste de altura, retrovisores elétricos, rodas de liga-leve R15, vidros elétricos nas quatro portas e 2 entradas USB traseiras. | Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$900. Comfort Pack (Câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros) – R$1.400. |
First Edition 1.0 Manual | R$83.990 | Feel + câmera de ré, rodas de liga-leve R15 diamantadas, detalhes externos, pintura em dois tons, tapetes exclusivos, Airbumps nas portas e faróis de neblina. | Não há opcionais. |
Feel 1.6 Manual | R$86.990 | Feel 1.0 + motor 1.6. | Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$900. Comfort Pack (Câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros) – R$1.400. |
Feel Pack 1.6 AT | R$93.990 | Feel 1.6 + rodas de liga-leve R15 diamantadas, câmera de ré, modo ECO, faróis de neblina, volante revestido em couro e câmbio automático. | Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$900. |
First Edition 1.6 AT | R$97.990 | Feel Pack + detalhes externos, Airbumps nas portas, pintura em dois tons e tapetes exclusivos. | Não há opcionais. |
Com todos os opcionais:
- Live 1.0 Manual: R$71.190.
- Live Pack 1.0 Manual: R$77.190.
- Feel 1.0 Manual: R$83.890.
- First Edition 1.0 Manual: R$83.990 (Não há opcionais).
- Feel 1.6 Manual: R$91.890.
- Feel Pack 1.6 AT: R$97.490.
- First Edition 1.6 AT: R$97.990 (Não há opcionais).
As configurações intituladas como “First Edition” são exclusivas e limitadas a apenas 2.000 unidades, mas infelizmente a Citroën não especificou se são 2 mil exemplares para cada motorização ou para ambos.
Estranhamente, faltam itens importantes de segurança ativa, como ESP e air bags laterais. O ESP vem já nos rivais menores, como Renault Kwid e Fiat Mobi. As bolsas laterais também são de série no Renault.
Além disso a marca de origem francesa está disponibilizando uma configuração chamada de “First Edition NFT” e limitada a 100 veículos, onde os compradores ganharão um NFT (token não fungível) criado pela artista Naíma Almeida.
Cores
Ao todo são 5 cores diferentes, mas considerando que há as pinturas em dois tons, o total é de 11 opções para o consumidor escolher, veja:
- Sólidas: Branco Banquise (R$ 800).
- Metálicas: Preto Perla Nera, Azul Spring, Cinza Artense e Cinza Grafito (R$ 1.300).
- Dois tons: Preto Perla Nera com teto branco, e Branco Banquise com teto preto (R$ 1.300).
- Cinza Grafito com teto preto, Azul Spring com teto branco, Azul Spring com teto preto, e Cinza Artense com teto preto (R$ 2.600).
Vale lembrar que as versões mais básicas (Live e Live Pack) não podem ser equipadas com a pintura em dois tons e nem mesmo com a cor Azul Spring. Estas opções estão disponíveis a partir da versão Feel.
Também é importante ressaltar que para as configurações especiais First Edition (1.0 e 1.6), é possível colocar apenas as pinturas Azul Spring com teto branco ou Cinza Artense com teto preto.
Painel e multimídia
Em todas as versões da gama 2023 o painel de instrumentos é praticamente idêntico, com uma pequena tela monocromática que mostra as funções básicas do computador de bordo e o velocímetro completamente digital. O que chama atenção negativamente, além do tamanho bem modesto, é a ausência do conta-giros mesmo na versão mais cara, que encosta nos R$ 100 mil.
Já o sistema de infoentretenimento também é basicamente o mesmo, com exceção da opção mais simples da linha, que não tem nem mesmo um simples rádio.
A partir da Live Pack há uma central com tela touchscreen de 10” que inclui conexão sem fio para Android Auto e Apple Car Play, reconhecimento de voz, 4 alto-falantes e 2 tweeters, e 3 entradas USB (1 dianteira e 2 traseiras).