Finalmente o tão aguardado crossover compacto da Fiat chegou! Com foco em conectividade e desempenho, um dos lançamentos mais esperados do ano já está nas concessionárias e a pré-venda já foi aberta! Mas será que vale a pena comprar o novo Pulse?
Versões e preços Fiat Pulse
Versão | Preço | Equipamentos |
Pulse Drive 1.3 Manual | R$ 79.990 | Traz de série 4 airbags, ar-condicionado digital, controles de estabilidade e tração, central multimídia de 8,4”, volante multifuncional, DRL em LED, rodas de liga-leve 16, e sensor de estacionamento traseiro. |
Pulse Drive 1.3 CVT | R$ 89.990 | Mesmos equipamentos da versão Drive 1.3 porém adiciona câmbio CVT, modo Sport e apoio de braço dianteiro. |
Pulse Drive 1.0 T200 CVT | R$ 98.990 | Tem os mesmos equipamentos da versão Drive 1.3 CVT porém com mudança do motor 1.3 pelo motor 1.0 turbo. |
Pulse Audace 1.0 T200 CVT | R$ 107.990 | Inclui câmera de ré, carregador de celular por indução, chave presencial com partida remota, volante em couro com paddle shifts, frenagem automática de emergência, sistema de permanência em faixa, retrovisor interno eletrocrômico e farol alto automático. |
Pulse Impetus 1.0 T200 CVT | R$ 115.990 | Adiciona bancos em couro, painel digital de 7”, faróis de neblina em LED com luz de curva, retrovisores com rebatimento elétrico, rodas de liga-leve de 17”, sensor de estacionamento dianteiro, pintura bi-tom e central multimídia de 10,1”. |
Design
Podemos dizer que a Fiat acertou no design do modelo, pois ele se diferencia do Argo, modelo no qual é baseado.
A dianteira traz um visual robusto e imponente, destacando os faróis que são full LED em todas as versões, somente com a luz de seta em lâmpada convencional.
Na lateral o destaque fica na pintura em dois tons para quase todas as versões, além das apliques em plástico preto para passar a sensação de robustez e imponência.
A traseira também traz iluminação em LED, mas neste caso para a lanterna e luz de seta, com luz de ré e luz de freio convencionais.
É justamente na região traseira que o Pulse se aproxima mais com o visual do hatch, por conta das lanternas em formato parecido.
Conjunto Mecânico
São 3 opções diferentes de powertrain (Trem de força), com 2 motores diferentes.
O primeiro é o já conhecido 1.3 FireFly de 4 cilindros em linha, que no Pulse passou por uma redução de potência e torque, provavelmente para atender as novas normas de emissões que entrarão em vigor em 2022.
No crossover ele rende 107cv com etanol aos 6.250rpm, passando para 98cv com gasolina aos 6.000rpm. Já o torque atinge 13,7 kgfm com etanol e 13,2 kgfm com gasolina, aos 4.000rpm e 4.250rpm, respectivamente.
O motor 1.3 flex aspirado pode estar aliado à transmissão automática do tipo CVT que simula 7 marchas, ou então com a caixa manual de 5 velocidades.
A grande novidade de toda a linha do grupo Stellantis (Composto por Fiat, Jeep, RAM, Peugeot, Citroën, Dodge e Chrysler) é a motorização 1.0 turbo flex de 3 cilindros em linha, que no Pulse é oferecida somente com o câmbio CVT. Ela rende potência máxima de 130cv (E) e 125cv (G) aos 5.750rpm, enquanto o torque de 20,4 kgfm com qualquer combustível é entregue em 1.750 rotações por minuto.
O nome dado ao motor 1.0 turbo foi T200 devido ao torque de 200 newton-metros, a mesma estratégia que a Volkswagen utiliza em seu motor 200TSI.
Consumo e Desempenho
1.3 FireFly Manual
Teste | Etanol | Gasolina |
0 a 100 km/h | 11,7s | 12,2s |
Velocidade Máxima | 178 km/h | 174 km/h |
Consumo Urbano | 9,1 km/l | 12,6 km/l |
Consumo Rodoviário | 10,1 km/l | 14,7 km/l |
1.3 FireFly CVT
Teste | Etanol | Gasolina |
0 a 100 km/h | 11,4s | 12,2s |
Velocidade Máxima | 177 km/h | 173 km/h |
Consumo Urbano | 9,2 km/l | 12,9 km/l |
Consumo Rodoviário | 10,4 km/l | 14,3 km/l |
1.0 T200 CVT
Teste | Etanol | Gasolina |
0 a 100 km/h | 9,4s | 9,7s |
Velocidade Máxima | 189 km/h | 187 km/h |
Consumo Urbano | 8,5 km/l | 12 km/l |
Consumo Rodoviário | 10,2 km/l | 14,6 km/l |
Os números são ótimos para o segmento, e o desempenho com motor turbo é o melhor da categoria. O consumo também se enquadra entre os melhores.
Versões e Equipamentos
Drive 1.3 Manual – R$79.990.
Essa versão inicial traz de série os 4 airbags, controles de tração e estabilidade, banco do motorista com ajuste de altura, ar-condicionado digital, central multimídia de 8,4”, volante multifuncional, faróis em LED, assistente de partida em rampas, DRL em LED, retrovisores elétricos com repetidores de seta em LED e função tilt-down no lado direito.
O modelo também possui piloto automático com limitador de velocidade, lanternas e luz de seta traseiras em LED, rodas de liga-leve de 16”, sensor de estacionamento traseiro, sistema de tração TC+, regulagem de altura do volante, vidros elétricos nas quatro portas, indicador de trocas de marcha, monitoramento de pressão dos pneus e painel de instrumentos com tela de 3,5”.
– Não há opcionais para esta versão.
Drive 1.3 CVT – R$89.990
Além dos equipamentos já citados e da transmissão CVT, ele ganha retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, apoio de braço dianteiro e modo Sport com botão no volante.
– Opcionais: O primeiro pacote é chamado de Pack Connect Me e custa R$3.150, trazendo o sistema de conectividade inteligente Fiat Connect Me e o retrovisor interno eletrocrômico.
O segundo é oferecido por R$4.300 e chamado de Pack Plus, adicionando câmera de ré, carregador de celular por indução, chave presencial com partida remota e teto pintado em Preto Vulcano.
Drive 1.0 T200 CVT – R$98.990
As únicas alterações ficam nos pacotes de opcionais e na inclusão do motor 1.0 turbo.
– Opcionais: Há primeiramente o Pack Connect Me trazendo os mesmos itens por R$3.150, seguido do pacote Pack Plus II por R$6.740, que acrescenta ao carro, as rodas de liga-leve R17 na cor preta, bancos em couro, banco traseiro rebatível e bipartido, chave presencial com partida remota, volante em couro com paddle shifts e teto pintado em Preto Vulcano.
Audace 1.0 T200 CVT – R$107.990
Em relação à Drive ela adiciona carregador de celular por indução, câmera de ré, sensor crepuscular, rodas de liga-leve de 16” diamantadas, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, farol alto automático, sistema de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência, banco traseiro bipartido e rebatível, volante em couro com paddle shifts e chave presencial com partida remota.
– Opcionais: O Pack Connect Me também é ofertado nessa versão, mas custando R$3.650 e também entregando a central multimídia de 10,1”.
Já o Pack Design III traz elementos como bancos em couro, teto pintado em Preto Vulcano e rodas de liga-leve R17 por R$5.200.
Impetus 1.0 T200 CVT – R$115.990.
Acrescenta central multimídia de 10,1” com GPS embarcado, regulagem de profundidade do volante, pintura bicolor, tapetes de carpete, sensor de estacionamento dianteiro, rodas de liga-leve de 17” com acabamento diamantado, retrovisores com rebatimento elétrico e luz de cortesia, faróis de neblina em LED com função de curva, painel de instrumentos com tela digital de 7” e bancos em couro.
– Opcionais: Há somente o Pack Connect Me por R$2.650, trazendo somente o sistema de conectividade.
Cores
A pintura em dois tons é ofertada a partir da configuração Drive 1.3 CVT, e é de série somente na de topo Impetus. A parte negativa é que ela só é oferecida como parte de um pacote de opcionais, e é incompatível com as cores Preto Vulcano, Branco Alaska e Cinza Silverstone.
Na configuração mais cara o teto é em Preto Vulcano para qualquer cor de carroceria, com exceção do próprio Preto Vulcano, quando o teto passa a ser pintado em Cinza Strato. Confira todas as cores:
– Sólidas: Preto Vulcano (Gratuita), Vermelho Montecarlo e Branco Banchisa por R$1.000.
– Metálicas: Azul Amalfi, Cinza Silverstone e Prata Bari por R$2.000.
– Perolizadas: Branco Alaska por R$2.350.
– Especiais: Cinza Strato por R$1.500.
Dimensões
O Fiat Pulse é relativamente pequeno, apesar de ser maior que o hatch Argo em diversas medidas.
Apesar do porta-malas possuir 370L de capacidade, a Fiat diz que ele é cerca de 10% maior que o do Argo, que entrega 300L. Não são 70L adicionais pois a Fiat utilizou uma unidade de medida diferente no Pulse, que abrange mais espaço por utilizar volume líquido.
Dimensões | Fiat Pulse Impetus |
Comprimento | 4,10m |
Largura | 1,77m |
Altura | 1,57m |
Entre-eixos | 2,53m |
Porta-malas | 370L (Medido em volume líquido) |
Ângulo de entrada | 20,4° |
Ângulo de saída | 31,6° |
Vão livre | 19,6cm |
Peso | 1.237kg |
Tanque De Combustível | 47L |
Painel e Multimídia
As versões Drive e Audace entregam um painel de instrumentos mais comum, com uma tela digital de 3,5”. Somente a mais refinada Impetus possui o quadro de instrumentos 100% digital com tela de 7”.
A central multimídia é de 8,4” na maioria das opções, e já entrega conexão sem fio para o Android Auto e o Apple Car Play, além de 2 conexões USB, do tipo A e tipo C.
Além do GPS nativo, a Impetus engloba também a tela de 10,1”.
O sistema Fiat Connect Me é basicamente o mesmo presente na picape Toro, mas entrega como novidade os comandos por voz também através do Google Assistant, além da Amazon Alexa.
Vale a pena comprar o Fiat Pulse?
Embora a Fiat tenha “esquecido” alguns itens como airbags de cortina e ACC (Piloto automático adaptativo), o Pulse é o único dos concorrentes diretos a entregar sistema de permanência em faixa e farol alto automático. Outros pontos negativos são a capacidade baixa do compartimento para bagagens, além do espaço interno que é apenas ok.
Em contrapartida seu preço é bastante competitivo, mesmo trazendo ótimo desempenho, bom consumo e boa lista de equipamentos.
Apesar de muitos dizerem que o Pulse não passa de um Argo maior, isso não é correto, pois a montadora italiana utilizou uma nova plataforma, trocando diversos componentes como suspensão, freios, direção e etc. Além disso a motorização 1.0 turbo por enquanto é única do Pulse, e embora o Argo traga o motor 1.3 FireFly, ele não está associado ao câmbio CVT.
Concluímos então que o Fiat Pulse é uma excelente opção no mercado atual de automóveis, com ótimo custo-benefício.