A Honda revelou o Civic Hatchback 2022, a última adição à nova linha de 11ª geração do Civic. Com base no Civic Sedan 2022 que chegou às concessionárias Honda no início deste mês, a versão hatchback é opção para quem um visual mais esportivo no tradicional modelo da Honda.
Embora seja um hatch, a Honda trabalhou o visual da traseira do modelo, com um caimento suave do vidro, de modo a lembrar um cupê. Em relação ao design o modelo também tem o capô em posição mais baixa, melhorando a visão do motorista. As linhas laterais dos paralamas são feitas de formas a ressaltar o design das rodas. As lanternas traseiras são unidas por uma régua que sugere continuidade da iluminação das luzes de posição.
Por se tratar de um modelo com visual esportivo, está disponível a opção da transmissão manual de seis marchas, sobretudo para atender o público jovem que busca pelo modelo. Vale lembrar que para os padrões dos Estados Unidos, o Honda Civic é um carro compacto, e um dos modelos mais baratos da marca. O modelo é inclusive fabricado nos EUA pela primeira vez, com a produção começando ainda este ano na fábrica de automóveis da Honda em Greensburg, Indiana.
Reintroduzido ao mercado dos EUA com o Civic de 10ª geração em 2016, o Civic Hatchback provou ser um grande sucesso e representa mais de 20 % de todas as vendas do Civic. Foram mais de 1,7 milhão de unidades vendidas na 10ª geração.
Motores e câmbios
O Civic Hatchback tem duas opções de motores. Nas versões de entrada LX e Sport, o motor utilizado é um 2.0 aspirado que tem potência máxima de 160 cavalos e torque máximo de 19 kgfm. Nas versões, EXL e Sport Touring, o motor utilizado é o 1.5 turbo, que tem potência máxima de 180 cavalos e torque de 24,5 kgfm. Esse motor turbo é muito similar ao do Civic Touring que é atualmente vendido no Brasil.
As transmissões disponíveis são a automática CVT (para todas as versões) e manual de seis marchas para as versões Sport e Sport Touring. Inclusive a transmissão CVT conta com programação para simular trocar de marchas em fortes acelerações.
Equipamentos
O Civic Hatchback inclui todas as atualizações tecnológicas feitas no Civic Sedan 2022, incluindo o Honda Sensing, sistema que engloba diversas tecnologias de segurança e de auxílio ao motorista. Entres os recursos de segurança está o sistema de frenagem automática de emergência que reconhece inclusive pedestres e ciclitas.
O painel de instrumentos do modelo tem cluster digital de 7 polegadas associada aos tradicionais ponteiro. Já a versão Sport Touring tem display totalmente digital de 10,2 polegadas com duas opções de visualização.
Também estão disponíveis duas centrais multimídias. Nas versões mais baratas é uma tela de sete polegadas que tem botões físicos para melhor interação e comandos mais precisos. Nas versões mais completas, a tela da central multimídia é de nove polegadas.
Equipamento de série em todas as versões são os novos bancos que aumentam o conforto em viagens longas. Na versão EXL os bancos são em couro perfurado, e na versão Sport Touring possuem suporte adicional para os ombros
Dirigibilidade
O Honda Civic Hatchback teve seu desenvolvimento majoritariamente na Europa, mas o modelo vendido nos Estados Unidos recebeu modificações na suspensão para se adequar ao gosto dos consumidores norte-americanos. Segundo a Honda a suspensão é até 20% mais suave para enfrentar condições não ideais de rodagem, como buracos e estradas não pavimentadas. Mesmo assim, a Honda classifica o Civic Hatchback como o “Civic mais divertido de dirigir de todos os tempos”.
Semelhante ao Sedan, os amortecedores dianteiros MacPherson apresentam novas articulações esféricas de baixa fricção e montagem do amortecedor dianteiro para melhorar a sensação de direção.
A largura adicional de 1,3 centímetros do balanço traseiro adiciona estabilidade e os 3,5 centímetros adicionais de distância entre eixos ajudam a suavizar a direção. As novas buchas da suspensão traseira promovem melhor estabilidade em linha reta e curva, enquanto reduzem o ruído e a vibração dentro da cabine. A direção elétrica foi reajustada para fornecer melhor feedback e estabilidade em linha reta.
Essas atualizações de suspensão e direção resultam em uma sensação mais suave, linear e precisa nas curvas, levando a uma sensação mais responsiva e sincronizada ao volante.
As atualizações adicionais do chassi incluem novas pinças de freio dianteiro de baixo arrasto e rolamentos das rodas dianteiras e traseiras de baixa fricção para reduzir a resistência ao rolamento, ajudando a melhorar a economia de combustível.
Vem para o Brasil?
Os rumores dizem que o Civic que é atualmente fabricado e vendido no Brasil sairá de linha em breve, e a nova geração não deve ser produzida por aqui. A versão sedan vir como modelo importado para atender o cliente fiel aos modelos sedans. Entretanto a versão hatchback não deve ser vendida por aqui, uma vez que esse segmento está quase que em extinção no Brasil, por conta do consumidor daqui preferir sempre os SUVs.