O Honda HR-V foi lançado pela primeira vez no Brasil em março de 2015, e desde então estava sendo vendido na mesma geração. E mesmo depois de importantes atualizações ao longo de sua carreira, encerrou sua trajetória em janeiro deste ano.
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Contudo, agora a Honda finalmente começou a montar a segunda geração do HR-V para o mercado brasileiro. O modelo já havia sido lançado na Europa em 2021.
Design
O visual está completamente diferente do modelo anterior, agora adotando linhas mais modernas e uma traseira bem mais ousada.
Na região frontal destaca-se o conjunto óptico mais afilado e com luzes de LED para todas as versões. Os faróis de neblina também são de LED (indisponível para a versão de entrada). Todavia, as opções Advance e Touring possuem acabamento cromado na região interna dos faróis, detalhe indisponível na EX e EXL.
As configurações mais básicas contam com uma grade frontal de linhas horizontais. As duas mais caras adotam um acabamento mais refinado e detalhado, com elementos tridimensionais.
A grade inferior, localizada no para-choque, também recebe mudanças de acordo com a configuração de acabamento da linha. Nas mais básicas há visual em “colmeia”. Nas mais sofisticadas, linhas horizontais e apliques em preto brilhante na região mais baixa. Tudo por uma impressão de esportividade.
Na lateral o HR-V mantém a maçaneta traseira integrada ao vidro, ao invés de estar posicionada na lataria da porta, mas os retrovisores, que antes eram fixados na coluna A, agora são presos nas portas.
Contudo, ao contrário do que a Honda fazia na geração antiga, agora o modelo conta com 3 desenhos diferentes para as rodas, sempre de 17 polegadas. A primeira opção é exclusiva da versão de entrada EX (ainda não revelada pela Honda). Já EXL e a Advance utilizam um desenho básico e escurecido, e a Touring um diamantado com detalhes pretos.
Traseira
A traseira emprega um design mais polêmico, com fortes características de um SUV coupé, devido ao caimento mais longo do vidro traseiro. Com motor 1.5 aspirado o novo HR-V conta com uma única saída de escapamento escondida embaixo do carro. Com o motor 1.5 turbo a Honda adicionou uma dupla saída de escape.
As lanternas, interligadas e iluminadas em LED, também trazem uma leve diferença entre as versões. A região superior conta com lente vermelha nas opções de entrada e lente branca na Touring.
O para-choque também se difere nessas versões mais caras, com acabamentos mais pronunciados, transmitindo mais esportividade visual.
Eles são pintados em black piano na Touring.
Interior
A cabine agora conta com linhas mais horizontais, bastante semelhantes às utilizadas em praticamente todos os carros novos da montadora, como a nova geração do Civic e do CR-V.
A central multimídia tem tela de 8”, enquanto o painel de instrumentos ganha tela digital de 7” nas versões Advance e Touring.
De acordo com a marca, o espaço longitudinal para as pernas dos ocupantes traseiros cresceu 3,5 cm, ganhando também espaço para os pés. O encosto do banco dianteiro recebeu dois graus a mais de reclinação.
O conhecido sistema Magic Seat (modularidade dos bancos) continua disponível em 3 configurações, Utility, Long e Tall.
A Honda também faz questão de destacar que o HR-V Touring tem abertura automática do porta-malas, que pode ser acionada através de um botão na tampa ou pelo movimento de chute embaixo do para-choque.
Para facilitar a retirada de objetos maiores do compartimento de bagagens, é possível apertar o botão automático do fechamento, que abaixará a tampa traseira somente depois que a pessoa pegar seus objetos e se afastar do porta-malas.
Conjunto mecânico
Anteriormente o HR-V Touring, único que estava disponível com o propulsor 1.5 turbo, bebia apenas gasolina, mas felizmente a montadora passou a utilizar a tecnologia flex para essa motorização.
Além disso o 1.5 turbo com injeção direta agora está disponível também para a versão Advance. O motor deverá entregar cerca de 177 cv, mais do que
Outra grande novidade para o SUV/Crossover compacto é que ele passa a ser equipado, nas versões de entrada, com o mesmo conjunto do mecânico lançado recentemente no City Hatch e City Sedan.
Estamos falando de um motor 1.5 flex aspirado de 4 cilindros em linha, chamado de DI DOHC i-VTEC e com injeção direta. Ele alcança potência máxima de 126 cv (E/G) aos 6.200 rpm, com torque máximo de 15,8 kgfm (E) e 15,5 kgfm (G) disponíveis em 4.600 rpm.
A transmissão é sempre CVT que simula 7 velocidades.
Consumo
De acordo com os números do Inmetro informados pela Honda, na cidade o HR-V 1.5 aspirado CVT percorre até 8,8 km/l com etanol e 12,7 km/l com gasolina, médias de consumo que mudam para 9,8 km/l e 13,9 km/l na estrada, respectivamente.
Convenhamos que não é um número impressionante considerando que o City Sedan equipado com o mesmo powertrain alcança as seguintes médias:
– Cidade: 9,2 km/l (E) e 13,1 km/l (G).
– Estrada: 10,5 km/l E) e 15,2 km/l (G).
Contudo, a diferença não é muito grande considerando o porte bem mais avantajado, e isso é um ponto positivo.
Modificações estruturais
O novo HR-V também recebeu 10% a mais de rigidez torcional da carroceria, resultado da aplicação de aços de alta resistência, compondo 8% da fabricação da carroceria.
O conjunto de suspensão também recebeu novidades, agora contemplando uma redução de atrito dos componentes, novos batentes de borracha dos amortecedores traseiros e novas buchas.
Já o conjunto de direção ganhou pontos de fixação mais rígidos.
A marca ainda diz que o isolamento acústico foi outro ponto melhorado nessa nova geração.
Dimensões
Algumas medidas mudaram bastante na nova geração, como as capacidades de superação de obstáculos e o volume disponível no porta-malas, veja:
Dimensões | HR-V Antigo | EX/EXL | Advance/Touring |
Comprimento | 4.329mm | 4.330mm | 4.385mm |
Largura | 1.772mm | 1.790mm | |
Altura | 1.586mm | 1.590mm | |
Entre-eixos | 2.610mm | ||
Porta-malas | 437L | 354L | |
Tanque de combustível | 51L | 50L | |
Ângulo de entrada | 20,1° | 17,8° | 16° |
Ângulo de saída | 29,7° | 22° | 20,3° |
Vão livre | 17,7cm | 18,5cm | 18,1cm |
Pneus | 215/55 R17 | 215/60 R17 | |
Estepe | 135/90 R16 | 145/90 R16 |
O peso (em ordem de marcha) da antiga geração era de 1.276kg na versão EXL 1.8, que passa agora para:
– EX: 1.305kg.
– EXL: 1.309kg.
– Advance: 1.410kg.
– Touring: 1.422kg.
Podemos notar que lamentavelmente o porta-malas, que antes era um dos maiores do segmento, perdeu expressivos 83 litros e agora conta com somente 354 litros.
Com exceção do vão livre em relação ao solo, a superação de obstáculos também ficou mais modesta com a nova geração.
Equipamentos
Vale lembrar que os preços serão informados apenas no momento de lançamento do novo Honda HR-V, mas felizmente a lista dos principais equipamentos já foi informada, veja:
Versão | Principais Equipamentos |
EX 1.5 CVT | Faróis full LED, botão de partida, modo de condução Eco, rodas de liga-leve R17, ar-condicionado digital com saídas de ar traseiras, 2 portas USB traseiras, central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel com tela digital de 4,2”, sistema Magic Seat, 6 airbags, assistente de descida, volante multifuncional, lanternas traseiras parcialmente em LED, câmera de ré, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, sensor de pressão dos pneus, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência com detecção de veículos, pedestres e ciclistas, sistema de permanência em faixa, farol alto automático, sensor crepuscular, controles de tração e estabilidade, câmera de monitoramento de ponto cego e assistente de partida em rampas. |
EXL 1.5 CVT | EX + bancos em couro, chave presencial, retrovisor interno eletrocrômico, faróis de neblina em LED, volante em couro com paddle shifts, apoio de braço traseiro, rodas com desenho exclusivo, tweeters dianteiros e sensores de estacionamento traseiros. |
Advance 1.5 Turbo CVT | EXL + carregador de celular por indução, painel de instrumentos com tela digital de 7”, myHonda Connect*, ar-condicionado digital dual-zone, modo de condução Sport, sensor de chuva, retrovisores com rebatimento elétrico e função tilt-down no lado direito, e sensores de estacionamento dianteiros. |
Touring 1.5 Turbo CVT | Advance + banco do motorista com ajustes elétricos, partida remota, rodas com design único, porta-malas com abertura automática e tweeters traseiros. |
*O myHonda Connect é um sistema de integração do carro com um smartphone, permitindo funções como operações remotas, agendamento de revisões e conferência do status do veículo.
Cores
O novo HR-V terá como pintura externa, as opções metálicas Cinza Basalto (Inédita na Honda), Azul Cósmico e Prata Platinum, além da sólida Branco Tafetá e das perolizadas Branco Topázio, Cinza Grafeno (Nova para o HR-V), Preto Cristal e Vermelho Mercúrio.
Já o interior traz como padrão o revestimento preto, de tecido na versão EX e de couro na EXL. No caso das opções Advance e Touring equipadas com a pintura externa Branco Topázio, Cinza Basalto, Azul Cósmico ou Cinza Grafeno, possuem interior revestido em couro cinza claro.
Lançamento oficial
A Honda informou que a pré-venda das configurações EX e EXL será iniciada no dia 02/08/2022, dia em que ocorrerá o lançamento virtual para o público geral, através do canal oficial da marca no YouTube.
Essas duas versões mais simples chegarão às concessionárias no final de agosto.
Já o HR-V Advance e o HR-V Touring devem estar disponíveis a partir de outubro.O novo Honda HR-V é fabricado na planta da montadora em Itirapina, no estado de São Paulo.