A Hyundai lançou a nova geração do Creta no Brasil, que agora chega com visual renovado, motor turbo, mais luxo e equipamentos inéditos no segmento. Atualmente o crossover compacto da marca é um dos modelos mais vendidos da categoria, mas a antiga geração já estava precisando de boas atualizações, principalmente em mecânica e equipamentos.
Design
O visual é o ponto mais chamativo da nova geração, gerando algumas polêmicas. Na dianteira ele contempla faróis com DRL em LED para todas as versões, que é dividido em dois com uma pequena “continuação” entre eles.
A lateral é mais convencional, lembrando bastante a linha anterior.
Assim como na região frontal, a traseira também é polêmica. Mais uma vez, as lanternas são divididas em dois, com a pequena continuação ao meio, simulando uma interligação.
Conjunto Mecânico
Como grande novidade, o novo Creta agora oferece o mesmo motor turbo flex utilizado no HB20 e HB20S. O 1.0 TGDI rende potência máxima de 120cv aos 6.000rpm, com torque de 17,5 kgfm entregues a partir de 1.500rpm. Ambos os números são iguais com etanol ou gasolina.
Na versão de topo Ultimate, ele continua com o 2.0 aspirado, chamado de SmartStream. Após passar por melhorias, a Hyundai diz que o motor ficou 8% mais eficiente. A potência alcança 167cv com etanol e 157cv com gasolina, entregue aos 6.200rpm. Já o torque atinge 20,6 kgfm e 19,2 kgfm, em 4.700rpm.
O câmbio é automático de 6 marchas em todas as versões.
Consumo e Desempenho
Com a motorização 1.0 turbo, a velocidade máxima é de 180 km/h, levando 11,5s para chegar aos 100 km/h. Considerando a concorrência que também possui motorização turbo, os números não são tão bons.
Quando equipado com motor 2.0, a velocidade máxima aumenta para 190 km/h e o 0 a 100 km/h cai para 9,3s, tempo que se encaixa dentro da média do mercado.
Segundo divulgado pela montadora, o motor turbo possui consumo urbano de 8,3 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina. Rodando na estrada são 8,7 km/l e 12 km/l, respectivamente.
Com o 2.0 SmartStream, ele percorre na cidade, 7,7 km/l (E) e 10,9 km/l (G). Na rodovia os números passam para 8,7 km/l (E) e 12,4 km/l (G).
Versões e Equipamentos
Como versão de entrada da nova geração, a Comfort 1.0 TGDI AT parte de R$107.490 e entrega de série, faróis com projetor, DRL em LED, rodas de liga-leve R16, painel de instrumentos com tela de 3,5”, apoio de braço dianteiro, freios a disco nas quatro rodas, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, 6 airbags, sensor de pressão dos pneus, ar-condicionado manual, banco do motorista com ajuste de altura, câmera de ré, piloto automático com limitador de velocidade, sistema start-stop, repetidores de seta nos retrovisores, sensor crepuscular, volante multifuncional e central multimídia de 8” com Android Auto e Apple Car Play sem fio.
Por R$120.490, a Limited 1.0 TGDI AT adiciona faróis de neblina, rodas de liga-leve R17, sistema de conectividade BlueLink, volante em couro com paddle shifts, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado digital, chave presencial, carregador de celular sem fio, saídas de ar para os bancos traseiros e retrovisores com rebatimento elétrico.
A versão Platinum 1.0 TGDI AT custa R$135.460 e acrescenta aos itens, teto-solar panorâmico, painel de instrumentos com tela de 7”, bancos em couro e revestimento interno na cor marrom, freio de estacionamento eletrônico, alerta de objetos no banco traseiro, banco do motorista com resfriamento, câmeras de monitoramento do ponto cego, modos de condução (Smart, eco, normal e sport), câmera 360° e central multimídia de 10,25”.
Por último é ofertada a versão Ultimate 2.0 AT por R$146.990. Ela também inclui faróis em LED, rodas de liga-leve R18, lanternas traseiras em LED, bancos e revestimento interior com tonalidade marrom e bege, sensor de fadiga, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, sensor de estacionamento dianteiro, farol alto automático e piloto automático adaptativo.
Dimensões
O novo Creta também cresceu em algumas dimensões. Confira uma tabela comparando a geração atual e a anterior:
Dimensões | Novo Creta | Geração Antiga |
Comprimento | 4,30m | 4,29m |
Largura | 1,79m | 1,78m |
Altura | 1,63m | 1,63m |
Entre-eixos | 2,61m | 2,59m |
Porta-malas | 422L | 431L |
Vão livre | 19cm | 19cm |
Ângulo de entrada | 20,4° | 21° |
Ângulo de saída | 28,3° | 28° |
Apesar de ter crescido um pouco em comprimento, largura e entre-eixos, infelizmente o espaço no porta-malas ficou menor.
Painel e Multimídia
Nas versões de entrada ele ainda utiliza um painel convencional, bastante parecido com o da linha anterior.
A partir da alternativa Platinum, de série há o painel com uma tela de 7”, com conta-giros na esquerda e nível de combustível na direita, ambos analógicos.
A central multimídia inicial é de 8” e já entrega conexão sem fio para o Android Auto e o Apple Car Play. Ela traz 4 alto falantes.
As duas configurações de topo entregam a multimídia de 10,25”, que também inclui o GPS nativo.
O Hyundai Creta mudou para melhor?
Apesar do valor mais alto, a nova geração do SUV compacto sul-coreano ficou muito melhor, trazendo tudo que faltava em sua linha anterior. Falando nela, vale lembrar que a geração antiga continua sendo vendida na versão Action 1.6 AT, como opção mais barata de toda linha Creta por R$96.490.
Mesmo com números não muito empolgantes, a falta de um motor turbo foi resolvida, assim como a ausência de itens mais tecnológicos.
Apesar do design que divide opiniões, o novo Creta é uma ótima opção no mercado de crossovers compactos, que fica cada vez mais disputado.Na Karvi você encontra toda a linha Hyundai 0km e pode fazer uma compra 100% segura, acompanhada do início ao fim, e sem surpresas no meio do processo para que a compra do seu próximo carro seja o mais fácil e confortável possível.