O Renegade é um modelo de muito sucesso da Jeep no Brasil desde seu lançamento, mas sempre foi criticado pela motorização ineficiente, que deixava a desejar no quesito desempenho e consumo.
Exatamente por isso o novo modelo gerou bastante expectativa, sendo lançado hoje pela marca em apenas 4 versões diferentes e sem a elogiada motorização a diesel. Confira todos os detalhes do Novo Jeep Renegade 2022 e veja se ainda vale a pena comprá-lo!
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Design
Vamos começar falando do design, que é o primeiro ponto a ser notado quando olhamos para o novo Renegade. A dianteira agora traz uma grade mais achatada e fina, inclusive cobrindo um pequeno pedaço do conjunto óptico, que é full LED em todas as versões. O para-choque também é novo e passa a contar com faróis de neblina em formato retangular, ao contrário dos anteriores que eram redondos.
O modelo “antigo” possuía a luz de seta no para-choque, com iluminação convencional. Ela agora foi transferida para o mesmo local do DRL, desligando-o e piscando em laranja quando acionada.
A lateral chama atenção pelas novas rodas em todas as versões, pelo novo detalhe nos retrovisores e pela nova grafia do emblema “Renegade”, que é estampado na porta dianteira.
Já na traseira o para-choque também é novo, alocando a lanterna de neblina e a luz de ré. Porém, o que mais chama atenção é o novo conjunto de iluminação, agora também 100% em LED, inclusive na luz de seta.
O interior não mudou muito, mas é possível notar o novo volante e o painel de instrumentos que agora é 100% digital a partir da versão Longitude, bem semelhante ao que equipa o Jeep Compass e a Fiat Toro, por exemplo.
Dimensões
Como o modelo recebeu apenas uma nova estilização, as dimensões continuam praticamente as mesmas. Veja quais são elas:
Conjunto mecânico
Como o design não mudou muito, o grande destaque dessa nova linha é o conjunto mecânico, que envolve sempre o mesmo motor mas conta com duas opções diferentes de transmissão.
Agora todas as alternativas da gama utilizam o propulsor 1.3 T270 da família GSE, que é turbo flex de 4 cilindros em linha. Ele conta com potência máxima de 185cv e 180cv, com etanol e gasolina, aos 5.750rpm, enquanto o torque é de 27,5 kgfm com qualquer combustível e está disponível aos baixos 1.750rpm.
Infelizmente o motor a diesel não está mais disponível, já que segundo a Jeep, essas versões representavam menos de 10% do mix de vendas do Renegade. Para ocupar o lugar deixado por essas configurações, a montadora americana continuou ofertando a tração 4×4 aliada ao câmbio automático convencional de 9 velocidades, assim como ocorria no diesel.
O Renegade com tração dianteira segue com o automático de 6 marchas.
Desempenho e consumo do Jeep Renegade 2022
De acordo com o Grupo Stellantis (do qual a Jeep faz parte), estes são os seguintes números de desempenho do novo modelo:
- Sport 1.3 T270 AT6
- 0 a 100 km/h: 8,7s (E) e 8,8s (G).
- Velocidade máxima: 210 km/h (E) e 208 km/h (G).
- Longitude 1.3 T270 AT6
- 0 a 100 km/h: 8,8s (E) e 8,9s (G).
- Velocidade máxima: 209 km/h (E) e 208 km/h (G).
- Série S 1.3 T270 4×4 AT9
- 0 a 100 km/h: 9,5s (E) e 9,8s (G).
- Velocidade máxima: 202 km/h (E) e 200 km/h (G).
- Trailhawk 1.3 T270 4×4 AT9
- 0 a 100 km/h: 9,7s (E) e 9,9s (G).
- Velocidade máxima: 202 km/h (E) e 200 km/h (G).
O consumo com a tração 4×4 ainda é bem elevado, mas com tração dianteira ele melhorou um pouco quando comparamos com a antiga linha que trazia motor 1.8 aspirado, embora ainda seja “beberrão”.
- Sport/Longitude 1.3 T270 AT6
- Cidade: 7,7 km/l (E) e 11 km/l (G).
- Estrada: 9,1 km/l (E) e 12,8 km/l (G).
- Série S/Trailhawk 1.3 T270 4×4 AT9
- Cidade: 6,3 km/l (E) e 9,1 km/l (G).
- Estrada: 7,6 km/l (E) e 10,8 km/l (G).
Equipamentos
Na linha anterior o Renegade era ofertado em 8 opções diferentes, número que agora reduziu para apenas 4, eliminando as seguintes versões: STD, Sport Night Eagle, Limited e Moab.
Veja as versões e os preços do novo Renegade 2022:
Versão | Preço | Equipamentos | Opcionais |
Sport 1.3T AT6 | R$123.990 | Controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, faróis full LED, frenagem autônoma de emergência, câmera de ré, lanternas traseiras em LED, banco do motorista com ajuste de altura, sensor de pressão dos pneus, volante com regulagem de altura e profundidade, chave canivete, sistema de permanência em faixa, sensor de fadiga, leitor de placas de trânsito, 6 airbags, central multimídia de 7”, Traction Control +, 3 entradas USB, rodas de liga-leve R17, sistema start-stop, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado manual e piloto automático com limitador de velocidade. | Pack Exclusive – R$5.500 (Rodas R18 e bancos em couro). Kit Mopar – R$600. |
Longitude 1.3T AT6 | R$138.990 | Adiciona volante em couro com paddle shifts, central multimídia de 8,4”, sensores de estacionamento traseiros, faróis de neblina em LED, painel de instrumentos 100% digital de 7”, carregador de celular por indução, ar-condicionado digital dual-zone, rodas de liga-leve R18 e bancos em couro. | Bancos em couro marrom – R$1.240. Kit Mopar – R$600. |
Série S 1.3T 4×4 AT9 | R$163.290. | Longitude + tração 4×4, seletor de terrenos com 4 modos, sensores crepuscular e de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de estacionamento dianteiros, controle de descida, 7 airbags, chave presencial com partida remota, rodas R19, farol alto automático, Park Assist, alerta de tráfego cruzado traseiro e sensor de ponto cego. | Teto-solar elétrico panorâmico – R$8.490. Kit Mopar – R$600. |
Trailhawk 1.3T 4×4 AT9 | R$163.290. | Série S + rodas R17, pneus de uso misto, suspensão elevada, proteções off-road, interior com detalhes em vermelho e modo Rock no seletor de terrenos. | Teto-solar elétrico panorâmico – R$8.490. |
Versões e preços do novo Jeep Renegade
Veja os preços das versões com todos os opcionais disponíveis:
- Sport 1.3 T270 AT6: R$132.360.
- Longitude 1.3 T270 AT6: R$143.100.
- Série S 1.3 T270 4×4 AT9: R$174.050.
- Trailhawk 1.3 T270 4×4 AT9: R$174.050.
Cores
Entre as cores sólidas, somente a Preto Carbon é ofertada, e não adiciona nenhum valor.
As metálicas custam R$1.600. São elas: Prata Billet, Cinza Granite e Azul Jazz (Somente Longitude e Trailhawk). A versão aventureira ainda traz a pintura metálica Orange Punk’n.
Já as perolizadas cobram R$2.270 e são chamadas de Branco Polar e Sting Gray (Somente Série S e Trailhawk).
Vale lembrar que qualquer pintura das duas alternativas mais caras é bicolor, ou seja, o teto é pintado em preto.
Preto Carbon
Prata Billet
Cinza Granite
Azul Jazz
Orange Punk’n
Sting Gray
Painel e multimídia
Na versão mais acessível, o painel de instrumentos continua com o mesmo desenho anterior, com uma pequena tela digital ao centro e dois ponteiros analógicos nas laterais.
A partir da alternativa Longitude, o Renegade entrega o novo painel de instrumentos 100% digital de 7”, já presente em outros modelos do grupo Stellantis e que recebe uma animação exclusiva na versão off-road.
A central multimídia inicial tem 7”, mas já conta com conexão sem fio para o Android Auto e Apple Car Play. Também a partir da Longitude, há uma central com tela de 8,4”, adicionando o carregador de celular por indução.
O sistema de som possui sempre 6 alto-falantes.
Vale a pena comprar o novo Jeep Renegade 2022?
Podemos dizer que sim, embora peque na baixa quantidade de versões e na falta de alguns equipamentos, como o piloto automático adaptativo. A Jeep não divulgou nenhuma informação a respeito de seu sistema de conectividade inteligente (chamado de Jeep Adventure Intelligence), o que indica que provavelmente o Renegade não conta com esse recurso em nenhuma versão, algo que estava disponível como opcional na linha anterior.
Outro exemplo é que um item bastante comum, que é a chave presencial, infelizmente está disponível somente nas duas versões mais caras.
Mas mesmo assim o Renegade elevou sua lista de equipamentos, principalmente os de segurança, já que agora traz em todas as versões os recursos semiautônomos de direção.
Apesar desses pequenos deslizes, é nítido que agora o modelo conta com uma motorização muito mais eficiente quando comparada com o velho motor 1.8 E.torQ que ele utilizava anteriormente. Com isso, além do desempenho, o consumo também melhorou um pouco, por mais que ainda seja bastante elevado quando conta com tração nas quatro rodas.
Em resumo nós podemos dizer que o Jeep Renegade ficou ainda melhor do que era, mas continua com um porta-malas relativamente pequeno e um consumo elevado, sobretudo por não oferecer mais o motor a diesel. Se você busca conforto, design, tecnologia e uma leve capacidade off-road moderada, o Renegade certamente é uma boa opção para você!