A Kia revelou o novo sedã K3 2024, que irá substituir de uma só vez as linhas Rio e Cerato. O novo modelo, com design moderno e recursos avançados, foi apresentado no México, país que já produzia seu antecessor e continuará a fabricar o K3 para diversos mercados globais. O Cerato, inclusive, já era chamado de K3 em alguns mercados.
Nesta estreia, o K3 2024 foi introduzido na variante sedã, com a versão hatchback em breve. A designação “K3” foi escolhida para esse modelo, substituindo o nome “Rio”. Essa mudança segue a estratégia anterior da marca, como feito com o Optima (agora K5).
Com dimensões maiores, o K3 possui 4.545 mm de comprimento, 1.765 mm de largura e 1.475 mm de altura. A distância entre-eixos de 2.670 mm promete oferecer espaço interno generoso, e o porta-malas comporta 544 litros de bagagem. O K3 é bem maior que o antigo Rio Sedan, que media 4.385 mm de comprimento, 1.725 mm de largura e 1.460 mm de altura, com um porta-malas de 387 litros.
O visual combina uma grade frontal integrada com faróis estreitos e LEDs que se estendem para o para-choque. Na traseira, a tampa do porta-malas apresenta um formato reto com lanternas interligadas. A versão GT-Line inclui rodas de 17 polegadas, antena estilo “tubarão”, saída dupla de escapamento e outros detalhes.
O interior apresenta um quadro de instrumentos integrado a uma tela de entretenimento de 10,25 polegadas, formando uma peça única. O volante, inspirado no elétrico EV6, contribui para um jeitão moderno, complementado por um painel simples com linhas horizontais. Há Apple CarPlay e Android Auto sem fio, portas USB tipo C, ar-condicionado de duas zonas, 6 airbags, ESP, sistemas de frenagem automática e monitor de pontos cegos.
Motor antigo
A mecânica oferece motores aspirados: um 1.6 de 125 cv e um 2.0 de 154 cv. As opções de transmissão incluem manual e automática, ambas com 6 marchas. Para mercados de exportação, está disponível um motor 1.4 adicional.
A fabricação do K3 será centralizada na fábrica mexicana de Nuevo León, que já produzia o Rio e o Cerato para o Brasil. A Kia ainda não confirmou se o K3 chegará ao mercado brasileiro, onde enfrentaria concorrentes como o Volkswagen Virtus, Nissan Versa e Honda City.