A Mercedes-Benz finalmente mostrou a segunda geração do AMG GT, desenvolvida juntamente com o novo SL. Inicialmente, a decisão foi criticada pelos entusiastas mais “puristas”, por transformar o GT em um “SL com teto fixo”, mas aparentemente, o novo carro se tornou mais prático e moderno do que antes, além de um competidor mais real para o Porsche 911. No lançamento, são duas versões, 63 e 53, mas deverão surgir diversas outras, mais potentes e até híbridas.
Além disso, ainda é possível que o GT receba o motor de quatro cilindros da versão 43 de entrada do SL de 380 cv, algo a ser visto futuramente.
Ocupando a posição de destaque, o AMG GT 63 Coupe oferece uma potência de 580 cv e um torque de 81,5 kgfm, provenientes de seu motor V8 de 4.0 litros com dois turbos. Essa potência é equivalente à do SL 63. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 3.1 segundos, superando o conversível em 0.4 segundos.
Já o AMG GT 55 Coupe entrega 470 cv e um torque de 71,4 kgfm, seguindo a mesma linha do SL equivalente. Essa versão menos potente alcança os 100 km/h em 3.8 segundos, igualando-se ao conversível. A velocidade máxima do cupê mais potente chega a 196 mph (315 km/h), enquanto a versão de entrada atinge 183 mph (295 km/h).
Ambos os modelos “63” e “55” possuem tração nas quatro rodas e uma transmissão automática de nove marchas com uma embreagem de partida úmida em vez do conversor de torque. O V8, equipado com suportes de motor ativos padrão, consegue distribuir a potência de forma equilibrada entre os eixos ou enviá-la exclusivamente para o eixo traseiro.
Para controle de desempenho, os dois modelos contam com um diferencial de deslizamento limitado controlado eletronicamente, direção nas rodas traseiras e discos de freio compostos. Estes últimos possuem discos dianteiros de 390 mm, e posteriormente será introduzida a opção de freios cerâmicos com discos maiores de 420 mm no eixo dianteiro.
Ambas as versões têm uma suspensão esportiva com estabilização de rolagem hidráulica semi-ativa, amortecedores adaptativos e um sistema de elevação dianteira que eleva o nariz do carro em 30 milímetros.
Prevista para chegar às concessionárias nos Estados Unidos na primeira metade de 2024, a nova geração do Mercedes-AMG GT Coupe ainda não teve seu preço divulgado. Para se ter uma ideia, o modelo SL 55 tem preço inicial de US$141,300, enquanto o SL 63 começa em US$183,000.