Recentemente a Mercedes-Benz trouxe ao nosso país a linha 2022 de um dos seus modelos mais vendidos no território brasileiro, o Classe C. Agora é ofertado em duas configurações, ambas carregando o sobrenome de “AMG Line”.
O carro traz diversos elementos tecnológicos únicos que fazem a experiência de todos que andam nele ser a melhor possível. Confira abaixo todos os detalhes.
Design
Seu visual agora traz os elementos de design mais recentes da montadora alemã, se alinhando com os outros modelos da marca.
Na dianteira se destacam os faróis, que continuam com o desenho já conhecido que a Mercedes-Benz trouxe nos últimos anos, porém um pouco mais afilados. O para-choque entrega uma maior quantidade de elementos, resultando em um visual mais refinado e esportivo.
Quando olhamos a traseira, notamos sobretudo o conjunto de iluminação que pela primeira vez é bipartido, invadindo a tampa do porta-malas e ganhando um formato mais horizontal que a anterior.
As duas versões da linha agora são consideradas “AMG Line”, por isso trazem uma característica visual um pouco esportiva, embora essa não seja a proposta principal dos modelos.
Dimensões
Algumas medidas ficaram maiores na linha 2022 do Classe C, com diferença de até 6,5cm. Veja as principais dimensões:
Dimensões | |
Comprimento | 4.751mm (+65mm) |
Largura | 1.820mm (+12mm) |
Altura | 1.438mm (-4mm) |
Entre-eixos | 2.865mm (+25mm). |
Porta-malas | 455L |
Tanque de combustível | 50L |
Vão livre | 9,7cm |
Ângulo de entrada | 13,7° |
Ângulo de saída | 14,6° |
Ângulo de rampa | 8,5° |
Logicamente, por se tratar de um sedan “esportivo”, o novo Classe C conta com uma altura livre em relação ao solo bem baixa, portanto o condutor precisa ficar atento às entradas ou saídas de garagem, valetas, lombadas e outros obstáculos parecidos que são facilmente encontrados em centros urbanos.
O longo entre eixos garante um bom espaço interno para os ocupantes, e o porta-malas tem 455 litros de capacidade.
Conjunto Mecânico
Tanto o C200 quanto o C300 agora trazem um sistema híbrido-leve em seus conjuntos mecânicos, com um gerador de partida integrado (ISG) que utiliza um sistema elétrico de 48V para garantir mais eficiência no quesito consumo de combustível.
C200
O sedan mais acessível é equipado com um motor 1.5 turbo à gasolina de 4 cilindros em linha que entrega potência máxima de 204cv aos 5.800rpm e 30,6 kgfm de torque, o qual está disponível em somente 1.800rpm. O propulsor elétrico ainda garante mais 20cv e 20,4 kgfm em momentos específicos.
A transmissão automática convencional é chamada de 9G-Tronic, e como seu próprio nome já diz, são 9 marchas.
C300
Já o modelo mais caro contempla uma motorização 2.0 turbo, também com 4 cilindros em linha e somente à gasolina. Neste caso a potência máxima sobe para 258 cv e está disponível em 5.800 rpm, enquanto o torque atinge os 40,8 kgfm em 2.000rpm. O sistema elétrico entrega 27cv e 20,4 kgfm.
A transmissão é a mesma automática de 9 velocidades. Vale lembrar que ambos contam com tração traseira.
Desempenho
O desempenho pode ser considerado um ponto positivo do Classe C, sobretudo na versão C300 AMG Line. Veja os números informados oficialmente pela Mercedes-Benz:
- C200
- 0 a 100 km/h: 7,3s.
- Velocidade máxima: 246 km/h.
- C300
- 0 a 100 km/h: 6s.
- Velocidade máxima: 250 km/h.
Consumo
Por ter um sistema híbrido, ainda que seja leve, é de se esperar que o consumo de combustível alcance boas médias, e embora elas não sejam impressionantes, podemos dizer que o consumo não é alto. Confira os dados oficiais fornecidos pelo Inmetro:
- C200
- Cidade: 11,1 km/l (G).
- Estrada: 13,9 km/l (G).
- C300
- Cidade: 9,6 km/l (G).
- Estrada: 12,7 km/l (G).
Versões e preços
Conforme nós já dissemos, o Mercedes-Benz Classe C agora é ofertado em duas configurações diferentes na linha 2022. Veja a seguir os preços e os principais equipamentos de cada uma delas:
Versão | Preço | Equipamentos |
C200 1.5T Hybrid AMG Line | R$349.900 | Porta-malas com fechamento automático, chave presencial, painel de instrumentos com tela de 12,3”, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, sensor de chuva, iluminação ambiente com soleiras iluminadas, frenagem autônoma de emergência, sensor de pressão dos pneus, piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa, sensores de ponto cego, bancos dianteiros com regulagem elétrica e memória, rodas de liga-leve R18, central multimídia MBUX de 11,9”, carregador de celular por indução, teto-solar elétrico panorâmico, retrovisores com função antiofuscante e rebatimento elétrico, ar-condicionado digital dual-zone e faróis full LED com farol alto adaptativo. |
C300 2.0T Hybrid AMG Line | R$399.900 | Acrescenta bancos em couro, faróis full LED inteligentes (Digital Light), head-up display, bancos dianteiros com aquecimento, retrovisor interno antiofuscante, rodas de liga-leve R19, ar-condicionado digital de 4 zonas com painel traseiro e câmera 360°. |
Cores
Todas as pinturas são oferecidas gratuitamente, sendo apenas 1 sólida e outras 7 metálicas:
- Sólida: Branco Polar
- Metálicas: Azul Cavansite, Azul Spectral, Preto Obsidian, Prata Mojave, Cinza Grafite, Prata High-Tech e Cinza Selenite.
O C300 ainda disponibiliza as cores especiais Vermelho Hyacinth, Branco Opalite Brilhante e Magno Cinza Selen.
O interior também pode trazer as diferentes combinações sem adicionar algum valor ao preço total: preto, cinza com preto e marrom com preto. A versão mais cara substitui o cinza com preto por um vermelho com preto.
Painel e multimídia
O painel de instrumentos do Classe C é composto por uma tela 100% digital e configurável de 12,3”, que sem dúvidas é um destaque entre o seu segmento.
A central multimídia é a já conhecida MBUX (Mercedes-Benz User Experience), neste caso com uma tela vertical de 11,9” e posicionada de forma levemente voltada ao motorista, mas sem prejudicar a utilização por parte do passageiro.
De acordo com a montadora alemã, a sua assistente de voz está mais ampla e agora reconhece até mesmo alguns comandos sem a frase de ativação “Oi, Mercedes”, como por exemplo realizar uma ligação telefônica.
Vale lembrar também que o sistema multimídia oferece conexão sem fio para o Android Auto e o Apple Car Play.
Conclusão
O Classe C evoluiu bastante na linha 2022, principalmente quando falamos de design interior e exterior, agora se adequando à nova linha de produtos da Mercedes-Benz, que traz uma identidade visual bem única.
Entretanto, o modelo foi lançado com preços bem altos e em apenas duas configurações diferentes, a C200 AMG Line e a C300 AMG Line.
Em geral podemos dizer que vale a pena considerar o Classe C como uma boa compra entre o segmento, principalmente pelo seu nível de acabamento e pela quantidade de tecnologia embarcada, além de um ótimo desempenho.