A Mercedes-Benz revelou a sexta-geração do Classe E, como linha 2024 do modelo. O sedã, agora série W214, tem visual mais moderno do que o antigo, da série W213, mas longe de ser revolucionário. A dianteira agora se aproxima mais dos carros elétricos da marca, com uma enorme grade hexagonal, e muita tecnologia na cabine.
Onde a Mercedes realmente transformou o Classe E foi por dentro. O sedã, e futuramente a perua, agora tem a chamada MBUX Superscreen, muito parecido com as Hyperscreen dos modelos elétricos da marca. Uma tela dedicada ao motorista com os instrumentos e uma enorme seção central com uma grande tela comandando o restante das funções do carro.
Como opcional no pacote MBUX Premium Plus, uma terceira tela, para o passageiro, é incluída. Sensores no banco do passageiro detectam a presença de alguém na frente e só acionam a tela quando houver alguém sentado ali.
O novo Classe E pode ter até 5 câmeras na cabine. Apenas uma é de série, que fica de olho se o motorista está prestando atenção na via. Uma segunda câmera pode ser adicionada para monitorar o motorista no pacote avançado de assistência à condução, enquanto a terceira reconhece gestos dos ocupantes para controle do sistema de entretenimento.
As outras duas câmeras que podem completar o pacote são RGB, uma filma a pista e a outra a cabine, sendo uma câmera de “selfies”. A Mercedes, inclusive, diz que esta pode ser usada para conferências on-line com o carro em movimento, ou com o carro estacionado.
Classe E inteligente
A Mercedes-Benz investiu pesado em melhorar a assistente pessoal e os comandos por voz. O sistema do carro usa inteligência artificial para aprender rotinas do motorista e automaticamente implementá-las. O carro pode programar uma determinada temperatura interna sempre num mesmo horário, ou acionar o modo Sport num determinado local, que ele já sabe onde o motorista costuma acioná-lo com frequência.
A cabine também tem um sofisticado sistema de iluminação interna de LED, capaz de se sincronizar com o som que estiver tocando pelos alto-falantes Burmester. O display do motorista também pode mostrar informações em 3D.
Por fora, o perfil do sedã é semelhante ao do modelo anterior, mas as mudanças na dianteira e traseira mostram que se trata de um carro diferente. As lanternas traseiras de LED agora mostram o símbolo de três pontas da Mercedes. Os tamanhos das rodas vão de 18″ a 21″.
Opcionalmente, o novo Classe E pode receber o sistema que esterça as rodas traseiras em sentido oposto ao das dianteiras em até 4,5″ em velocidades abaixo de 60 km/h. Isso ajuda a reduzir o diâmetro de giro do sedã em quase 1 metro, segundo a marca.
Em velocidades elevadas, as rodas de trás podem girar até 2,5″ no mesmo sentido das dianteiras, dando mais estabilidade para o sedã de quase 5 metros de comprimento.
O modelo pode ainda receber suspensão a ar Airmatic como opcional, com ajuste contínuo. Em velocidades acima de 120 km/h, ela rebaixa o sedã em cerca de 3 cm para melhorar a eficiência energética e também abaixar o centro de gravidade do carro.
Gama de motores
Sob o capô, os motores deverão ser os mesmos do W213. Para os Estados Unidos, haverão apenas duas versões, a E350, com um 2.0 turbo a gasolina de quatro cilindros e 258 cv. Ele é acoplado a um pequeno motor elétrico que pode entregar mais 20 cv na função boost.
A versão E450 tem um 6 cilindros em linha de 380 cv, com mais 20 cv do pequeno motor elétrico instalado entre o motor e o câmbio. Na Europa, haverão versões mais fracas a gasolina, e opções ainda a diesel, bem como duas motorizações híbridas.
A perua deve ser lançada na Europa em dezembro, enquanto a versão com apelo aventureiro, a Classe E All Terrain, deve ser apresentada no começo de 2024.
A Mercedes também vai aposentar as versões cupê e conversível do Classe E, criando o novo CLE, em versões cupê e cabrio. Ele também vai substituir os Classe C cupê e cabriolet. O CLE é aguardado para mais adiante.