A última bateria de testes do Latin NCAP saiu com más notícias para a Volkswagen. O Polo, que passou por mudanças recentes no mercado brasileiro, foi reavaliado e teve a nota reduzida de cinco para três estrelas.]
Veja ofertas de Volkswagen Polo certificados na Karvi!
O Toyota Corolla também foi testado e recebeu a nota máxima, assim como o VW Virtus em sua versão indiana, diferente do modelo nacional.
O motivo da mudança da nota do Polo é que os critérios do Latin NCAP ficaram mais rígidos e o Polo não acompanhou com as melhorias necessárias. O hatch oferece apenas air bags frontais e laterais, devendo as bolsas de cortina, não disponíveis nem como opcional em nenhuma versão.
O hatch também não traz sistemas de frenagem automática de emergência, monitores de ponto cego ou de faixa de rolamento, faltas apontadas no relatório do Latin NCAP.
Ao menos, a estrutura do Polo foi considerada estável, capaz de suportar cargas maiores do que as vistas no ensaio. A proteção para todos os ocupantes foi considerada entre adequada e boa. Tórax, joelhos, cabeça, pescoço e canelas foram bem protegidos no impacto frontal.
Cabeça, abdômen, pélvis receberam boa proteção, e tórax tiveram proteção adequada no teste de impacto lateral.
Virtus indiano
O Virtus testado foi da versão indiana, que adianta como deve ficar o modelo nacional. E, diferentemente do Polo, o sedã vendido por lá traz todos os equipamentos necessários para conquistar a nota máxima nos testes do Latin NCAP.
O modelo produzido na Índia foi testado por ser importado e vendido no México.
Corolla
O sedã da Toyota também 5 estrelas no segundo teste da atual geração. O modelo já havia recebido a nota máxima antes, mas melhorou os percentuais de proteção por agora oferecer sistema de frenagem automática urbana.
A proteção para adultos foi considerada boa em todos os quesitos, com leve decréscimo na região do motorista por conta de “estruturas perigosas” na área do painel.
Na proteção de pedestres, perdeu alguns pontos por não ter frenagem automática de uso em rodovias.