Já se passaram vários meses desde que a Stellantis revelou completamente o design do Pulse Abarth, configuração verdadeiramente esportiva do Fiat Pulse. No entanto, faltavam informações técnicas, agora finalmente reveladas oficialmente.
Fiat Argo 2023 tem novo visual, mas deve CVT e encosta nos R$ 100 mil
Conforme especulado, o responsável por mover o SUV compacto será o já conhecido propulsor 1.3 T270. Trata-se do turboflex de quatro cilindros em linha que já equipa outros modelos do Grupo Stellantis, como os Jeep Renegade, Compass e Commander, e a Fiat Toro.
Ele entrega aos 5.750 rpm, uma potência máxima de 185 cv se estiver abastecido com etanol e 180 cv com gasolina. O torque máximo de 27,5 kgfm chega aos 1.750 rpm, independentemente do combustível utilizado.
Embora o Jeep Renegade tenha uma transmissão automática convencional de nove marchas nas versões mais caras juntamente com uma tração 4×4, suas opções mais básicas contemplam um câmbio automático de seis velocidades e tração dianteira, mesmo conjunto que deve estar no Pulse Abarth.
Desempenho
Os números exatos de desempenho do modelo ainda não foram divulgados, mas a Stellantis afirmou que a aceleração de 0 a 100 km/h será realizada em menos de 8 segundos, enquanto a velocidade máxima superará os 210 km/h.
Como método de comparação, podemos considerar que o Renegade 1.3 T270 4×2 realiza essa mesma prova em 8,7 segundos, com velocidade final cravada em 210 km/h.
Um dos concorrentes, o Citroën C4 Cactus, também da Stellantis, tem motor 1.6 turbo de até 173cv e 24,5 kgfm na versão de topo. Com esse conjunto, o modelo feito em Porto Real (RJ) acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 s e vai aos 212 km/h.
Vale lembrar que os dados do Pulse Abarth também serão melhores que os do esportivo Volkswagen Polo GTS, que leva 8,4 segundos e atinge 207 km/h.
Lançamento
A Fiat, que é responsável pela gerência da divisão esportiva Abarth, comunicou que o Pulse esportivo chegará ainda nesse segundo semestre de 2022, mas uma data específica ainda não foi revelada.
O modelo estreou no autódromo de Interlagos como carro madrinha da Fórmula 4, que aconteceu no último final de semana (dias 30 e 31 de julho).