Recentemente a Toyota divulgou todas as informações da linha 2023 dos dois modelos mais acessíveis de seu portfólio brasileiro, o Yaris Hatch e o Yaris Sedan. Os modelos ganharam uma atualização visual e adicionaram mais itens em suas listas de equipamentos.
Confira todos os detalhes e preços do Toyota Yaris 2023!
Design
As mudanças visuais se concentram na dianteira dos modelos, embora ela ainda seja parecida com a linha 2022. Os faróis são novos apenas na alternativa mais cara XLS, que trazem a tecnologia em LED, inclusive nos faróis de neblina, que agora são menores.
A principal alteração foi no para-choque, que agora se une com a grade dianteira, com detalhes em black piano. A moldura dos faróis auxiliares continua sendo “espichada” pra cima, mas agora em um formato um pouco diferente.
Com as alterações, a região superior da dianteira (onde fica alocado o conjunto de iluminação) ficou bem próxima ao Corolla de penúltima geração.
A traseira continua exatamente igual, sem nenhum item para diferir as duas gamas.
No interior ele ganhou apenas um novo desenho no revestimento dos bancos das versões XL e XS, além de uma cor ligeiramente diferente em alguns acabamentos.
Dimensões
As mudanças do novo Yaris foram bem discretas, portanto as dimensões são exatamente as mesmas da linha anterior, veja:
- Comprimento: 4,14m (Hatch) e 4,42m (Sedan).
- Largura: 1,73m.
- Altura: 1,49m.
- Entre-eixos: 2,55m.
- Vão livre em relação ao solo: 15cm.
- Porta-malas: 310L (Hatch) e 473L (Sedan).
- Peso: 1.550kg.
- Capacidade do tanque: 45L. O destaque fica por conta da capacidade para bagagens que o hatchback possui, com 10L a mais que a maioria dos concorrentes.
Conjunto Mecânico
O Yaris Hatch antes trazia também a motorização 1.3 flex de até 101cv e 12,9 kgfm, enquanto o sedan era sempre equipado com o 1.5 flex aspirado, que rende potência máxima de 110cv com etanol e 105cv com gasolina, aos 5.600rpm. O torque máximo é de 14,9 kgfm (E) e 14,3 kgfm (G), disponíveis em 4.000rpm.
Ambos agora contam apenas com o motor maior, tirando de linha o menos potente.O câmbio é sempre o automático do tipo CVT, chamado de Multidrive e que conta com 7 marchas simuladas. Uma das novidades é que agora existem os modos Eco e Sport, que mudam o comportamento da transmissão.
Consumo
O consumo de combustível permanece o mesmo, já que não houveram alterações no conjunto mecânico.
De acordo com o Inmetro, essas são as médias oficiais:
- Yaris Hatch
- Cidade: 8,8 km/l (E) e 12,6 km/l (G).
- Estrada: 10 km/l (E) e 13,8 km/l (G).
- Yaris Sedan
- Cidade: 9 km/l (E) e 13 km/l (G).
- Estrada: 10,6 km/l (E) e 14,5 km/l (G).
Versões, preços e equipamentos
Alguns equipamentos foram incrementados na lista de itens de série da linha Yaris, destacando principalmente a frenagem automática de emergência e o alerta de saída de faixa, exclusivos das duas configurações mais caras.
Todas as versões ganharam DRL em LED, enquanto a mais cara recebe também os faróis de neblina com essa tecnologia. 7 airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista), controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas também estão presentes em toda a gama.
Confira os preços do Yaris 2023 e os principais equipamentos:
- Yaris Hatch XL 1.5 CVT – R$92.190.
7 airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, retrovisores elétricos com repetidores de seta, banco do motorista com ajuste de altura, ar-condicionado manual, volante com regulagem de altura, direção elétrica progressiva, 2 entradas USB para os bancos traseiros, DRL em LED, funções Eco e Sport, central multimídia Toyota Play + com tela de 7” e 4 alto-falantes, vidros elétricos nas quatro portas e volante multifuncional.
- Yaris Hatch XS 1.5 CVT – R$101.490.
Adiciona frenagem automática de emergência, câmera de ré, alerta de mudança de faixa, volante e manopla da transmissão revestidos em couro, rodas de liga-leve R15, ar-condicionado digital, banco traseiro rebatível, chave presencial com partida por botão, painel de instrumentos com tela digital de 4,2” em TFT, piloto automático, apoio de braço traseiro, faróis com projetor, lanterna traseira em LED, paddle shifts no volante e 2 tweeters.
- Yaris Hatch XLS 1.5 CVT – R$112.690.
Acrescenta faróis de neblina dianteiros em LED, bancos revestidos em couro, retrovisores com rebatimento elétrico, rodas de liga-leve com acabamento em dois tons, retrovisor interno eletrocrômico, sensor crepuscular, faróis em LED e teto-solar elétrico.
Com carroceria sedan o modelo possui os mesmos equipamentos em cada versão, mas os preços são diferentes. Veja:
- Yaris Sedan XL 1.5 CVT – R$96.390.
- Yaris Sedan XS 1.5 CVT – R$104.990.
- Yaris Sedan XLS 1.5 CVT – R$116.990.
Painel e Multimídia
Por mais que o painel de instrumentos e a multimídia não sejam ruins, ainda falta mais modernidade para ambos, que são simples considerando o valor cobrado por qualquer versão. À frente do volante há uma tela digital de 4,2” em TFT, o que deixa o painel um pouco mais sofisticado. Porém, ela só está disponível na versão intermediária e na mais cara, já que a mais básica traz um painel convencional.
Mesmo assim, as pouco mais de 4 polegadas estão muito longes de um painel 100% digital, que geralmente traz 8” ou 10”.
A central multimídia é chamada de Toyota Play +, e conta com uma tela sensível ao toque de 7”. Ela possui Android Auto e Apple Car Play, mas além de não ser muito grande, não há nenhum recurso de conectividade inteligente que alguns concorrentes já oferecem.
Na alternativa mais em conta são 4 alto-falantes, enquanto as outras incluem também 2 tweeters.
Conclusão
O Toyota Yaris está longe de ser um carro ruim, ainda mais com as atualizações que acaba de receber. Todavia, ainda falta mais equipamentos e um pouco mais de modernidade para que o modelo seja mais atrativo perto dos concorrentes, muitas vezes mais completos e com motorização turbo.