O Volkswagen Golf foi vendido no Brasil durante muitos anos, mas infelizmente deixou o nosso mercado em sua sétima geração, quando se tornou um fracasso de vendas, mas isso explicaremos com mais detalhes ao final da matéria, pois o foco está no flagra de uma unidade do Golf de oitava geração no Brasil, com placa verde (placa de testes) e acompanhado de outros modelos da Volkswagen.
Flagra do Novo Volkswagen Golf
Infelizmente há apenas uma imagem deste flagra, mas através dela é possível notar que a versão testada é a R-Line, já que ela é indicada através da exclusiva saída dupla de escapamento.
Veja também: VW faz Golf mais forte da história com 333 cv
A foto é de Rui Batista e foi tirada em São Bernardo Do Campo, cidade do grande ABC Paulista onde a Volkswagen possui uma de suas principais fábricas, chamada de “Planta Anchieta”. Na imagem é possível notar que o Golf de oitava geração estava acompanhado de pelo menos outros dois modelos da montadora alemã: um Voyage, também com placa verde de testes, e um Taos.
Novo Golf em testes no Brasil
Não se sabe nenhum detalhe sobre a unidade de testes, mas é possível que ela esteja equipada com o novo propulsor 1.5 TSI, que oficialmente ainda não equipa nenhum modelo no Brasil.
Outra possibilidade é o conjunto mecânico híbrido, composto pelo mesmo motor e adicionando um sistema híbrido-leve de 48V.
Oitava geração será vendida em território brasileiro?
Infelizmente essa geração mais recente ainda não recebeu uma confirmação a respeito de sua vinda ao mercado automotivo brasileiro, porém, por mais que uma unidade tenha sido vista durante testes da montadora, é bem provável que o modelo não seja vendido no Brasil.
Essa possibilidade de uma nova comercialização é baixa pois o Golf já não alcançava em território brasileiro, o mesmo sucesso que teve no passado. Isso ocorreu pois com a chegada dos “SUVs” médios e compactos, todo o segmento de hatches e sedans médios passou a ficar mais esquecido e com relevância cada vez menor. Tanto é que somente um hatch médio é ofertado atualmente no Brasil, o Chevrolet Cruze Sport6, que mensalmente alcança vendas pouco expressivas.
Por conta dessa baixa procura, também são baixas as chances de a Volkswagen investir e trazer a oitava geração do Golf para seu portfólio brasileiro de veículos. Caso isso aconteça, certamente serão poucas unidades trazidas para cá, além de ser um carro de nicho, destinado a um público bastante específico e servindo de “vitrine” para tecnologias novas.
O último Volkswagen Golf do Brasil
O modelo mais recente a ser ofertado oficialmente por aqui foi o Golf GTE, que utilizava um conjunto mecânico com tecnologia híbrida plug-in (que é recarregada na tomada), aliando o motor 1.4 TSI de até 150cv com um propulsor elétrico de 102cv, resultando em uma potência combinada de 204cv.
Ele era oferecido por R$199.990, um valor extremamente alto para época, embora esse preço seria muito competitivo em dias atuais.
Devendo alguns equipamentos e custando muito, as 99 unidades do modelo trazidas ao Brasil foram totalmente vendidas até novembro de 2020, bom tempo depois de seu lançamento, em novembro de 2019.
Todavia, isso só foi possível pois a Volkswagen fez um acordo com a locadora Unidas, que comprou cerca de 60 unidades do modelo que já estavam encalhadas em seus estoques. Sem dúvidas nós podemos considerar que a configuração GTE foi um fracasso, ao menos em nosso mercado.