Lançado em 2017, até o presente momento o Volkswagen Polo não recebeu nenhuma alteração visual, nem mesmo em novos desenhos de roda, já que elas são praticamente as mesmas oferecidas desde a estreia dessa mais recente geração. Por conta disso, o modelo já está ficando cada vez mais desatualizado perante a alguns rivais, pois não entrega alguns recursos já presentes em seus concorrentes, como assistentes ativos de condução.
Justamente por isso, um facelift deve ser aplicado no hatch possivelmente até o final de 2022, sendo lançado como linha 2023. O carro inclusive já foi visto circulando coberto por camuflagens. Confira!
Novo Volkswagen Polo é flagrado
A reestilização do modelo compacto-premium já foi vista algumas vezes transitando por estradas brasileiras, sempre com camuflagens cobrindo a dianteira e a traseira, deixando apenas a lateral totalmente visível, já que ela não contará com modificações relevantes.
O mais recente foi registrado no início do Rodoanel, ainda em São Bernardo Do Campo (SP), onde uma das principais fábricas da Volkswagen está localizada.
Através das imagens, é possível notar que se trata do modelo atualizado, principalmente por conta do “recorte” que abriga a placa (verde neste caso, por ser uma unidade de testes). Ele é mais extenso que o da configuração atual, assim como o aplique preto na região inferior do para-choque com desenho que não existe no Polo vendido atualmente.
Infelizmente o novo flagra mostra mais uma vez que as refinadas lanternas traseiras bipartidas, que fazem parte do novo Polo europeu, não estarão presentes na versão produzida em solo brasileiro.
Veja outros flagras já registrados do novo Volkswagen Polo:
Novo Volkswagen Polo
Ao contrário do Virtus, que é derivado do próprio Polo, o hatch deve trazer mudanças ainda mais sutis, principalmente considerando a traseira, que se limitará a pequenas mudanças no conjunto de iluminação (sem trazer lanternas bipartidas), e no para-choque.
Se por fora as mudanças serão pequenas, o interior deverá seguir a mesma filosofia, alterando o volante, possivelmente o revestimento dos bancos, o design do ar-condicionado digital e outros pequenos detalhes.
Se a versão Comfortline continuar existindo, também é provável que ela ganhe o painel de instrumentos 100% digital de 8”, o mesmo das versões Comfortline de T-Cross e Nivus.
Conjunto mecânico
As opções de conjunto mecânico provavelmente devem continuar sendo as mesmas. Entretanto, o site Autos Segredos aposta que o novo Polo será vendido apenas nas versões 1.0 MPI e Highline 200TSI, eliminando a opção Comfortline 200TSI e a GTS 250TSI.
- 1.0 MPI
Atualmente o hatch de origem alemã é equipado com o motor 1.0 flex aspirado na versão de entrada. Ele rende potência máxima de 84cv (E) e 75cv (G) aos 6.350rpm. O torque de 10,4 kgfm (E) e 9,6 kgfm (G) chega aos 3.000rpm. Com ele, há sempre a transmissão manual de 5 marchas.
- 1.0 200TSI
As duas opções intermediárias trazem o motor 1.0 turbo flex sob o capô, o qual alcança até 128cv (E) e 116cv (G) aos 5.500rpm, com torque de 20,4 kgfm (E/G) disponível entre 2.000rpm e 3.500rpm. Ele trabalha juntamente com o câmbio automático de 6 velocidades.
- 1.4 250TSI
Por último, como opção exclusiva da versão esportiva GTS, há o 1.4 turbo flex de até 150cv (E/G) entregues entre 1.500rpm e 4.000rpm, enquanto o torque chega aos 25,5 kgfm (E/G) e está disponível entre 1.500rpm e 3.800rpm.
A transmissão é a mesma automática de 6 marchas.
Lançamento
A Volkswagen ainda mantém qualquer informação sobre o novo Polo de forma muito restrita, sem divulgar dados oficiais da configuração brasileira. Porém, como dissemos anteriormente, a versão atual de Polo e Virtus já estão ficando defasadas, o que nos leva a acreditar que as reestilizações serão lançadas ainda este ano.
Confira mais informações sobre o novo Volkswagen Virtus:
Novo Volkswagen Nivus já é fabricado na Índia
Dessa forma, os preços também serão informados somente no lançamento, mas podemos ter certeza que eles serão mais altos.
Veja a tabela atual:
- 1.0 MPI Manual: R$75.700
Com todos os opcionais: R$83.985
- Comfortline 1.0 200TSI AT: R$107.220
Com todos os opcionais: R$108.805
- Highline 1.0 200TSI AT: R$115.190
Com todos os opcionais: R$116.775
- GTS 1.4 250TSI AT: R$140.430
Com todos os opcionais: R$144.025
Lembre-se que as opções de gama com motor 1.6 MSI já foram extintas nos dois modelos.