Ao entrar no carro, fazemos algumas coisas no modo automático, inclusive utilizar o carregador de carro para celular. No entanto, muitas vezes os carregadores utilizados são aqueles que são vendidos sem nenhuma procedência.
Para que ocorra o funcionamento do carregador veicular, é necessário que ele esteja conectado a uma saída de 12V, entrada USB ou aos antigos acendedores. Sendo assim, exige uma extrema atenção no momento de escolher o carregador, pois qualquer equipamento ligado ao veículo consome energia e pode causar aquecimento e gerar inúmeros danos no automóvel.
Além disso, ele também pode danificar seu celular. Recarregar seu celular com uma voltagem que não seja segura ou com um sistema que pode ser alterado, pode diminuir a potência de seu eletrônico.
De acordo com especialistas, de fato pode prejudicar seu celular. No entanto, apenas se não seguir todos os pontos necessários. É essencial certificar que o modelo do carregador é confiável. Além disso, desconfie dos preços, pois quanto mais barato, a possibilidade da qualidade ser ainda menor.
O acessório pode sofrer com a oscilação da corrente e danificar seu aparelho e o veículo. Ou seja, procure um confiável ainda que seja caro.
Outro ponto importante é verificar a questão de não usar outras funções elétricas enquanto estiver utilizando o carregador. Ou seja, procure não usar ar condicionado, faróis e limpadores, pois aumenta a chance de gerar uma sobrecarga e causar danos maiores no veículo.
Mais um fator que é de grande influência é a questão de confirmar que está usando a tomada 12 V e não o acendedor de cigarros.
Por fim, não deixe o celular por mais tempo que o necessário para evitar riscos.