A fabricação de veículos blindados que oferecem segurança e proteção superiores envolve mais do que apenas adicionar algumas placas de metal a um projeto existente de carro ou caminhão.
A construção de veículos à prova de balas eficazes requer conhecimento especializado de balística, explosivos e táticas que podem ser usadas por atacantes em potencial, bem como perícia mecânica.
Esse mercado tem crescido no mundo todo, principalmente no Brasil, o principal consumidor de carros blindados do mundo. Mas saiba que para ter um carro à “prova de bala” você vai precisar de um certificado para carro blindado.
O que é esse certificado? Como consegui-lo? Vamos responder essas questões no decorrer deste texto. Mas antes, é necessário entender sobre como é produzido esses veículos blindados.
O que é um carro blindado?
O reforço do componente externo do carro é o componente básico que protege os ocupantes de um veículo à prova de balas. Qualquer pessoa que viajar em um veículo devidamente blindado será cercada por uma “concha protetora” feita de várias placas de aço resistente à corrosão, ligas de aço ou materiais compostos especiais.
A espessura do material incorporado em carros blindados é muito maior do que a chapa usada em veículos comuns. Em um veículo construído para suportar munições altamente penetrantes disparadas de poderosos rifles de assalto, a espessura da armadura pode ultrapassar um quarto de polegada.
Fibra de vidro balística ou forros de tecido também podem ser adicionados para fornecer uma camada extra de proteção.
Um veículo à prova de balas pode ser construído por soldagem de uma armadura a um chassi vazio, ou pode ser uma modificação de um veículo de produção. No último caso, o interior do carro, caminhão ou van a ser modificado é virtualmente despojado para permitir que a blindagem seja adicionada às suas paredes, teto, colunas, firewall, portas e piso.
A adição de tiras de armadura chamadas de sobreposições de portas sela as costuras vulneráveis entre as portas e o corpo. Alguns veículos blindados também têm uma barreira de aço entre o assento do motorista e o passageiro ou compartimento de carga.
Nenhum carro ou caminhão pode ser completamente envolto em aço, no entanto, já que obviamente ainda há uma necessidade de ver o lado de fora do veículo (especialmente para o motorista!).
Usar vidro comum seria uma grande vulnerabilidade que essencialmente negaria a segurança fornecida por toda aquela armadura chapeamento. Em um carro à prova de balas, todo o vidro convencional, incluindo qualquer teto solar, é substituído por vidro à prova de balas consistindo de camadas laminadas de vidro e policarbonato.
O vidro à prova de balas de hoje é tão bom em repelir tiros que às vezes é chamado de “armadura transparente”.
Proteção da parte interna do carro
Mas por mais bem protegidos das armas que seus passageiros estejam, um automóvel ou caminhão à prova de balas só pode fornecer segurança temporária se ficar imóvel.
É de vital importância para um veículo à prova de balas que está sob ataque ser capaz de levar seus ocupantes da cena de violência para um local seguro. Assim, os componentes mecânicos essenciais do veículo também devem ser protegidos.
Seus controles eletrônicos e de computador, bateria e radiador são todos protegidos com armadura. O tanque de gasolina pode ser blindado e equipado com uma bexiga auto-vedante, o que impede a perda de combustível e reduz a chance de incêndio ou explosão.
Como os pneus são tão vulneráveis a tiros, os veículos à prova de balas têm pneus run-flat que continuarão a funcionar por um tempo, mesmo que a borracha externa tenha sido perfurada. Freqüentemente, pára-choques pesados são soldados na parte dianteira e traseira do veículo para que ele possa abrir caminho durante as tentativas de bloquear a estrada.
Mas enfim, como conseguir o certificado para carro blindado?
Atualmente, existem várias empresas no mercado que são capazes de fazer o trabalho de blindagem de veículos no Brasil. Mas só isso não será suficiente
Você precisará de uma autorização do exército brasileiro para fazer todo o processo de transformação do seu carro, com o Certificado de Registro do Exército brasileiro. Esse documento tem validade de 3 anos. Só com a presença dele você pode completar a blindagem do seu carro.
Ou seja, de 3 em 3 anos, o dono do veículo blindado deverá renovar seu Certificado de Registro junto às autoridades militares.
Mas onde conseguir o certificado de registro para obter meu veículo blindado?
Você deverá dirigir à Região Militar mais próxima de sua casa. Assim, você terá que apresentar seus documentos pessoais e comprovante de residência.
Além disso, juntamente com a documentação citada, o interessado em obter o certificado de registro precisa apresentar certidões negativas de antecedentes criminais.
Essa certidão te custará em torno de R$50,00.
Depois, quando seu carro já estiver pronto e blindado, você deverá assinar o Termo de Responsabilidade, dando ciência que você conhece todo o processo de transformação que seu carro foi submetido.
Por fim, você deverá procurar o Detran para a emissão de um novo documento do seu veículo, que atesta definitivamente que ele foi modificado e agora é um carro blindado. Seu carro também deverá passar por uma perícia para verificar se tudo foi feito da maneira correta.
O que você achou do texto? Deixe o seu comentário aqui pra gente.