O RENACH é o Registro Nacional de Carteiras de Habilitação emitido pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), diferente do número da habilitação ele é o número para que você possa dirigir no exterior nos países signatários da Convenção de Viena.
Mas, além desta função, internamente ele é utilizado para aglutinar as informações sobre as penalidades aplicadas a você, seu endereço, data de vencimento de sua CNH, histórico das suas mudanças de domicílio, exames realizados durante todo o seu processo de emissão e renovação da sua CNH.
Muitas dessas informações, os Detrans têm, no entanto, toda a consolidação destas informações ficam de posse do DENATRAN.
E onde está meu número de RENACH?
Se você olhar na parte traseira da sua CNH, um pouco acima da linha verde inferior, verá a assinatura do responsável pela emissão da sua carteira de habilitação.
Normalmente, sua CNH está assinada pelo diretor do Detran do seu estado ou do estado em que você emitiu a sua CNH.
Ao lado, você verá duas sequências, uma superior que é um código de segurança interno do Detran e do Denatran com 11 dígitos numéricos, e uma segunda sequência alfanumérica igualmente com 11 dígitos, que começa com a sigla do seu estado e é seguida de 9 números.
Esta segunda sequência alfanumérica é o número do seu RENACH.
Legalmente, o que é o RENACH?
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) prevê que o RENACH seja um banco de dados que conste todo o histórico de cada motorista habilitado no Brasil.
Dentro do Denatran, o RENACH é cuidado como se fosse um de seus sistemas informatizados e é muito útil para o controle de multas aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal ou por Estados que não sejam o do condutor.
Nossas multas são estaduais, já que cada Detran administra seu estado, então seria extremamente complexo não haver um sistema integrado e que possa ser acessado por todos os órgãos.
A título de exemplo, se você toma uma multa no Estado do Rio de Janeiro e seu carro é do estado de São Paulo, cabe ao Detran do Rio de Janeiro alimentar os dados do seu RENACH.
Com isto o estado de São Paulo poderá indicar os seus dados, obviamente tudo isto hoje é feito de forma eletrônica, mas há uma integração que é realizada desta forma e que antes era manual.
Este formato antigo era mais sujeito a falhas e há mais tempo ainda era muito improvável que uma multa recebida em outro estado chegue em casa.
A informatização ajuda muito e mesmo que você pense que era melhor quando não recebíamos as multas cometidas em outros estados, isso gerava muitas infrações por parte de motoristas irresponsáveis que sabiam que não receberam a multa.
Também é previsto no Código de Trânsito Brasileiro que fotografia, identificação e CPF do condutor deverão ser carregados no sistema do RENACH pelos Detrans, inclusive para que a CNH tenha validade como documento de identidade em todo território nacional.
Algumas informações do RENACH ficam disponíveis no Detran do seu estado e você pode consultar mas nem todos os Detrans divulgam as mesmas informações.
Quais informações há no RENACH?
Saiba que no RENACH não há informações sobre débitos de multas, licenciamento ou outros documentos afetos ao seu veículo, somente informações relacionadas a sua CNH.
Ou seja, no RENACH estão todas as multas que você já tenha tomado, independente dos pontos já terem caducado ou ainda não.
Junto a essa informação, o tipo de infração e a quantidade de pontos que foram gerados por estas multas.
Lembrando que infrações gravíssimas geram 7 pontos na sua carteira; graves, 5 pontos; média, 4 pontos; e, leve, 3 pontos.
Qualquer motorista que acumule mais de 20 pontos nos últimos 12 meses pode ter sua carteira suspensa pelo período de 6 meses a 1 ano, e se no prazo de um ano voltar a acumular 20 pontos novamente, este período de suspensão pode se estender até 2 anos.
Você tem mais alguma dúvida sobre documentos de carro ou sobre seus documentos para poder dirigir? Comente aqui conosco
E para ficar por dentro de todas as notícias relacionadas a documentações e tudo ligado a carros, confira nosso blog.