A psicologia do trânsito é uma área ainda pouco conhecida. Ela estuda o comportamento das pessoas no trânsito. São duas vertentes, a de pesquisa e a de aplicação. Durante a pesquisa, o profissional produz alguns conhecimentos de forma científica com as pessoas que estão no trânsito, por exemplo: observam e registram os comportamentos das pessoas nas ruas e entrevistam–os.
Já a outra parte aplica os testes psicológicos que permite avaliar a personalidade, além disso, são realizadas intervenções que buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas. No Brasil, o psicólogo de trânsito atua no momento das avaliações dos candidatos para emitir ou renovar a CNH.
O que a psicologia do trânsito estuda?
Eles estudam o comportamento das pessoas, porém, existem algumas vertentes de estudo sendo as seguintes:
- A via;
- O veículo;
- O homem.
Porém todos esses pontos acabam sendo difíceis, principalmente o último, pois o ser humano é mutável e pode interferir em todas as partes do sistema. Além dessas três vertentes, alguns outros pontos também são estudados como por exemplo:
Tempo de reação
Essa parte estuda o tempo em que o motorista demora para ver, entender e conseguir parar o veículo em casos de acidentes. Neste caso, muitas coisas podem influenciar esse tempo de reação, como por exemplo a velocidade em que o condutor está no momento e etc.
Orientação espacial
A orientação espacial estuda a forma com que a pessoa se situa no espaço e no tempo.
Processamento de informação e tomada de decisão
Trata-se da capacidade de interpretar os sinais que são específicos do trânsito, como por exemplo os faróis e as placas. E com relação a tomada de decisão, os profissionais estudam como o motorista reflete para fazer alguma manobra que evite acidentes.
Verificação do equilíbrio entre aspectos da personalidade
Esse ponto é relacionado aos controles emocionais, ou seja, a forma como a raiva, impulsividade ou ansiedade podem afetar sua conduta.
Percepção das ações adequadas ou não ao trânsito Esse aspecto é diretamente associado aos valores morais do condutor, visto que será através dessa medida que ele tomará decisões.