Muitos apontam que o futuro dos carros será completamente eletrificado, mas ao menos no Brasil, essa é uma tecnologia que ainda está distante de ser popularizada, considerando que o governo federal não investe em incentivos fiscais para as montadoras neste quesito e a infraestrutura ainda não comporta uma grande frota de elétricos, principalmente pela escassez de carregadores rápidos nas estradas, impossibilitando viagens mais longas a bordo de um modelo 100% elétrico.
Contudo, uma opção mais prática para os dias atuais é a adoção de modelos híbridos, que muitas vezes estão funcionando como uma espécie de transição para os totalmente elétricos. Quer saber o que é um carro híbrido e como ele funciona?! Vamos descobrir!
O que é um carro híbrido?
A palavra “híbrido” indica a combinação de duas espécies ou origens diferentes em um só produto ou animal, por exemplo. No caso dos automóveis, a definição de híbrido também é simples, pois se refere aos modelos que usam motores a combustão e elétricos ao mesmo tempo.
Nos veículos híbridos, uma central eletrônica gerencia automaticamente a utilização apenas do motor elétrico, apenas do a combustão ou então os dois simultaneamente. A depender do modelo, também é possível selecionar modos de condução para operar em diferentes situações, como por exemplo no modo puramente elétrico.
Os detalhes de gerenciamento e desenvolvimento de um carro elétrico variam de acordo com o modelo e a montadora. O Honda Accord, ao contrário da maioria dos automóveis híbridos, utiliza o motor a combustão (aquele movido à gasolina) na maioria das vezes apenas como um gerador para os motores elétricos, estes que são priorizados na maioria das situações.
Porém, vale lembrar que o sedan da Honda é um caso atípico que não costuma acontecer sempre, pois a grande maioria dos modelos híbridos têm o motor a combustão como prioridade, utilizando os elétricos como auxiliares. Como dissemos, os sistemas variam de carro para carro.
O que é um carro híbrido-leve?
Dentro do segmento de carros híbridos, existe uma “subcategoria”, que é a dos híbridos-leves, também chamados de mild-hybrid.
Eles são chamados assim por não conterem a mesma capacidade elétrica que um híbrido “comum” possui. Em um carro híbrido-leve, seu sistema elétrico não consegue tracionar diretamente as rodas, servindo apenas como um apoio complementar ao motor a combustão, gerando mais potência e garantindo um menor consumo de combustível.
Existem vários carros vendidos no Brasil com essa tecnologia, e atualmente o mais barato deles é o Kia Stonic.
O que é um carro híbrido plug-in?
Uma outra categoria de carro híbrido é plug-in. Como seu próprio nome indica, ele pode ser plugado na tomada para recarga direta da rede elétrica.
Um automóvel híbrido convencional recarrega as baterias através do próprio motor a combustão e também por meio de frenagens regenerativas. Elas aproveitam parte da energia cinética que seria desperdiçada pelo sistema de freios.
No híbrido plug-in, além desse reaproveitamento de energia, as baterias também podem ser recarregadas na tomada, podendo ser ela convencional ou específica para carros eletrificados (híbridos e elétricos).
Quais são os carros híbridos mais baratos do Brasil?
Assim como diversas outras tecnologias, essa é outra que geralmente se populariza e fica mais barata com o passar do tempo.
Atualmente, considerando a tabela de preços de maio de 2022, estes são os 5 carros híbridos mais baratos do Brasil:
- Kia Stonic SX 1.0 Turbo MHEV Automatizado: R$ 147.990.
- Toyota Corolla Altis 1.8 Hybrid CVT: R$ 177.590.
- Subaru XV S 2.0 MHEV AWD CVT: R$ 194.900.
- Toyota Corolla Cross XRV 1.8 Hybrid CVT: R$ 196.290.
- Subaru Forester S 2.0 MHEV AWD CVT: R$ 227.900.
*MHEV = Mild Hybrid Eletric Vehicle / Híbrido-leve.