Se você mora em uma grande cidade, provavelmente já viu a sigla VUC ou VLC em algum veículo comercial como um caminhão ou uma van. Mas você sabe qual o significado dessas siglas? Elas correspondem a certos tipos de veículos com determinadas características.
O que as siglas VUC e VLC significam?
A sigla “VUC” significa “Veículo urbano de carga”, e a abreviação “VLC” tem significado de “Veículo leve de carga”.
O que é um veículo urbano de carga?
Para o uso profissional dentro de grandes cidades, veículos comerciais maiores, como caminhões de maior capacidade, muitas vezes sofrem várias restrições de circulação.
Por isso existe o VUC que embora tenha uma capacidade de carga menor, não é prejudicado com essas restrições, ganhando maior possibilidade de circulação. Em uma rua que não permite o tráfego de caminhões, por exemplo, o veículo urbano de carga é autorizado a circular.
Por conta de seu tamanho menor, obviamente ele não consegue carregar tanta mercadoria como um veículo comercial pesado, e por isso é usado majoritariamente em trajetos urbanos, principalmente em grandes cidades como São Paulo ou Rio De Janeiro.
Para atender ao padrão e ser considerado um VUC, o modelo precisa ter no máximo, comprimento de 6,30m, largura de 2,20m e capacidade de carga de 3 toneladas. Em São Paulo, o comprimento máximo permitido é de 7,20m.
Quem pode dirigir o VUC?
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) permite na categoria B (a mesma utilizada para dirigir carros), que o condutor dirija veículos com peso bruto total máximo de 3.500kg. Dentro do segmento de VUCs, alguns modelos são fabricados especialmente para atender à essa demanda de transporte mais leve, permitindo que qualquer condutor com categoria B e EAR (Exerce atividade remunerada) na CNH, possa trabalhar dirigindo o utilitário, além de não possuir restrições de circulação como os caminhões.
Se o modelo contar com PBT (Peso bruto total) acima de 3.500kg, será necessária a CNH categoria C para conduzir o mesmo.
Quais são os modelos vendidos?
Atualmente esse mercado é muito bem explorado pelas montadoras, já que possui uma boa quantidade de modelos a venda. Veja alguns modelos que podem ser conduzidos com a CNH categoria B.
Iveco Daily City 30-130
Com motor FPT 2.3 diesel de 130cv e 32,6 kgfm, o Iveco Daily City é homologado com 3.500kg de PBT, com capacidade de carga mais carroceria de 1.740kg.
A variação Daily 35-150 também pode ser conduzida somente com a categoria B, pois apesar do PBT técnico de 4.200kg, ele é homologado para 3.500kg de peso bruto total. Essa versão possui 6.500kg de capacidade de tração, maior que os 5.500kg do Daily City.
Volkswagen Delivery Express
A única versão da linha Volkswagen Delivery que se encaixa na categoria B é a Express, com PBT homologado de 3.500kg e técnico de 4.400kg. O motor utilizado é um Cummins 2.8 diesel de 150cv e 36,7 kgfm.
O Delivery tem ainda uma versão elétrica, o e-Delivery, com motor de 408 cv e 219 kgfm. Ele pode ser adquirido em duas opções de carroceria, uma com 11 toneladas de PBT e tração 4×2, sendo 6.320 kg de carga útil. A segunda tem 14 toneladas de PBT e é 6×2, com 9.055 kg de carga útil. No entanto, apenas a primeira entra na categoria de VUC.
Hyundai HR
Um dos pioneiros no mercado, o Hyundai HR entrega um PBT homologado de 3.400kg, com capacidade de carga de 1.800kg sem incluir os passageiros e o implemento. A motorização é 2.5 diesel, que rende 130cv de potência e 26 kgfm de torque.
A partir do fim do ano, a Hyundai-Caoa vai começar a produzir uma versão 4×4 do HR em Anápolis (GO).
Mercedes-Benz Sprinter Street 314 CDI
O motor 2.2 diesel rende potência máxima de 143cv, com torque máximo de 33,7 kgfm.O PBT também é de 3.500kg, limite imposto para a categoria. O comprimento pode variar de 5,26m a 6,96m, dependendo da configuração.
Citroën Jumper Cargo e Peugeot Boxer Cargo
A versão Cargo de ambos foi lançada em junho deste ano, visando a condução de motoristas com categoria B. A carga útil é de 1.311kg, enquanto o PBT não ultrapassa o limite de 3,5 toneladas. Os dois furgões contam com o motor 2.0 diesel de 130cv e 34,7 kgfm.
Esses são alguns dos modelos que facilitam o trabalho dentro das grandes cidades, frequentemente enfrentando trânsito intenso, ruas mais apertadas e etc. Vale lembrar que a tarifa de pedágio é outro ponto positivo dessa categoria de VUCs com PBT de até 3.500kg, já que paga o mesmo valor de um automóvel.
Na Karvi você também encontra veículos utilitários para alavancar as vendas do seu negócio, tanto modelos seminovos certificados com garantia de 1 ano, como também modelos 0km