Investir num consórcio de carro é uma das coisas mais tradicionais entre os brasileiros. Ainda assim, muitas pessoas têm dúvida de como proceder após ser contemplado em um consórcio desses. Afinal, como seguem as obrigações que você tem com o grupo?
Aliás, já existem consórcios de todos os tipos (imóveis, barcos, máquinas e até de serviços como viagens, cirurgias e afins). O que só aumenta a confusão. Então, veja adiante os 4 passos de como proceder na contemplação do consórcio automotivo!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
1. Coloque tudo em dia
O primeiro passo é, urgentemente, se inteirar do funcionamento do contrato. Por exemplo, há consórcios automotivos que funcionam por meio de contemplação com lance final.
O que isso quer dizer? É simples: que você precisa pagar o lance até sua data de vencimento, ou será “descontemplado”. Em outros casos, pode ser que você precise ficar em dia com outras pendências financeiras, como parcelas atrasadas. Ou ainda, atualizar dados já antigos.
Por isso, é preciso ler a carta de contemplação e, junto, o contrato todo. Se preciso peça ajuda de conhecidos ou mesmo de profissionais, para saber que o próximo passo será dado com segurança.
Não cair em inadimplência e não se atrasar com prazos é fundamental aqui. Tanto quanto colocar todos os documentos e demais pendências em dia. Assim você não corre o risco de perder a sorte que teve de ser contemplado.
2. Tenha a devida paciência
Outro motivo fundamental para colocar tudo em dia, é que isso ajuda a conter a impaciência tão comum a esse período. No fundo, a instituição certamente tem procedimentos que precisam ser seguidos, o que pode soar bem burocrático às vezes.
Inclusive, é bem provável que ainda falte eles cumprirem algumas operações em relação ao carro. Se ele for novo, pode ser que não tenha sido comprado ainda. Se for seminovo, é possível que todo processo de análise e aprovação do veículo ainda esteja por começar.
Enquanto isso, você recolherá e enviará todos seus documentos. Isso pode ir desde o básico como RG e CPF, até certidão de estado civil. Ou ainda, o devido preenchimento de uma ficha de cadastro que peça dados bem mais amplos. Tudo isso faz parte da paciência que você precisa ter.
3. Alinhe metas e expectativas
Todo o esforço dos cotistas gira em torno de receber a sua carta de crédito. Afinal, é com ela que a pessoa poderá ter acesso, enfim, ao bem pelo qual tanto esperou. Mas aqui pode surgir um porém: e se você nunca quis o carro, ou ainda estava na dúvida?
Fique tranquilo, pois saiba que no Brasil é muito comum pagar o consórcio como um investimento ou aplicação. Por isso, você pode até entrar em contato com o seu gestor de negócios, que deve liderar o investimento. Ou ainda, com algum tipo de portal do consorciado, que sua administradora deve ter.
Você também pode querer decidir com alguém do seu círculo pessoal. Seja com quem for, é preciso alinhar suas metas e definir qual a finalidade da carta de crédito. Isto é, se ela servirá para quitar o bem e ter acesso a ele, ou se você vai querer o dinheiro.
Lembrando que o Bacen (Banco Central), é quem regulamenta os consórcios no Brasil, e ele garante esse direito. Por outro lado, essa escolha pode ser mais burocrática. Os prazos podem chegar a 180 dias, além da obrigação de esperar que o grupo se encerre. Então, considere cada ponto.
4. Desfrute do seu benefício
Depois de tanta espera e ansiedade, podemos dizer que a contemplação do consórcio automotivo é um benefício, não é mesmo? Pois bem, agora é a hora de desfrutar dele. Depois de colocar todas pendências e documentações em dia. E de ponderar cada decisão tomada, chegou a hora.
Após cumprir tudo isso, a administradora já está obrigada a creditar o dono do veículo. Seja uma fabricante, concessionária qualquer ou pessoa física, a contraparte será acionada e também deverá agilizar tudo. Com isso, é questão de pouco tempo até você receber o benefício.
Isso tudo também faz lembrar que o consórcio automotivo ainda é uma ótima escolha para muita gente. Basta levarmos em conta a realidade de cada um em seu curto, médio e longo prazo. Assim, ele pode ser bem vantajoso, como fica claro abaixo.
Lista de vantagens do consórcio automotivo:
- Ele não cobra taxas de juros;
- Ele não exige valor de entrada;
- Ele trabalha sua educação financeira;
- Ele permite dar lances frequentes;
- Ele permite utilizar o seu FGTS.
Sem falar que o seu poder de compra é totalmente garantido. Afinal, os valores pré-estabelecidos no começo da administração são atualizados ao fim. Isso segue as taxas de inflação e qualquer mudança no mercado, para que você não saia perdendo nada.