As transformações do mercado automotivo prometem muitas tendências e transformações tecnológicas. A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeros desafios e oportunidades de mudanças.
O setor automobilístico foi pego de surpresa com a escassez de insumos, obrigando as pessoas e empresas a se reinventarem. Buscamos algumas mudanças e inovações que poderiam vir a ocorrer no mercado automotivo em 2022.
Veja ofertas de seminovos certificados na Karvi!
Seminovos em alta
Devido aos problemas que os fabricantes tem sofrido por conta dos eventos externos, o setor de seminovos é alimentado. Muitos compradores optam por investir no mercado de seminovos. Como consequência os preços aumentam devido a lei da oferta e procura.
Transformação das montadoras
O compartilhamento de carros tem sido uma novidade e tende a derrubar a propriedade de veículos nos próximos anos. Onde cada vez mais, as pessoas optarão por compartilhar carros autônomos. Consequentemente, há uma forte tendência de não se considerar um consumidor final único, e, sim, valorizar mais a construção de relacionamento com o cliente.
Utilizando como base esse cenário, a concorrência será através da área de serviços móveis e não mais na força da manufatura.
Mudança comportamental dos consumidores
As transformações na mobilidade ocorrem no intuito de levar serviços ao consumidor e não mais produtos. Consequentemente, tende a criar um público mais seletivo em um cenário que leva muito em conta os aspectos de sustentabilidade, economia de recursos e de energia. O consumidor mais consciente e exigente que passará a ditar as regras e direcionar o mercado.
Tendências de inovação
Cultura da inovação
Apostar em tecnologia e inovação é uma excelente oportunidade para que o mercado de carros em 2022 se fortaleça. Uma das novidades é a indústria 4.0, apontada por especialistas como alternativa para retomar esse segmento. Dessa forma, conseguiremos usufruir de carros integrados à nuvem, componentes feitos em impressoras 3D e fábricas inteligentes, os quais já estavam sendo introduzidos no mercado e, agora, a tendência é a acelerar.
Além disso, a sofisticação nos projetos dos veículos para oferecer um hub mais seguros em termos de produtividade e entretenimento nos deslocamentos.
Ambiente digital
A cada dia os consumidores compram mais por lojas digitais, sendo assim, as plataformas de vendas de carros online e as vendas por leads registraram ganhos maiores do que os anos anteriores. Contudo, essas mudanças poderão contribuir tanto com as concessionárias tradicionais, que apostam em marketing digital, quanto com os que já nasceram na internet.
Conectividade
Tecnologias como o 5G promoveriam sinal de alta qualidade para os veículos em todos os lugares. Dessa forma, os ocupantes dos autos, poderiam utilizá-la para inúmeras atividades.
Tecnologia nos veículos
Uma grande tendência é a energia elétrica, como combustível definitivo para o futuro. Dado que a demanda aumenta, os preços se tornam mais competitivos. Além disso, há previsões para os próximos anos que os carros se conectem entre si, via wi-fi.