A atingir a marca dos 100 km/h no menor tempo possível virou uma certa obsessão entre as fabricantes de superesportivos. Cada lançamento vem acompanhado de uma intensa campanha de marketing para divulgar se o modelo está entre os mais rápidos do segmento. Por isso montamos um ranking com os carros mais rápidos atualmente a venda no Brasil:
Os carros mais rápidos do Brasil
Porsche 911 Turbo S | Lamborghini Aventador SVJ | Porsche Taycan Turbo S | Ferrari 812 Superfast | McLaren 720S Spider | |
0-100 km/h | 2,7 s | 2,8 s | 2,8 s | 2,9 s | 2,9 s |
Vel. Máx. | 330 km/h | 350 km/h | 260 km/h | 340 km/h | 341 km/h |
Potência | 650 cv | 770 cv | 761 cv | 800 cv | 720 cv |
Torque | 81,6 kgfm | 73,4 kgfm | 107,1 kgfm | 73,2 kgfm | 78,5 kgfm |
Peso | 1.640 kg | 1.525 kg | 2.295 kg | 1.630 kg | 1.371 kg |
Enquanto algumas empresas inflam seus resultados simplesmente para impressionar, outras vão pelo caminho oposto e divulgam dados inferiores ao real potencial dos carros.
Além disso, não há como descobrir qual foi a metodologia do teste realizado por cada montadora. É impossível saber se o controle de largada foi utilizado (embora na maioria das vezes a resposta seja sim), nem as condições climáticas do dia (como temperatura, umidade e pressão atmosférica) e tampouco qual foi o equipamento utilizado para realizar a medição.
Os modelos capazes de acelerar de 0-100 km/h em menos de 3 segundos são poucos, custam alguns milhões de reais e estão entre os carros mais rápidos do mundo. Para essa lista consideramos modelos que atualmente podem ser encontrados no Brasil a venda e não são aqueles carros com produção super limitada que tem somente 1 ou 2 unidades no Brasil.
Porsche 911 Turbo S
O carro esportivo mais tradicional da Porsche é também um dos modelos mais rápidos da marca. Tirando os modelos especiais de produção limitada, como por exemplo o 918, o 911 Turbo S é o modelo mais rápido da Porsche que não é um modelo direcionado para utilização principal em autódromos (como GT3, GT3 RS e GT2 RS).
O modelo tem um motor que em números absolutos de potência pode não impressionar tanto frente a outros modelos superesportivos. Utiliza um motor 3.7 com seis cilindros contrapostos e tem potência máxima de 650 cavalos a 6.750 rpm e troque máximo de 81,6 kgfm de 2.500 a 4.000 rpm. O câmbio é o robotizado de dupla embreagem e oito marchas, que a Porsche chama de PDK.
Todo esse conjunto mais a tração integral permanente, um dos diferenciais do modelo em relação aos outros superesportivos, faz o modelo acelerar de 0-100 km/h em apenas 2,7 segundos.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 2,7 segundos
Velocidade máxima: 330 km/h
Potência: 650 cv a 6750 rpm
Torque: 81,6 kgfm a 2.500 rpm
Peso: 1.640 kg
Lamborghini Aventador SVJ
O Aventador SVJ é uma obra de arte da engenharia e deve começar pela letra J (trata-se de um artigo do regulamento da FIA que visa legalizar a versão de corrida para as ruas).
O modelo utiliza um motor 6.5 com 12 cilindros em V12 de aspiração natural. Esse motor tem potência máxima de 770 cavalos a 8.500 rpm e torque máximo de 73,4 kgfm a 6.750 rpm. O modelo utiliza um câmbio automatizado de sete marchas com acoplamento por embreagem monodisco. Além disso também conta com tração integral sob demanda. Esse conjunto permite o modelo acelerar de 0-100 km/h em 2,8 segundos e ter velocidade máxima de 350 km/h.
O Lamborghini Aventados SVJ recebeu um trabalho muito intenso para redução de peso tornando-o um modelo muito leve, com peso apenas 1.525 kg. Isso faz com o que o modelo tenha uma impressionante relação peso-potência de apenas 2 kg/cv.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 2,8 segundos
Velocidade máxima: 350 km/h
Potência: 770 cv a 8.500 rpm
Torque: 73,4 kgfm a 6.750 rpm
Peso: 1.525 kg
Porsche Taycan Turbo S
O Porsche Taycan merece uma atenção especial por ser diferente dos demais modelos dessa lista. Ele é um modelo 100% elétrico que utiliza motores tanto no eixo dianteiro como no eixo traseiro. O modelo tem potência de 380 cavalos no eixo dianteiro e 380 cavalos no eixo traseiro. Já o torque é de 53,5 kgfm em cada eixo. A potência total combinada é de 761 cavalos e o torque total combinado é de 107,1 kgfm.
A aceleração de 0-100 km/h ocorre em apenas 2,8 segundos, porém a velocidade máxima é de “apenas” 260 km/h, muito inferior a outros modelos superesportivos com motores à combustão. Esse é justamente um dos pontos negativos dos esportivos elétricos. As baterias desses modelos não conseguem sustentar altíssimas velocidades por conta de limitações do sistema elétrico.
O Taycan é muito pesado por conta das baterias, o peso total do carro é de 2.295 kg, bem acima de modelo nessa faixa de desempenho. Outro fato curioso é nome da versão: Turbo S. Logicamente por ser um carro elétrico utiliza sistema turbo no motor, mas a Porsche manteve a nomenclatura por ser a versão mais potente disponível na linha Taycan.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 2,8 segundos
Velocidade máxima: 260 km/h
Potência: 761 cv
Torque: 107,1 kgfm
Peso: 2.295 kg
Ferrari 812 Superfast
A Ferrari 812 Superfast é um tipo de supercarro que está em extinção. Isso porque ela utilizar um motor 6.5 com 12 cilindros em V e aspiração natural. Para os puristas amantes de carros esportivos, nada substitui o ronco de um motor V12 naturalmente aspirado. Mas com as regulamentações governamentais em relação à consumo de combustível e principalmente emissões de poluentes, esses motores estão com os dias contados.
O motor gera 800 cavalos de potência máxima a 8.500 rpm e 73,2 kgfm de torque a 7.000 rpm. O câmbio é automatizado de dupla embreagem com sete marchas. Esse conjunto faz o modelo acelerar de 0-100 km/h em apenas 2,9 segundos e ter velocidade máxima de 340 km/h.
Embora o motor tenha uma receita tradicional o modelo traz muito tecnologia embarcada, como os modos de condução que mudam o comportamento do motor, câmbio, direção e até suspensão. A suspensão pode ficar mais ou menos rígida de acordo com o nível de esportividade do modo de condução selecionado.
Outro item de destaque do modelo é o eixo traseiro dinâmico, que permite virar as rodas traseiras em até 2 graus para melhor a dirigibilidade do carro em curvas.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 2,9 segundos
Velocidade máxima: 340 km/h
Potência: 800 cv a 8.500 rpm
Torque: 73,2 kgfm a 7.000 rpm
Peso: 1.630 kg
McLaren 720S Spider
A tradicional marca de superesportivo inglesa que fez boa parte da sua fama na Fórmula 1, atualmente tem modelos que estão os mais rápidos do mundo. Considerado o conversível mais rápido e eficaz já desenvolvido pela marca, o 720S Spider, tem um motor 4.0 com oito cilindros em V turboalimentado. Esse motor tem potência máxima de 720 cavalos a 7.250 rpm e torque máximo de 78,5 kgfm a 5.550 rpm. O câmbio é automatizado de dupla embreagem com sete marchas e a tração é somente nas rodas traseiras.
Com esse conjunto o modelo acelera de 0-100 km/h em apenas 2,9 segundos. A velocidade máxima segundo o fabricando é de 325 km/h com a capota aberta. Com a capota fechada, é possível chegar aos 341 km/h.
Uma curiosidade é que o nome do modelo, 720S, vem justamente da potência máxima do motor, 720 cavalos.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 2,9 segundos
Velocidade máxima: 341 km/h
Potência: 720 cv a 7.250 rpm
Torque: 78,5 kgfm a 5.500 rpmPeso: 1.371 kg