Todos nós sabemos que os valores dos combustíveis aumentam com frequência, seja ele gasolina, etanol ou diesel. Por conta disso, os consumidores do mercado automotivo buscam cada vez mais um baixo consumo ao escolher um veículo para compra.
Pensando nisso nós criamos uma lista com os carros mais econômicos do Brasil em cada segmento presente entre os principais do mercado!
Antes de começar, é importante lembrar que algumas regras foram utilizadas para definição deste ranking, confira:
- 1 – Nos segmentos mais comuns, consideramos apenas aqueles veículos com motorização flex, não avaliando os que funcionam com apenas 1 combustível.
- 2 – Desconsideramos modelos ou versões que já deixaram de ser fabricados.
- 3 – Os dados de consumo são divulgados oficialmente pelo Inmetro.
- 4 – Avaliamos cada integrante de seus respectivos segmentos, dando a vitória ao modelo com o maior número na soma das médias de consumo (Cidade e estrada, com etanol e gasolina).
- 5 – As picapes médias pertencem à única categoria no qual consideramos as versões a diesel, por representarem a maior fatia desse segmento.
- 6 – No caso de alguma versão ser ligeiramente mais econômica que a outra utilizando o mesmo conjunto mecânico, consideramos aquela com menor consumo.
- 7 – Carros híbridos não foram considerados.
Agora que você já entendeu como definimos essa lista, vamos conferir os modelos que menos consomem combustível em seus respectivos segmentos!
Hatch Subcompacto – Renault Kwid
A categoria de subcompactos é a mais acessível no mercado atual de modelos 0km, com apenas 2 modelos integrando esse nicho, o Fiat Mobi e o Renault Kwid.
Como o italiano ainda utiliza o antigo motor 1.0 Fire, o Kwid leva vantagem no consumo com o seu 1.0 SCE, motor aspirado que rende até 70cv com etanol e 66cv com gasolina, com torque de 9,8 kgfm e 9,4 kgfm, respectivamente.
A transmissão é sempre manual de 5 marchas.
Consumo do Renault Kwid
Confira os dados divulgados pelo Inmetro:
- Cidade: 10,3 km/l (E) e 14,9 km/l (G).
- Estrada: 10,8 km/l (E) e 15,6 km/l (G).
- Total: 51,6.
Versões do Renault Kwid
- Life 1.0 Manual: R$48.790.
- Outsider 1.0 Manual: R$62.990.
Hatch Compacto – Chevrolet Onix
Essa categoria fica acima dos subcompactos, trazendo um porte maior e motores mais potentes na maioria dos casos. Além dos já tradicionais modelos como Renault Sandero e Volkswagen Gol, nós consideramos também as versões de entrada de hatches um pouco mais refinados, como Chevrolet Onix, Volkswagen Polo, Fiat Argo e Hyundai HB20.
A vitória ficou com o modelo Onix, da montadora americana Chevrolet, que conquista um bom consumo proporcionado pelo motor 1.0 aspirado de até 82cv (E) e 78cv (G), com torque atingindo 10,6 kgfm e 9,6 kgfm. O câmbio é manual de 6 velocidades.
Consumo do Chevrolet Onix
Confira os dados oficiais de consumo:
- Cidade: 9,9 km/l (E) e 13,9 km/l (G).
- Estrada: 11,7 km/l (E) e 16,7 km/l (G).
- Total: 52,2.
Versões do Chevrolet Onix
- 1.0 Manual: R$73.890.
- Premier 2 1.0 Turbo Automática
Hatch Compacto-Premium – Chevrolet Onix
Aqui sim se enquadram os modelos que citamos anteriormente, como o Onix, HB20, Argo, Polo, e também outros como Toyota Yaris Hatch, Peugeot 208 e Honda City Hatch.
Considerando todos os conjuntos mecânicos dos carros que acabamos de mencionar (exceto 1.0 aspirado), o título de mais econômico fica novamente com o Chevrolet Onix, agora com o motor 1.0 turbo de até 116cv (E/G) com torque de 16,8 kgfm no etanol e 16,3 kgfm na gasolina.
Esse motor está disponível também com o câmbio automático, mas as versões com a transmissão manual de 6 marchas alcançam um consumo mais eficiente.
Consumo do Chevrolet Onix
- Cidade: 9,4 km/l (E) e 13,5 km/l (G).
- Estrada: 11,2 km/l (E) e 16 km/l (G).
- Total: 50,1.
Versões do Chevrolet Onix
- LT 1.0 Turbo Manual: não informado pela montadora.
- Premier 2 1.0 Turbo Automática: não informado pela montadora.
Sedan Compacto – Onix Plus
Assim como fizemos com os hatchbacks, as versões de entrada com motor 1.0 aspirado de alguns sedans compactos-premium também foram consideradas nessa categoria de compactos.
Estamos falando de automóveis como Hyundai HB20S e Chevrolet Onix Plus. Renault Logan e Volkswagen Voyage também entram nessa disputa.
A primeira posição da categoria pertence ao Onix Plus, o que mostra mais uma vez a eficiência que o motor 1.0 aspirado entrega. Conforme já dissemos, ele conta com até 82cv e 10,6 kgfm, e o câmbio é manual de 6 velocidades.
Consumo do Onix Plus
- Cidade: 10,1 km/l (E) e 14,3 km/l (G).
- Estrada: 12,5 km/l (E) e 17,7 km/l (G).
- Total: 54,6.
Versões do Onix Plus
- LT 1.0 Manual: R$80.690.
- – Premier 2 1.0 Turbo Automática: não informado pela montadora.
Sedan Compacto-Premium – Onix Plus Turbo
Nesse segmento mais refinado, entram em jogo as outras versões dos sedans já comentados e também os seguintes modelos: Nissan Versa, Honda City Sedan, Fiat Cronos, Volkswagen Virtus e Toyota Yaris Sedan.
O melhor consumo da categoria pertence novamente ao Onix Plus, assim como aconteceu com o hatchback, embora o sedan seja ainda mais econômico por conta da aerodinâmica mais favorecida.
O conjunto mecânico é o mesmo, composto pela motorização 1.0 turbo e pela transmissão manual de 6 marchas.
Consumo do Onix Plus
- Cidade: 9,6 km/l (E) e 13,7 km/l (G).
- Estrada: 12,2 km/l (E) e 17 km/l (G).
- Total: 52,5.
Versões do Onix Plus
- LT 1.0 Turbo Manual: não informado pela montadora.
- Premier 2 1.0 Turbo Automática: não informado pela montadora.
Sedan Médio – Toyota Corolla
Embora também esteja ficando cada vez menor no Brasil, a categoria dos sedans médios ainda possui alguns integrantes, como o Toyota Corolla, Kia Cerato, Chevrolet Cruze e o CAOA Chery Arrizo 6. O Volkswagen Jetta também é um sedan médio, mas como não possui motorização flex atualmente, acabou não entrando no comparativo.
O mais econômico entre eles é o Toyota Corolla, utilizando uma motorização 2.0 aspirada que rende potência máxima de 177cv com etanol e 169cv com gasolina, com torque de 21,4 kgfm para ambos os combustíveis. A transmissão CVT simula 10 velocidades, mas a primeira marcha possui engrenagens, como um câmbio automático convencional.
Consumo do Toyota Corolla
- Cidade: 8 km/l (E) e 11,6 km/l (G)
- Estrada: 9,7 km/l (E) e 13,9 km/l (G)
- Total: 43,2
Versões do Toyota Corolla
- GLI 2.0 CVT: R$132.890.
- Altis Premium 1.8 Hybrid CVT: R$180.690.
Picape Compacta – Fiat Strada
Atualmente nós temos apenas duas picapes compactas sendo vendidas no Brasil, e esse número deve permanecer assim por um bom tempo, já que nenhuma montadora tem mostrado planos de um novo modelo para esse segmento.
Quando comparamos a Fiat Strada e a Volkswagen Saveiro, podemos notar que a italiana consegue médias melhores, de acordo com o Inmetro.
Com isso, além de receber o título de carro mais vendido do Brasil em 2021, a Strada também ganha destaque pelo melhor consumo de sua categoria.
Ela oferece três opções de powertrain, mas o mais eficiente é o que contempla o motor 1.3 FireFly aliado ao novo câmbio CVT de 7 marchas simuladas. A motorização rende até 107cv com etanol e 98cv com gasolina, enquanto o torque é de 13,7 kgfm e 13,2 kgfm, respectivamente.
Consumo da Fiat Strada
- Cidade: 8,8 km/l (E) e 12,4 km/l (G).
- Estrada: 9,9 km/l (E) e 13,9 km/l (G).
- Total: 45
Versões da Fiat Strada
- CD 1.3 CVT: R$111.990.
- Ranch CD 1.3 CVT: R$116.990.
Picape Média – L200 Triton
Este é o único segmento onde consideramos apenas os modelos com motores a diesel, afinal eles fazem parte da maioria, já que diversas picapes não contam com a opção de uma motorização flex.
Entre as disputantes pelo título de melhor consumo, há a Ford Ranger, Chevrolet S10, Volkswagen Amarok, Nissan Frontier, Mitsubishi L200 Triton e Toyota Hilux.
De acordo com o Inmetro, as melhores médias são atingidas pela picape da montadora japonesa Mitsubishi. A L200 Triton possui diversas variações, mas a vitória fica a cargo do seguinte powertrain: motor 2.4 diesel de 190cv e 43,9 kgfm, com transmissão manual de 6 marchas.
Consumo da L200 Triton
- Cidade: 10,1 km/l (D)
- Estrada: 13,2 km/l (D)
- Total: 23,3
Versões da L200 Triton
- Outdoor GLX 2.4 Diesel 4×4 Manual: R$214.990.
- Sport HPE-S 2.4 Diesel 4×4 Automática: R$298.990.
Picape Intermediária – Renault Duster Oroch
Assim como na área das compactas, no mercado atual de automóveis existem apenas duas picapes intermediárias, que ficam entre as pequenas e as médias. Entretanto, esses dois modelos são bem diferentes, inclusive no porte, que é mais modesto na Renault Duster Oroch e maior na Fiat Toro.
A mais econômica é a francesa, pois mesmo que o consumo não seja tão agradável, ainda é menor que o da italiana.
A Oroch utiliza o conhecido motor 1.6 aspirado de até 120cv com etanol e 118cv com gasolina, enquanto o torque é de 16,2 kgfm com ambos.
O câmbio deste caso é o manual de 5 marchas.
Consumo da Renault Duster Oroch
- Cidade: 7,6 km/l (E) e 11,1 km/l (G).
- Estrada: 7,7 km/l (E) e 11,2 km/l (G).
- Total: 37,6.
Versões da Renault Duster Oroch
- Express 1.6 Manual: R$103.600.
- Dynamique 2.0 Manual: R$110.000.
Hatch Médio – Chevrolet Cruze
A disputa pelo segmento de hatches médios foi ficando cada vez menor com o passar do tempo, principalmente pela chegada dos modelos intitulados como “SUVs”.
Após a despedida de muitos integrantes dessa categoria, restou apenas o Chevrolet Cruze Sport6, que se torna o mais econômico por ser o único.
O motor utilizado em qualquer versão é o 1.4 Ecotec, um propulsor turbo de até 153cv com etanol e 150cv com gasolina, enquanto o torque alcança os 24,5 kgfm (E) e 24 kgfm (G). Em todas as alternativas da gama o câmbio é sempre automático convencional com 6 marchas.
Consumo do Chevrolet Cruze
- Cidade: 7,6 km/l (E) e 11,1 km/l (G)
- Estrada: 9,4 km/l (E) e 13,5 km/l (G)
- Total: 41,6
Versões do Chevrolet Cruze
- LT 1.4 Turbo Automática: R$135.660
- Premier 1.4 Turbo Automática: R$165.050
Crossovers Compactos – Fiat Pulse
Um dos segmentos mais procurados no mercado de automóveis é o de “SUVs” Compactos. Dentro dele existe ainda um nicho um pouco mais compacto, atuando em um foco um pouco mais acessível e mais próximo dos hatches.
Então, para que pudéssemos citar as duas propostas distintas, chamamos essa categoria mais acessível de “Crossovers Compactos”. Nela, estão presentes veículos como Fiat Pulse, CAOA Chery Tiggo 2 e Tiggo 3X, Volkswagen Nivus, Renault Duster, Jac T40 e Honda WR-V.
Entre eles, o que menos consome combustível é o Fiat Pulse, com ótimas médias proporcionadas pelo novo powertrain. O motor 1.3 FireFly já existia, mas nunca havia sido equipado com o câmbio CVT, neste caso simulando 7 marchas.
O propulsor alcança potência máxima de 107cv (E) e 98cv (G), enquanto o torque atinge 13,7 kgfm e 13,2 kgfm, respectivamente.
Consumo Fiat Pulse
- Cidade: 9,2 km/l (E) e 12,9 km/l (G).
- Estrada: 10,4 km/l (E) e 14,3 km/l (G).
- Total: 46,8.
Versões Fiat Pulse
- Drive 1.3 CVT: R$93.990.
- Impetus 1.0 T200 CVT: R$119.990.
SUVs Compactos – Chevrolet Tracker
Por serem derivados de hatches ou sedans compactos, na verdade os modelos chamados de “SUVs” se encaixam melhor no termo crossover, por unir um pouco de cada segmento.
A lista de concorrentes é grande, e podemos citar alguns como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Jeep Renegade, Renault Captur, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks, Citroën C4 Cactus e etc.
Este é mais um segmento onde a Chevrolet ganha destaque, pois o Tracker conquista outro título de carro mais econômico para a montadora americana. O conjunto mecânico que oferece melhor eficiência econômica engloba o propulsor 1.0 turbo de até 116cv e 16,8 kgfm, o mesmo usado nos irmãos Onix e Onix Plus.
Como o modelo não conta mais com a opção de câmbio manual, a configuração automática se tornou a mais econômica. São 6 velocidades.
Consumo Chevrolet Tracker
- Cidade: 8,2 km/l (E) e 11,9 km/l (G).
- Estrada: 9,6 km/l (E) e 13,7 km/l (G).
- Total: 43,4.
Versões Chevrolet Tracker
- LT 1.0 Turbo Automática: R$114.020.
- Premier 1.2 Turbo Automática: não informado pela montadora.
SUV Médio – Toyota Corolla Cross
Em qualquer tipo de categoria os SUVs estão fazendo muito sucesso nos últimos anos. Com os médios não é diferente, onde o Jeep Compass reina absolutamente quando falamos de vendas, sempre com muitas unidades a mais que os concorrentes, como Volkswagen Taos, Kia Sportage, Toyota Corolla Cross e etc.
Sem dúvidas o representante da Toyota consegue o melhor consumo nas versões híbridas, mas como não consideramos esse tipo de carro para esta lista, avaliamos apenas as versões a combustão, onde ele continua com a melhor eficiência do segmento.
O motor e a transmissão são exatamente os mesmos do Corolla Sedan, ou seja, estamos falando de um propulsor 2.0 aspirado de até 177cv e 21,4 kgf, aliado ao câmbio CVT de 10 marchas.
Consumo do Toyota Corolla Cross
- Cidade: 8 km/l (E) e 11,5 km/l (G).
- Estrada: 9 km/l (E) e 12,8 km/l (G).
- Total: 41,3.
Versões do Toyota Corolla Cross
- XR 2.0 CVT: R$153.290.
- Special Edition 1.8 Hybrid CVT: R$201.390.
Conclusão
Esses foram os modelos mais econômicos dos principais segmentos automotivos presentes em nosso mercado. Logicamente estes não são os únicos, pois também existem os automóveis mais sofisticados, de marcas premium.
Entretanto, citamos os que mais alcançam um número expressivo de vendas, buscados pela maior parte dos consumidores. Se você tem interesse em comprar um carro econômico, basta realizar as suas buscas aqui em nossa divisão de anúncios, onde você compra de forma segura, confiável e sem dor de cabeça!
E se você deseja adquirir algum desses modelos, confira as melhores ofertas na Karvi. Nossos veículos passam por uma inspeção de 280 itens para garantir a qualidade dos produtos. Confira!