Não é segredo para ninguém que os carros elétricos estão cada vez mais presentes ao redor do mundo todo, e apesar de ainda estarem se iniciando por aqui, também há modelos movidos apenas à eletricidade em nosso mercado.
Porém, muitos acreditam que atualmente os carros híbridos são uma escolha mais inteligente, devido as dificuldades de carregamento de um carro 100% elétrico.
O que é um carro híbrido?
Um veículo híbrido recebe esse nome por ser alimentado através de duas fontes diferentes, ou seja, o motor à combustão e o motor elétrico.
O conjunto mecânico de um carro híbrido varia de acordo com cada montadora e cada modelo, já que elas definem o desenvolvimento específico do powertrain, com tecnologias diferentes ou utilizadas de formas distintas.
Um automóvel híbrido “comum” utiliza o motor à combustão como gerador de energia para as baterias que armazenam a capacidade elétrica. Nestes modelos não é possível conectá-los à tomada, pois o carregamento da bateria é feito pelo motor ou pelas frenagens regenerativas, que conduzem a energia que seria desperdiçada ao frear para as baterias.
Já em um veículo híbrido plug-in, ele também pode ser plugado em uma tomada, como diz o próprio nome. Esse tipo de conjunto mecânico também utiliza todos os recursos possíveis para recarregar a bateria com o carro em movimento, mas depende de um carregador para atingir seu melhor desempenho elétrico.
Os 5 melhores carros híbridos do Brasil
Agora que você já entendeu resumidamente o que é um carro híbrido, veja 5 modelos que se enquadram entre os melhores híbridos vendidos no mercado brasileiro de automóveis!
Volvo XC40
Todos os SUVs da Volvo entregam motorização híbrida e merecem destaque pelo custo benefício entre os modelos de luxo, mas por ser o modelo de entrada dessa linha no Brasil, o XC40 é uma ótima opção frente a outros modelos até mesmo de categorias diferentes.
O conjunto mecânico é composto pelo motor 1.5 turbo à gasolina, que rende até 180cv de potência e 27 kgfm de torque, e também pelo motor elétrico de até 82cv e 16,3 kgfm.]
No XC40, basta somar os dados de potência e torque dos dois motores para chegar ao resultado combinado de 262cv e 43,3 kgfm, mas nem sempre essa conta envolve apenas a soma, pois alguns modelos incluem outros fatores para chegar ao resultado.
Vale lembrar que seu sistema é plug-in, ou seja, também é recarregado através de uma tomada.
A versão inicial da gama é a Inscription Expression Recharge T5 Hybrid, que custa R$274.950 e já engloba o conjunto híbrido.
Seu preço inicial é um grande atrativo por estar próximo de modelos mais simples. O Peugeot 3008, por exemplo, custa R$271.690 na versão de topo GT Pack, mesmo utilizando um modesto motor 1.6 turbo para seu preço.
Embora seja uma configuração de entrada, o Volvo entrega muito luxo e conforto, além de um bom desempenho e bons equipamentos, como central multimídia de 9”, carregador de celular por indução, painel de instrumentos 100% digital de 12,3”, câmera de ré, sistema de som com 8 alto falantes e etc.
Ele fica devendo principalmente o piloto automático adaptativo, que está presente a partir da configuração chamada de Inscription, que custa quase 300 mil reais (R$299.950).
Consumo do Volvo XC40
- Consumo Urbano: 24,5 km/l (G).
- Consumo Rodoviário: 22,3 km/l (G).
Toyota Corolla
Desde o lançamento da última geração, que aconteceu em 2020, o sedan da montadora japonesa estreou o novo powertrain híbrido, com alimentação de dois combustíveis no motor a combustão, ingerindo gasolina ou etanol.
Com isso ele conquistou o título de primeiro híbrido flex do mundo, e desde então fez muito sucesso em nosso mercado.
O conjunto mecânico híbrido é exclusivo em seu segmento e até mesmo entre outras categorias, como a de SUVs/Crossovers compactos.
O motor 1.8 flex aspirado rende potência máxima de 101cv com etanol e 98cv com gasolina, atingindo 14,5 kgfm com ambos os combustíveis. Já o propulsor elétrico rende 72cv e 16,6 kgfm, resultando em uma potência combinada de 122cv. O torque combinado infelizmente não é divulgado pela Toyota.
Esse conjunto mecânico não é plug-in, o que significa que ele é recarregado apenas pelo próprio veículo.
Atualmente são duas versões que trazem o conjunto híbrido. A primeira chama-se Altis Hybrid e custa R$169.690, enquanto a segunda tem valor de R$178.690 e recebe nome de Altis Premium Hybrid.
Elas se diferenciam pelo pacote de equipamentos, com somente a versão mais cara entregando ar-condicionado digital dual-zone, banco do motorista com regulagem elétrica, retrovisores com rebatimento elétrico e teto-solar elétrico.
Na Altis Hybrid é possível encontrar a chave presencial, 7 airbags, painel de instrumentos digital com 7”, piloto automático adaptativo, retrovisor interno eletrocrômico, faróis full LED, frenagem autônoma de emergência, sistema de permanência em faixa, farol alto automático e etc.
Consumo do Toyota Corolla
- Consumo Urbano: 10,9 km/l (E) e 16,3 km/l (G).
- Consumo Rodoviário: 9,9 km/l (E) e 14,5 km/l (G).
Honda Accord
O recém lançado Accord híbrido entrega várias virtudes, embora tenha um preço muito elevado para sua categoria de sedans grandes
Atualmente ele é o veículo mais caro da marca japonesa no Brasil, assim como é o único com motorização híbrida ou elétrica.
A versão única chamada apenas de Hybrid custa atualmente, altos R$299.900. Ela entrega bastante conforto, luxo e economia de combustível, apesar de ficar devendo alguns equipamentos.
De série há itens como 8 airbags, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, frenagem automática de emergência, faróis em LED, ar-condicionado digital dual-zone, bancos dianteiros elétricos com resfriamento, câmera de monitoramento de ponto cego no retrovisor direito e teto-solar elétrico.
Infelizmente falta o painel de instrumentos 100% digital, sistema de estacionamento automático (Park Assist), central multimídia maior e mais moderna (São 8 polegadas), sistema de som assinado, sensor de ponto cego e farol alto automático.
Seu conjunto mecânico é composto pelo motor 2.0 aspirado de até 145cv e 17,8 kgfm, e pelo motor elétrico de 184cv e 32,1 kgfm. A Honda não divulgou a potência e o torque combinados, mas seguindo os dados do modelo americano, são 215cv de potência. É importante frisar que assim como o Toyota, o Accord não é plug-in.
Consumo do Honda Accord
- Consumo Urbano: 17,6 km/l (G).
- Consumo Rodoviário: 17,1 km/l (G).
Toyota Corolla Cross
Repetindo as qualidades do Corolla sedan, o crossover médio da Toyota também é o único da categoria a oferecer motorização híbrida.
O conjunto mecânico é exatamente o mesmo do irmão menor, composto pelo motor 1.8 flex aspirado e também pelo sistema elétrico, gerando potência combinada de 122cv.
A versão híbrida mais barata oferecida nos dias atuais é a XRV Hybrid, com valor de R$189.490.
Entre sua lista de equipamentos, estão presentes o piloto automático adaptativo, o alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência, farol alto automático, sensores de estacionamento dianteiros.
Também estão inclusos chave presencial, sistema de permanência em faixa, bancos em couro, 7 airbags, câmera de ré, ar-condicionado digital, rebatimento elétrico dos retrovisores e painel com tela digital de 4,2”.
Como podemos notar, o Corolla Cross é muito semelhante ao Corolla sedan, embora seja mais caro e fique em desvantagem quando falamos das principais dimensões, como comprimento, entre-eixos, capacidade do porta-malas e até mesmo capacidade do tanque de combustível.
Seu destaque consiste em ser a única opção híbrida em uma carroceria de crossover médio, característica que tem agradado a maior parte dos consumidores de automóveis nos últimos anos.
Consumo do Honda Accord
- Consumo Urbano: 11,8 km/l (E) e 17 km/l (G).
- Consumo Rodoviário: 9,6 km/l (E) e 13,9 km/l (G).
BMW 330e
O BMW Série 3 sem dúvidas é um grande sucesso da marca, já que se enquadra entre os mais vendidos da categoria. A versão de topo dessa linha é a 330e M Sport, que custa atualmente, R$372.950.
O powertrain envolve o motor 2.0 turbo de 184cv e 30,6 kgfm, que trabalha em conjunto com o propulsor elétrico de 113cv e 27 kgfm, resultando em uma potência combinada de 292cv e torque combinado de 42,8 kgfm.
A tecnologia plug-in está presente no BMW, o que significa que ele precisará ser recarregado através de uma tomada para atingir sua melhor eficácia do conjunto.
Oferecido por cerca de 373 mil reais, é difícil dizer que o 330e M Sport não é caro, mas entrega um ótimo conjunto geral por este preço.
Por ser uma versão de topo da gama (com exceção do M3), ela entrega itens como teto-solar elétrico, faróis com tecnologia laser, ar-condicionado digital tri-zone, sistema de som Harman Kardon e estacionamento automático.
O veículo também é muito moderno e conta com câmera 360° com exibição 3D, painel de instrumentos 100% digital, head-up display e etc, além de um forte conjunto de assistências semiautônomas, incluindo até mesmo um sistema que reproduz em marcha à ré, o trajeto que foi feito ao estacionar.
Sem dúvidas o BMW 330e M Sport é referência no segmento quando falamos em desempenho, equipamentos e luxo.
Consumo do BMW 330e
- Consumo Urbano: 22 km/l (G).
- Consumo Rodoviário: 26,4 km/l (G).
Carros híbridos no Brasil
Embora ainda não sejam muito presentes no Brasil, os carros híbridos estão ganhando força por conta das decisões globais das montadoras em produzirem cada vez mais veículos eletrificados.
A principal vantagem desses modelos é o baixo consumo de combustível, principalmente quando utilizados na cidade. Na Karvi você encontra modelos híbridos seminovos com 1 ano de garantia para fazer uma compra segura e sem surpresas.