Com os carros novos sofrendo grandes aumentos constantemente, a procura por modelos usados fica cada vez maior. Para te ajudar a fazer uma boa escolha, listamos os melhores seminovos para comprar em 2022. Confira!
Subcompacto
Volkswagen Up!
Umas das melhores opções entre os subcompactos é o Volkswagen Up!, pois seu projeto é muito bem construído, além de oferecer motorização turbo em algumas versões.
A partir do modelo 2018, quando recebeu uma reestilização, a versão intermediária Move passou a entregar ótimos equipamentos.
O lado negativo é que o pequeno atualmente é vendido com preços muito altos, pois sua procura no mercado de usados aumentou após a sua produção ser encerrada.
Vale lembrar que não recomendamos o Up! equipado com a transmissão automatizada de simples embreagem I-Motion, pois seu funcionamento não é bom como um câmbio automático.
Motorização
1.0 Aspirado: 82cv (E) e 75cv (G) / 10,4 kgfm (E) e 9,7 kgfm (G).
1.0 170TSI (Turbo): 105cv (E) e 101cv (G) / 16,8 kgfm (E/G).
Hatch/Sedan Compacto
Hyundai HB20 e HB20S
A dupla HB20 e HB20S da Hyundai é uma boa opção no mercado de hatches e sedans compactos usados.
Ambos entregam boa manutenção, bom consumo e boa lista de equipamentos em todas as versões.
Embora tenha recebido uma nova geração na linha 2020, a geração anterior também é bastante interessante, entregando uma boa relação de custo-benefício.
Motorização
1.0 Aspirado: 80cv (E) e 75cv (G) / 10,2 kgfm (E) e 9,4 kgfm (G).
1.0 Turbo: 105cv (E) e 98cv (G) / 15 kgfm (E) e 13,8 kgfm (G).
1.6 Aspirado: 128cv (E) e 122cv (G) / 16,5 kgfm (E) e 16 kgfm (G).
Picape Compacta
Fiat Strada
Sem dúvidas a Fiat Strada reina nessa categoria com muita folga, e de fato há motivos para isso. A montadora garante seu sucesso nesse segmento disponibilizando um veículo que entrega muita robustez e durabilidade no trabalho, principal tipo de uso das picapes compactas.
Na nova geração lançada em 2020, ela ainda ganhou a opção de quatro portas em todas as versões, o que melhorou seus aspectos no uso para passeio.
Motorização
1.4 Aspirado: 88cv (E) e 85cv (G) / 12,5 kgfm (E) e 12,4 kgfm (G).
1.3 Aspirado: 109cv (E) e 101cv (G) / 14,2 kgfm (E) e 13,7 kgfm (G).
Hatch/Sedan Compacto Premium
Volkswagen Polo e Virtus
Com a nova geração do Polo lançada em 2017, sua versão sedan passou a se chamar Virtus, nome divergente principalmente pela diferença no tamanho do entre-eixos, bem como a capacidade muito maior no porta-malas.
Os dois modelos são ótimas opções no mercado de usados, embora o sedan tenha uma diferença relativamente alta nos valores, por conta das modificações na plataforma.
Equipados com motorização turbo nas versões de topo, todas elas oferecem uma boa lista de equipamentos, mas é importante ficar atento aos opcionais, pois a Volkswagen oferece alguns pacotes para a linha Polo e Virtus, principalmente quando estrearam por aqui.
Motorização
1.0 Aspirado: 84cv (E) e 75cv (G) / 10,4 kgfm (E) e 9,7 kgfm (G).
1.6 Aspirado: 117cv (E) e 110cv (G) / 16,5 kgfm (E) e 15,8 kgfm (G).
1.0 200TSI (Turbo): 128cv (E) e 116cv (G) / 20,4 kgfm (E/G).
Sedan Médio
Toyota Corolla
O modelo mais vendido da Toyota no mundo todo também é o mais vendido da categoria de sedans médios no Brasil, mesmo que fique devendo alguns quesitos em relação a outros concorrentes.
Fato é que a partir de 2020, quando se iniciou a geração atual, o modelo melhorou muito e trouxe a disponibilidade do powertrain híbrido, exclusivo no segmento até o momento atual.
Apesar do alto preço cobrado por conta da grande demanda, o Corolla pode ser uma ótima opção de seminovo.
Motorização
2.0 Aspirado: 177cv (E) e 169cv (G) / 21,4 kgfm (E/G).
1.8 Aspirado: 101cv (E) e 98cv (G) / 14,5 kgfm (E/G).
Motor elétrico: 72cv e 16,6 kgfm.
Vale ressaltar que o conjunto híbrido engloba o motor 1.8 aspirado e o motor elétrico, mas a potência combinada não é simplesmente somada. De acordo com a marca japonesa, são 122cv de potência, mas o torque não foi divulgado.
SUV Compacto
Volkswagen T-Cross
É difícil citar apenas 1 modelo de uma categoria tão repleta de concorrentes como a de SUVs compactos. Escolhemos o T-Cross por oferecer motor turbo em todas as versões, entregar uma vasta lista de equipamentos e ainda dispor de um ótimo espaço interno.
Assim como no caso do Polo e Virtus, o crossover compacto da montadora alemã também possui alguns pacotes de opcionais, por isso é importante ficar atento a esse detalhe no momento de compra de um T-Cross seminovo.
O modelo oferecia até pouco tempo atrás, o que atualmente somente o Chevrolet Tracker oferece, que é o motor turbo equipado com transmissão manual.
Motorização
1.0 200TSI (Turbo): 128cv (E) e 116cv (G) / 20,4 kgfm (E/G).
1.4 250TSI (Turbo): 150cv (E/G) e 25,5 kgfm (E/G).
SUV Médio
Jeep Compass
O Jeep Compass é o modelo mais emplacado de sua categoria, e seu sucesso é merecido, pois entrega uma ótima relação de custo-benefício.
Como recebeu facelift recentemente, o novo Compass ainda é difícil de ser encontrado no mercado de usados, vendido sempre com valores muito próximos aos da unidade 0km. Como prova disso, basta notar que a versão Sport 1.3 T270 Automática custa R$145.714 na tabela FIPE, o que é apenas R$6.276 a menos que o Compass 0km (R$151.990).
Por esse motivo resolvemos selecionar a linha 2020, antes dele sofrer as mais recentes atualizações.
Seus maiores destaques são o acabamento primoroso e a oferta de tração 4×4 com motorização diesel.
Motorização
2.0 Aspirado: 166cv (E) e 159cv (G) / 20,5 kgfm (E) e 19,9 kgfm (G).
2.0 Turbo Diesel: 170cv e 35,7 kgfm.
SUV Médio 7 Lugares
Volkswagen Tiguan Allspace
A categoria de SUVs médios inclui subdivisões, como os modelos de 7 lugares e outros que estão posicionados em uma faixa de preço mais alta que os realmente médios Volkswagen Taos e Jeep Compass, como o Peugeot 3008 e o Honda CR-V.
No subsegmento dos crossovers de 7 lugares, o que mais se destaca é o Tiguan Allspace, que sempre oferta bom acabamento, bons equipamentos e bom desempenho, principalmente na versão de topo R-Line, que é equipada com tração 4Motion (Tração integral sob demanda).
Motorização 1.4 250TSI (Turbo): 150cv (E/G) e 25,5 kgfm (E/G).
2.0 350TSI (Turbo): 220cv e 35,7 kgfm.
Picape Média
Ford Ranger
Assim como foi complicado escolher apenas 1 SUV compacto, o mesmo aconteceu com as picapes médias, pois cada uma possua sua virtude e seu público foco. Optamos pela Ford Ranger por conta do ótimo custo-benefício, especialmente na versão Storm.
A picape da montadora americana é intermediária nos quesitos desempenho e off-road, ganhando destaque nos equipamentos e nas tecnologias semiautônomas.
Motorização
2.2 Turbo Diesel: 160cv e 39,3 kgfm.
3.2 Turbo Diesel: 200cv e 47,9 kgfm.
Conclusão
Existem diversas alternativas boas no mercado de seminovos, por isso fica impossível listar detalhadamente todas elas. Por esse motivo mostramos 1 representante de cada principal segmentos automotivo brasileiro, mas isso não significa que os outros integrantes do mercado não sejam bons.
Na Karvi você encontra diversas opções de modelos seminovos certificados que possuem 1 ano de garantia para você fazer uma compra segura e sem surpresas.