Levar a família toda no carro nem sempre é tarefa fácil. E como as peruas médias e compactas já deixaram o mercado brasileiro há alguns anos, sobrou para os sedãs a tarefa de carregadores de piano.
E com a alta dos preços dos carros zero quilômetro, uma alternativa é partir para os seminovos e usados, como os que você pode encontrar aqui na Karvi.
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Selecionamos cinco opções de sedãs até R$ 40 mil, faixa de preço bem abaixo dos carros mais baratos do País. Atualmente, os Fiat Mobi e Renault Kwid de entrada já ultrapassaram os R$ 60 mil, ficando inviáveis para uma grande parcela dos compradores.
1) Chevrolet Cobalt
O sedã da Chevrolet tem ótimas qualidades e já pode ser encontrado por até menos que R$ 40 mil. As primeiras safras têm o motor 1.4 de 102 cv. O desempenho definitivamente não é o ponto forte deste Cobalt. Beirando o valor indicado, é possível conseguir unidades fabricadas até 2014.
No entanto, o sedã compensa com um vasto espaço interno e 563 litros de porta-malas. Nessa faixa de preço é possível encontrar unidades da versão LTZ, mais completa, com ar-condicionado, trio elétrico, sistema de som e rodas de liga-leve.
Quem quiser, pode procurar por unidades com o motor 1.8 de 108 cv, bem mais agradáveis de dirigir. Embora a diferença de potência seja pequena, o torque a mais do motor maior deixa o Cobalt mais seguro em ultrapassagens e retomadas.
Há até unidades com câmbio automático de seis marchas, com ótimo custo-benefício.
2) Fiat Grand Siena
O sedã da Fiat é concorrente direto do Cobalt e tem qualidades semelhantes. O modelo derivado do Palio de segunda geração não é tão espaçoso por dentro quanto o GM, mas também tem um bom porta-malas de 520 litros.
Por até R$ 40 mil é possível levar unidades do Grand Siena fabricadas até 2013 com motores 1.4 ou 1.6 16v. O 1.4 é valente e mais econômico, mas pode deixar a desejar no desempenho. São apenas 88 cv com etanol.
Já o 1.6 tem mais potência e chega a 117 cv, sendo um carro bem mais divertido de guiar.
No entanto, o consumo é bem mais elevado, principalmente com etanol, algo que deve ser levado em conta na hora de fechar negócio. Também vale evitar as unidades com câmbio automatizado Dualogic.
3) Renault Logan
O Logan foi uma surpresa na apuração desta lista, aparecendo com as unidades mais novas no mercado. Por menos de R$ 40 mil é possível encontrar até carros 2018 com motor 1.6 em sua iteração mais moderna.
Nesse período, a Renault melhorou a eficiência dos propulsores, que têm até sistema start-stop. O motor é um bom 1.6 de 118 cv, valente e robusto, que deixa o Logan esperto na cidade e na estrada.
Só vale também evitar a rara versão com câmbio automatizado Easy’R.
O sedã da Renault também é espaçoso, e tem bom porta-malas, com 510 litros. O problema está no acabamento, mais pobre que dos rivais.
O modelo usa muito plástico rígido com aspecto de qualidade menor. Embora não pareça frágil, é mais simples que outros modelos.
4) Volkswagen Polo Sedan
Tido por muita gente como o melhor Volkswagen já fabricado no Brasil, o Polo estava em suas últimas safras em 2013, que hoje podem ser encontradas por menos de R$ 40 mil.
A melhor pedida é ficar com os 1.6 com câmbio manual, que compartilham motor e câmbio com os Fox do mesmo período.
Convém evitar as unidades com o câmbio automatizado I-Motion, muito populares entre os Polo da época. O modelo é bem equipado de série, com acabamento acima da média. Ele traz soluções internas vindas de modelos mais caros.
O porta-malas é menor que dos rivais, com 432 litros, mas o Polo compensa em outras características.
Também dá para encontrar o Polo Sedan com motor 2.0 de Golf e Jetta da época, com 116 cv. O desempenho melhora, mas o consumo sobe exponencialmente. O que acaba não compensando a força extra.
5) Ford New Fiesta Sedan
O Fiesta Sedan é um daqueles modelos que podem ser a melhor ou a pior escolha de uma lista por conta de um detalhe. Já é possível encontrar unidades fabricadas em 2014 do sedã moderninho da Ford recheado de itens de série abaixo da faixa indicada. Mas a busca requer cuidados.
Evite a todo custo ofertas de unidades com o câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift. Mesmo com preço apetitoso, a transmissão possui defeitos crônicos de projeto. Eles deram muita dor de cabeça para donos desses modelos no passado.
Mesmo a troca completa da transmissão não é garantia de que os problemas não irão ressurgir. Portanto, dê preferência a unidades com câmbio manual.
Isto posto, o sedã é um pouco apertado por dentro, mas entrega um pacote bem completo de itens de série em todas as versões. Há ar-condicionado automático, airbags laterais e de cortina, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e uma pequena (mas útil) central multimídia.
O 1.6 é esperto e o carro é gostoso de guiar. Com câmbio manual, é uma boa pedida para quem precisa de mais espaço do que um hatch pode oferecer.