Se a ideia é transportar a família toda, mas o orçamento está curto para um SUV, lembre-se que uma das saídas pode ser apelar para um sedã.
Mesmo com o jeitão mais sisudo, vários deles oferecem porta-malas com muito espaço e surpreendente praticidade.
A faixa de preços até R$ 60 mil já possui modelos mais recentes e com algumas conveniências modernas. Há centrais multimídia e ainda unidades com menos de cinco anos de uso.
Separamos abaixo cinco opções para ajudar na escolha do seu próximo sedã até R$ 60 mil.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
1) Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 2019
Começamos logo pelo mais novo desta lista, o Ka Sedan. Estas unidades já são das safras finais do modelo, quando ele passou por boas mudanças. Deixou de se chamar Ka+, adotou o sobrenome Sedan e o motor 1.5 de três cilindros e 139 cv.
E é por este propulsor que o Ka Sedan deve ser um dos primeiros a ser considerado na hora de procurar um modelo compacto. O motor é muito valente e, por levar um carro compacto, deixa o Ka com um desempenho muito interessante.
O Ka Sedan é pequeno, mas leva ainda bons 445 litros de bagagem no porta-malas.
A versão SE Plus tem central multimídia SYNC de série, bem como espelhos elétricos, rodas de 15 polegadas e vidros elétricos traseiros. Cuidado com algumas SE “disfarçadas” por aí, que não trazem esses itens. As SE Plus custam cerca de R$ 59 mil.
2) Chevrolet Prisma LTZ 2017
Por cerca de R$ 57 mil, é possível encontrar unidades da versão LTZ do Prisma fabricadas ao redor de 2017. Ainda da primeira geração, o modelo é competente e bom de revenda. Na versão de topo, há a boa central multimídia MyLink com Android Auto e CarPlay.
Como o Prisma já tem alguns anos de mercado, há muitas unidades no mercado, portanto procure com cuidado. É possível encontrar unidades mais antigas, mas com câmbio automático, por exemplo. Ou ainda mais novas, 2019 ou 2020, mas da versão Joy 1.0.
3) Honda City 2016 DX
Uma das surpresas desta apuração foi o aparecimento de unidades da segunda geração do City já nesta faixa de preço. O desejado modelo surge apenas ainda na versão DX, destinada ao público PCD.
No entanto, não deixa de ser um carro bem acabado, com câmbio automático, espaçoso e prático. A versão vem apenas com o básico, muitas ainda ostentando as calotas plásticas de série.
Se a ideia é um City mais equipado, as unidades 2015 da geração anterior podem suprir com versões topo de linha à vontade.
O City ainda tem jeitão moderno e menos jeitão de sedã de entrada que outros desta lista, certamente.
4) Toyota Etios Sedan XS AT 2018
O Etios Sedan é um carro para os mais pragmáticos. Esqueça firulas ou itens de embelezamento. O sedã tem um dos maiores porta-malas da categoria, e até de categorias superiores, com 573 litros, acabamento enxuto e motorização eficiente.
A versão XS AT de 2018 já tem a única reestilização feita no modelo e câmbio automático. Custando cerca de R$ 58 mil, a combinação é uma das melhores para o modelo, que não tem pretensoes esportivas e, quando bem cuidado, tem tudo para durar muito nas mãos dos donos.
5) Chevrolet Cruze LT 2014
O único médio da lista se destaca pelo bom conjunto e pela discrição da versão de entrada. Por cerca de R$ 55 mil, é possível encontrar unidades do Cruze em melhor estado de conservação e mais novas do que Civic e Corolla do mesmo valor.
Mesmo mais antigo, o modelo argentino tem linhas elegantes e que envelheceram melhor do que outros concorrentes. O Cruze é bem equipado, com ar-condicionado automático e uma pequena central multimídia mesmo na versão de entrada.
A maior parte das unidades são com câmbio automático de seis marchas, e o motor é sempre 1.8 de 140 cv.