Carregar a família num carro compacto pode ser um desafio, por isso, um porta-malas maior é um alento e tanto. Mas conseguir mais espaço sobre rodas tem um custo, difícil de encaixar no orçamento com a atual alta dos preços.
Depois dos melhores sedãs de 2022, baixamos a faixa de preços e selecionamos modelos mais em conta.
Separamos seis opções, entre compactos e médios, com preços até R$ 30 mil, capazes de levar a bagagem de todos para uma viagem de férias ou trazer aquele familiar do aeroporto para casa.
Esses modelos já perderam mais valor em relação aos equivalentes zero quilômetro e entregam boa relação custo/benefício para quem busca apenas um meio de transporte eficiente e espaçoso para a família.
Vale lembrar que é recomendada uma inspeção rigorosa na unidade desejada antes de fechar negócio, principalmente em se tratando de modelos mais antigos.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Chevrolet Classic
As safras de 2013 do sedãzinho da GM estão custando cerca de R$ 30 mil. A única versão, LS, tem motor 1.0 de 78 cv com etanol e câmbio manual de cinco marchas. O modelo já era completo, com travas e vidros elétricos dianteiros, ar-condicionado e direção hidráulica de série. O som era opcional.
O desempenho nunca foi o ponto forte do Classic, mas o 1.0 é valente, robusto e de manutenção simples e barata. O sedã também é estreito e com entre-eixos curto, mas comporta bem uma família pequena, e o porta-malas de 390 litros é comparável ao de hatches médios.
A vantagem do Classic aqui é ser o mais novo desta lista.
Fiat Siena
Outro modelo bem conhecido dos brasileiros é o sedã derivado do Palio, o Siena. Dentre a infinidade de versões do modelo, as que hoje estão rondando os R$ 30 mil são as EL. Elas têm motor 1.0 fabricadas entre 2009 e 2010, ainda com a carroceria antiga.
É possível encontrar alguns Grand Siena dos primeiros, com motor 1.4, e até mesmo alguns TetraFuel, com kit GNV de fábrica também. Isso aumenta o apelo do usado.
Mesmo antigo, o Siena é mais moderno que o Classic e tem porta-malas maior, com ótimos 500 litros de capacidade. O motor também é ligeiramente mais econômico. O 1.0 da Fiat também não é um primor de desempenho, mas é mais suave.
Ford Fiesta Sedan Rocam
Apesar da carinha de antigo, o Fiesta tem boas qualidades escondidas. O desenho pode ter envelhecido mais que outros modelos da mesma época, mas as versões com motor 1.6 têm ótimo desempenho graças aos 107 cv sob o capô.
O espaço interno está na média do segmento para a época, mas o porta-malas leva bons 487 litros de bagagem. A qualidade acabamento já deixava a desejar quando novo, algo que deve ser observado com atenção numa unidade com cerca de dez anos de uso.
No entanto, o Fiesta brilha com boa dirigibilidade, sendo gostoso de guiar, ágil na cidade e esperto na estrada. Essas qualidades, porém, se aplicam mesmo apenas às unidades com motor 1.6. Os modelos 1.0 são lentos e devem ser evitados, bem como os obscuros 1.0 Supercharger, difíceis de manter e beberrões.
Renault Logan
O Logan é daqueles carros para se comprar de olhos fechados, literalmente. Esqueça o visual controverso do sedã e foque onde importa, o vasto espaço interno do compacto de origem romena.
São 2,63 metros de entre-eixos, bem mais que qualquer concorrente, e 510 litros de porta-malas. Com isso, o Logan é capaz de engolir carrinhos de bebê, malas grandes e compras do mês com facilidade.
O acabamento é enxuto e honesto, sem luxos. Se for possível fugir das versões de entrada, melhor. As Expression são melhor equipadas, e as Privilège trazem até central multimídia.
O motor 1.0 16v tem 77 cv e valentia de sobra, e o 1.6 8v é robusto e fácil de manter. Com outro 1.6 16v, as versões topo podem ter até câmbio automático por ainda menos de R$ 30 mil, basta procurar com calma.
Toyota Corolla
Por até R$ 30 mil dá para andar de Corolla, desde que ele beire os 15 ou mesmo 20 anos de uso. Se isso não for problema, é possível encontrar unidades razoavelmente bem cuidadas.
Em se tratando de modelos mais antigos, fabricados entre 2004 e 2008, o cuidado com o estado mecânico é prioridade. O Corolla é resistente, mas não indestrutível e pode ter sofrido nas mãos de donos anteriores.
Uma boa revisão antes da compra pode garantir muitos milhares de quilômetros sem sustos com um sedã confortável, silencioso e mesmo antigo.
O 1.8 16v é suave, econômico, esperto e valente, assim como o câmbio automático, que parce fazer milagre com apenas quatro marchas. As unidades com transmissão manual têm desempenho levemente superior. Mas não compensam o conforto maior das automáticas. Fuja mesmo apenas dos blindados.
Encontre seu próximo carro seminovo
Com os Karvi Certificados inspecionamos o funcionamento de 280 itens presentes nos carros usados que vendemos através da nossa rede de concessionárias. Além disso, fornecemos ao comprador uma garantia mecânica de um 1 ano. Por isso, adquirir um certificado Karvi é a forma mais segura de comprar um carro seminovo. Confira mais sobre nossa forma de trabalhar e adquira seu modelo com tranquilidade clicando aqui. |