A ZF anunciou seus planos de ampliar a produção nacional com foco em tecnologias de segurança para veículos. Prevê-se o início da fabricação de câmeras veiculares e radares em sua fábrica em Limeira (SP), com a produção das câmeras programada para começar em 2025. Em 2023, a ZF nacionalizou a produção de airbags de cortina.
Esses planos se baseiam na projeção de aumento da demanda por sistemas de segurança nos próximos anos. Internamente, a ZF estima que até 2025, cerca de 75% dos veículos leves em todo o mundo contarão com algum tipo de sistema de Assistência Avançada ao Condutor (ADAS). Até 2035, espera-se que mais da metade desses veículos tenha sistemas avançados de assistência ao condutor.
O primeiro passo será dado ainda este ano, com a fabricação no país do sistema steer-by-wire (direção eletrônica), tecnologia crucial para sistemas de direção mais avançados, transmitindo movimentos por sinais eletrônicos em vez de conexões mecânicas tradicionais.
Em 2025, está prevista a produção de câmeras para automóveis de quinta geração, com um campo de visão ampliado para 120 graus (aumento de 20% em relação ao modelo anterior) e resolução de imagem de oito megapixels, mais de quatro vezes superior ao padrão anterior. Essas câmeras também terão um sistema de detecção mais sofisticado, capaz de identificar veículos a até 250 metros e pedestres/ciclistas a até 70 metros. A empresa também planeja a produção de radares, embora ainda sem data definida.
Em 2024, a ZF planeja a produção em larga escala do ZF ProAI, um supercomputador responsável pelo controle dos sistemas ADAS, variando do nível 2 ao nível 5, e pelo processamento de outras funções, reduzindo a complexidade eletrônica dos veículos.
Simultaneamente, a empresa iniciou a fabricação de um módulo de controle eletrônico de estabilidade e tração, tornando-se a primeira a montar esse componente no Brasil. Essa iniciativa é crucial para atender à crescente demanda. Atualmente, a ZF afirma que 90% dos veículos zero quilômetro produzidos no país já estão equipados com o ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade) e, a partir de 2025, esse equipamento será obrigatório em todos os novos veículos.