Há diversos motivos para esse problema se manifestar, desde defeitos na bateria, até combustível adulterado. Por isso é importante falar sobre a pane elétrica no carro: afinal, você já sabe o que pode ser e o que fazer nessa hora, ou como evitar? Confira!
Por aqui também já falamos de problemas similares. Por exemplo, você deu partida e o carro não pegou? Veja os primeiros passos a seguir. Ou sobre pegar no tranco: qual a realidade dessa tática nos carros de hoje? E até sobre 5 maus hábitos dos brasileiros que prejudicam seu carro.
Pane elétrica: o que pode causar o problema?
Há vários fatores que podem trazer o problema, sobretudo ligados à bateria, à bobina e aos fusíveis. Mas também pode ser problema na injeção eletrônica ou até na qualidade do combustível, o que poucos imaginam. Então, vamos começar pelo caso da bateria do carro.
A luz de bateria no painel de instrumentos não é tão direta, mas já ajuda. Ela pode indicar desde bateria descarregada, até problema no alternador do carro. No segundo caso, o sistema elétrico do veículo fica mesmo comprometido, causando pane.
A bobina de ignição, por sua vez, tem o papel de gerar a alta tensão em corrente, causando as faíscas nas velas. Mas se houver superaquecimento no sistema, a própria defesa dele se manifesta em forma de “pane elétrica”. Ou seja, para de funcionar para evitar acidentes.
Os fusíveis são aqueles itens coloridinhos que geralmente ficam “escondidos” abaixo do volante, à altura do joelho do condutor. A função deles é, precisamente, proteger o carro contra sobrecargas elétricas. Mas se um deles queima, também pode haver um curto que gera a “pane”.
A luz de injeção eletrônica também é importante no painel de instrumentos. Se você não consegue dar partida e essa sinalização permanece acesa, também indica pane, por culpa da própria injeção. O problema do combustível vai na mesma linha.
De fato, combustíveis questionáveis são impuros, podendo entupir partes e peças do motor. Na prática, isso pode acabar indicando falta de combustível, quando na verdade não há. A consequência disso é simples: luz acesa no painel e, claro, “pane elétrica”.
Pane elétrica: o que fazer a hora e como evitar?
Para começar, você vai estacionar o veículo, naturalmente. Pode ser no acostamento, se for uma estrada, ou na melhor vaga que encontrar, se estiver na cidade. Então, lembre-se sempre de sinalizar devidamente o problema.
Use pisca-alerta (se a pane ainda permitir), triângulo e demais itens do kit de emergência. Depois, o mais aconselhável é que você comece acionando o seguro do carro. Ou, caso não tenha, alguma oficina ou autorizada que esteja disponível.
Alternativas como a famosa chupeta automotiva não são tão simples. Caso vá recorrer a algo assim, precisa estar muito consciente dos riscos e cuidados implicados. Fora a sinalização na pista, o chamado de urgência e o recurso como da chupeta, o que resta?
Bem simples, resta a prevenção. Ou seja, algumas condutas que você pode tomar como maneira de evitar o transtorno de uma pane elétrica. Comece ficando de olho no manual do proprietário e cumprindo o cuidado que cada peça ou parte elétrica pede.
Ele vai indicar, por exemplo, as datas de manutenções preventivas. Outro auxílio forte são as luzes do painel, que às vezes indicam algo com boa previsão, mas alguns condutores ignoram. Além de indícios como demora para ligar, ou o famoso “engasgar” frequentemente.