O atual chefe da Igreja Católica, o Papa Francisco, trouxe várias mudanças à rotina dos papamóveis. Tanto que um dos últimos utilizados foi um Nissan Leaf elétrico, em contribuição à causa da mobilidade ecologicamente correta.
Além disso, o Papa atual também abdicou dos carros blindados. Sem falar nas vezes em que ele mesmo decide dirigir os veículos.
Antes dele, porém, houve dezenas de modelos diferentes. Abaixo trazemos alguns que vão desde grandes limosines, passando por jipes até grandes utilitários.
Range Rover
Historicamente, o primeiro papamóvel é do ano de 1929. Mas o primeiro blindado só viria em 1981, modificado após o famoso atentado contra o Papa João Paulo II.
Feito pela Land Rover, ele foi entregue durante a viagem do sacerdote à Inglaterra. Com isso, estava iniciada a tradição de reforçar a segurança dos papamóveis.
Mercedes-Benz 230 G
Esse também merece menção, pois foi um dos preferidos de João Paulo II, bem antes do atentado ocorrido na Praça de São Pedro. Além disso, ele fez história por ter sido o primeiro a ser nomeado como “papamóvel”.
Utilizado várias vezes, o Mercedes-Benz G-Wagen também acabou se tornando um dos papamóveis de maior tempo de uso na frota do sacerdote.
Lincoln Continental
Nesses quase cem anos, a Lincoln Continental Lehmann-Peterson não foi a única limosine usada pelos papas. Mas certamente é uma das mais interessantes.
O carro foi usado em 1965, pelo Papa Paulo VI em sua visita à cidade de Nova York (EUA). Além de um segundo para-brisa suspenso na cabine do sacerdote, o banco dele já era elevado, cumprindo o papel principal de deixar o Papa sempre visível.
Mercedes-Benz Classe M 430
Esse também tem um papel importante, pois foi um dos últimos blindados usados pela igreja. Foi depois dele que o Papa Francisco decidiu por modelos mais “naturais” e despojados.
Na verdade, ele foi dado a João Paulo II, ainda em 2002. Depois, foi herdado pelo Papa Bento XVI, até que foi parar nas mãos do atual, para ser aposentado.
Jeep Wrangler
E que tal um jipe no mais original estilo off-road? Esse foi um dos últimos modelos utilizados pelo Papa Francisco. Dizem que ele ainda ganhou mais de uma unidade.
Apesar da presença do vidro dianteiro, o Jeep Wrangler do Papa é todo aberto na lateral. Além disso, o espaço é tão generoso que dá até para o segurança e o cameraman embarcarem também.
Papamóvel no Brasil
Durante sua visita ao Brasil, em 2013, o Papa Francisco trouxe o papamóvel baseado no Mercedes-Benz Classe G para alguns deslocamentos, mas isso não foi tudo.
O pontífice adotou também um Fiat Idea, produzido em Betim (MG), como carro para se deslocar do aeroporto pela cidade.
A escolha partiu do próprio Papa que tinha à disposição também um Fiat Bravo, ambos oferecidos pela montadora italiana.
O modelo escolhido não foi na versão de topo, mas a versão de entrada, Essence, com motor 1.6 flex. O carro não passou por qualquer preparação ou blindagem.
De acordo com o Vaticano, à época, a escolha pelo monovolume foi pela ampla área envidraçada, a facilidade de entrada e saída do Papa e por o vidro ficar quase todo recolhido.
O fato de ser um carro mais popular também contou para o Papa Francisco, que tem desde o início do seu mandato, dado um tom mais simples a vida papal.
Após o uso, o Idea entrou para o acervo da companhia, que atualmente repousa na fábrica de Betim (MG). Um museu está sendo projetado pela marca e que contará, além do carro usado pelo Papa, outros que marcaram a história da Fiat no Brasil.