Quase todo mundo já ouviu falar que dirigir com a mão no câmbio é algo ruim para o carro. Mas ainda tem muita gente que acha que isso é apenas um mito. Por isso, é bacana falar sobre o papel do trambulador do câmbio e como alguns o danificam sem saber. Veja até o risco de levar multa por conta disso!
Por aqui também já falamos sobre tipos de câmbio, com suas vantagens e desvantagens. Sobre o câmbio manual: existe mesmo um tempo certo para passar a marcha? E até sobre Câmbio CVT: como funciona e quais os exemplos nacionais?
Trambulador do câmbio: dirigir com uma mão só
Foto do trambulador já com a alavanca do câmbio, de um modelo Fiat Palio | Imagem: reprodução.
O item que faz com que a alavanca do câmbio engate as marchas é o trambulador. Dirigir com a mão apoiada no câmbio vai gerar desgastes, justamente, nessa parte do sistema de transmissão. Isso porque o peso da mão é maior do que imaginamos, conforme vamos relaxando após engatar e mudar de marchas.
Então, com o tempo esse peso simplesmente começa a exercer certa pressão sobre o funcionamento das marchas já engatadas. Sem falar no risco de acabar engatando outras velocidades erroneamente, por conta de desgastes gerados e desse peso prolongado.
Os anéis sincronizados e as engrenagens é que são danificados. Lembrando que apoiar a mão com o carro parado e em ponto morto, como no farol, não tem problema. Inclusive, isso também faz lembrar que dirigir com a mão sobre o câmbio pode acabar em multa de trânsito, como andar com o braço para fora.
No fundo, não é onde exatamente você põe o braço ou a mão, mas o fato de tirá-la do volante. De fato, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) deixa claro que é proibido dirigir com apenas uma mão no volante. A não ser para mudar de marcha ou sinalizar algo fora do carro. O valor da multa é R$85,13, e 4 pontos na CNH.
Trambulador do câmbio: dicas e cuidados a tomar
Além do mau uso descrito acima, que pode comprometer a caixa de câmbio no médio e longo prazo, há outros pontos a considerar. No caso, todo carro precisa de cuidado, mas sobretudo se você tiver comprado um veículo de segunda mão, usado ou seminovo.
Nesses casos, é preciso começar ficando de olho no funcionamento do conjunto de transmissão. Afinal, você não sabe como o antigo dono tratou o câmbio. Depois, precisa evitar erros próprios, como a hora certa de passar as marchas. Vários pontos desses também envolvem o trambulador do câmbio.
Ainda é comum ouvir falar no vício de sair em segunda marcha. Mas, mesmo que seja em declives, é preciso sair em ponto neutro. Lembrando que acionar devidamente a embreagem também é importante, o que exige atenção e cuidado. Também é prejudicial pular marchas.
Mesmo tendo ganhado velocidade muito rápido, não é bom pular, por exemplo, da 3ª para a 4ª velocidade. Tudo isso reforça as engrenagens do conjunto. Um indício comum de que há algo de errado é quando o câmbio passa duas marchas ao mesmo tempo. Se chegar nesse nível, é hora de procurar a manutenção.