Nos últimos anos, o setor automotivo brasileiro viu várias mudanças no que diz respeito à segurança. Alguns dispositivos e tecnologias chegaram a se tornar obrigatórios. O que pode ir do cinto de segurança até o ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade).
Agora vamos falar do sistema Isofix, responsável por uma melhor fixação de cadeirinhas infantis. O tema tem chamado cada vez mais atenção, com dúvidas como: quais carros têm Isofix?
Ou, para o caso da pessoa já ter a cadeirinha: como saber se o meu carro tem sistema Isofix? Ou ainda, questões legais como: É obrigatório usar Isofix? Entenda tudo isso e mais um pouco adiante!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Para que serve Isofix no carro?
Se prender a cadeirinha infantil com o cinto de segurança já é bom, imagine conectá-la com o chassi do carro. É exatamente isso o que o sistema Isoflex permite, realizando uma fixação ou ancoragem bem mais firme e precisa.
Assim você não depende do sistema de trava do cinto, que funciona bem com adultos e apenas sob uso. Ou seja, quando o carro tem uma freada brusca, o que no caso da cadeirinha não performa tão bem.
Além disso, a própria instalação da cadeirinha se torna mais fácil e mais rápida. Então, também não há risco de instalação errada. Afinal, o sistema Isofix faz um “click” após a ancoragem.
Esse barulho informa que a fixação ocorreu corretamente. Em casos mais elaborados, há até uma barrinha com um botão que passa de vermelho para verde. Isso confirma que a ancoragem está perfeita.
Como saber se o meu carro tem sistema Isofix?
Para o sistema Isofix, tanto a cadeirinha quanto o veículo precisam estar devidamente equipados. Tratam-se de dois pontos de ancoragem encontrados na parte inferior do banco traseiro do carro. São conectores de metal que servem como entrada fêmea.
Da parte da cadeirinha, trata-se de uma haste de tipo macho que se conecta nos pontos de ancoragem do banco. Em alguns casos essa entrada fêmea está coberta com uma tampa removível. Também pode haver uma etiqueta indicando a presença do sistema.
Além disso, há sempre um outro ponto de fixação, que pode ser a haste de suporte, ou o top tether. Essa terceira trava evita que a cadeirinha caia para o lado, por ser um sistema que a fixa desde cima.
Entenda melhor a Lei do Isofix
Poucos sabem, mas o Isofix é um sistema aprovado pela Organização Internacional de Padronização. Apesar disso, o Brasil demorou para aderir à causa.
Nos EUA há uma lei que obriga um sistema similar (o Latch), desde 2003. Na Europa o próprio Isofix é obrigatório desde 2013. Sendo que, ali, a Volkswagen foi a primeira a disseminar veículos com essa opção.
Com a gente, a chamada Lei do Isofix foi implementada em 2015, com início em 2018 para projetos novos. E a partir de 2020, para qualquer carro comercializado em território nacional. Foi a Resolução 518 do Conselho Nacional de Trânsito que determinou isso.