A marca francesa Peugeot acaba de apresentar oficialmente o novo Peugeot 208 2024, que marca a entrada da marca no segmento. No entanto, a transição para o próximo ano/modelo será feita de forma progressiva, começando inicialmente pelas versões equipadas com os motores 1.0 e 1.6 aspirados.
Estas versões receberam melhorias em termos de equipamentos e também apresentam algumas alterações sutis no interior. A Peugeot informou que as demais novidades serão reveladas nos próximos meses, incluindo a aguardada chegada do motor 1.0 turbo, compartilhado com o Fiat Pulse.
A grande novidade aguardada pelos consumidores, o motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, desenvolvido pela Fiat e atualmente utilizado nos modelos Pulse e Fastback, estará disponível nas versões Allure e Griffe do Peugeot 208 2024. O motor turbo será oferecido exclusivamente com uma transmissão CVT de 7 marchas simuladas.
Na versão Like do 208, equipada com o motor 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm, o 208 traz faróis com iluminação diurna, sistema de som com tela de 5 polegadas, ar-condicionado digital, quatro airbags, vidros elétricos dianteiros, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e um acabamento em black piano para a alavanca de câmbio. Além disso, a linha 2024 traz também iluminação no porta-luvas.
A única opção de pacote adicional disponível é o Pack Tech, que pode ser adquirido por R$ 3.000 e inclui uma central multimídia de 10,3 polegadas com suporte para Android Auto e Apple CarPlay sem fio, retrovisores laterais com ajuste elétrico, vidros elétricos nas quatro portas, duas entradas USB (sendo uma do tipo C), volante multifuncional, iluminação diurna em LED e um acabamento em black piano para o volante e o painel.
Na versão seguinte, a 208 Style, podemos observar um interior com tons mais escuros, uma alavanca de câmbio com acabamento cinza acetinado e uma soleira com o nome “Peugeot”. Além disso, a versão vem de fábrica com faróis Full-LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, carregador de celular sem fio, câmera de ré, sensores de estacionamento e um teto panorâmico. Tanto a versão Like quanto a Style são oferecidas exclusivamente com uma transmissão manual de 5 marchas.
Já na versão Active, o motor 1.0 é substituído por um motor 1.6 aspirado de quatro cilindros, que produz 120 cv e 15,7 kgfm, sempre combinado com uma transmissão automática de 6 marchas. Além da troca de motorização, essa versão adiciona iluminação diurna em LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, controle de cruzeiro, limitador de velocidade, modo Sport e detalhes em preto fosco na carroceria.
Lançado em dezembro, o 208 Roadtrip continua disponível e representa a opção topo de linha com o motor 1.6. Segundo a marca, essa versão foi tão bem recebida que continuará sendo oferecida. O modelo possui um painel de instrumentos i-Cockpit com display 3D, faróis Full-LED, câmera de ré, teto panorâmico, aerofólio, rodas de 16 polegadas pintadas de preto, bancos com combinação de couro, tecido e alcântara, volante revestido em couro, além do emblema Roadtrip aplicado na carroceria e nos tapetes.
Embora a Peugeot tenha anunciado o Peugeot 208 2024, os preços ainda não foram divulgados, e o configurador no site oficial ainda mostra a linha 2023. Para se ter uma referência, o preço inicial do hatchback é de R$ 79.990 na versão Like, chegando a R$ 89.990 na configuração Style. Já o 208 Active com motor 1.6 tem preço de R$ 99.990, enquanto a edição especial Roadtrip está sendo comercializada por R$ 105.990.