A Peugeot finalmente fez o lançamento do Peugeot 208 2024 equipado com a aguardada motorização 1.0 turbo da Stellantis. O hatch chega em três versões já como linha 2024 e não substitui por completo o motor 1.6, que continua em linha em algumas versões.
Três Versões, Uma Experiência de Excelência
A linha Peugeot 208 2024 Turbo oferece três opções para os consumidores brasileiros: Allure, Style e Griffe. A versão de entrada, Allure, apresenta preços promocionais a partir de R$ 99.990. A intermediária Style, que já vinha fazendo sucesso com motor 1.0 aspirado, também pode vir com o novo 1.0 turbo e parte de R$ 109.990. Para aqueles que buscam o máximo em sofisticação e recursos, a Griffe, versão topo de linha, com motor turbinado, está disponível por R$ 114.990.
Desempenho
O coração dessas novas configurações do Peugeot 208 é o motor 1.0 turbo de três cilindros da Stellantis, que já se mostrou bem-sucedido em outros modelos da marca. Com tecnologia MultiAir na admissão e injeção direta de combustível, este motor entrega até 130 cv de potência a 5.750 rpm com etanol e 125 cv na mesma rotação com gasolina. O torque impressionante de 20,4 kgfm está disponível a partir de 1.750 rpm, proporcionando uma experiência de condução ágil e emocionante.
Uma transmissão automática CVT com simulação de 7 velocidades, embora sem borboletas para o acionamento manual atrás do volante, garante trocas suaves e eficientes.
Adaptações Precisas e Ajustes na Performance
A Peugeot realizou adaptações mínimas no cofre do hatch, concentrando-se principalmente em componentes periféricos, como o alternador e o compressor do ar-condicionado. Além disso, pequenas revisões nas programações do motor e da transmissão foram feitas para aprimorar o desempenho do veículo.
Para acomodar a performance adicional, a calibração da suspensão foi revisada e a resposta da direção elétrica foi otimizada, garantindo uma experiência de direção precisa e equilibrada.
Desempenho e Eficiência
O novo Peugeot 208 turbo, quando abastecido com etanol, pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos, com uma velocidade máxima impressionante de 205 km/h. Quanto ao consumo, as versões Allure e Griffe oferecem uma economia de 8,8 km/l no ciclo urbano e 10 km/l na estrada com etanol, enquanto com gasolina esses números são de 12,5 km/l e 14,1 km/l, respectivamente.
Para o 208 turbo Style, equipado com rodas de 17″, o consumo é de 8,3 km/l (etanol, cidade), 9,8 km/l (etanol, estrada), 12 km/l (gasolina, cidade) e 13,6 km/l (gasolina, estrada).
Equipamentos de Série e Pacotes Opcionais
A versão Allure oferece itens de série como ar-condicionado digital, câmera de ré, sensores de obstáculos traseiros, rodas de 16 polegadas e controlador de velocidade de cruzeiro. O pacote Excellence, por R$ 5 mil adicionais, adiciona teto solar panorâmico, chave presencial com partida por botão, bancos de couro e carregador sem fio para celular.
Já o 208 turbo Style inclui os mesmos itens do Allure, com o pacote Excellence e recursos adicionais, como faróis de LED, painel virtual, rodas de 17″ e interior escurecido. A versão Griffe, a mais completa da linha, vem com 6 airbags, sensores de chuva e luz, frenagem autônoma de emergência, farol alto automático, monitor de faixa de rolamento e alerta de colisão frontal, tudo isso por R$ 114.990.