O designer brasileiro Kleber Silva fez uma projeção do que poderia ser uma picape intermediária da Honda para o mercado brasileiro.
Kleber usou como base o HR-V americano, diferente do modelo que será vendido globalmente, mas que virá ao Brasil como ZR-V, rival do Corolla Cross.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
O designer também usou a Fiat Toro como base nas proporções da picape Honda, a qual nomeou TR-V. O HR-V americano, que também será vendido em outros mercados do mundo com emblemas ZR-V, usa a base da décima primeira geração do Civic.
Isso o torna um carro maior, e faz a picape se tornar rival direta de modelos já existentes no mercado. O HR-V de primeira geração, assim como o que virá para o País, é baseado no Fit. Isso o deixa um carro de menor porte.
A TR-V poderia ser posicionada para brigar diretamente com as Hyundai Santa Cruz e Ford Maverick. Ambas vêm fazendo sucesso, particularmente nos Estados Unidos.
A Maverick, inclusive, já começou a ser vendida no Brasil, ainda que num patamar superior de preço e motorização que o da Fiat Toro.
No Brasil, uma provável TR-V poderia competir diretamente com a Fiat Toro, líder isolada do segmento. A Chevrolet prepara a nova Montana para entrar na competição, enquanto a Renault ronda o território com a Duster Oroch.
Pioneira americana
A Honda atualmente produz apenas uma picape, a não menos especial Ridgeline. A marca briga com as tradicionais Ford Ranger e Chevrolet Colorado com um modelo monobloco. As rivais usam carroceria montada sobre chassi.
Assim, o modelo da Honda consegue se comportar de modo mais próximo ao de um carro de passeio, mesmo tendo porte parecido ao das rivais mais brutas. A Ridgeline foi lançada nos anos 2000 e continua em produção no mercado americano.