Hoje a montadora americana Ford realizou o lançamento oficial da Maverick em nosso país, que resgata o nome de um modelo antigo da marca. A picape chega para brigar no segmento intermediário, embora custe R$32.600 a mais que a concorrente mais próxima.
Veja agora todos os detalhes do novo lançamento da Ford!
Design
Seu visual é praticamente o mesmo oferecido nos Estados Unidos, onde fez sua estreia no mercado.
A dianteira é composta por um grande conjunto de iluminação em LED, com exceção das luzes de seta, estas que são interligadas por um friso que acompanha a grade dianteira. A região mais baixa do para-choque traz elementos em plástico preto e não entrega faróis de neblina.
A lateral evidencia as caixas de roda com apliques pretos bem pronunciados, além das rodas que também contam com uma pintura escurecida.
Já a traseira chama atenção pelo nome “Maverick” gravado em depressão na tampa da caçamba, trazendo iluminação em LED apenas na guia de lanterna.
O interior segue algumas características já vistas no Bronco Sport, e conta com acabamento em marrom.
Dimensões
Por atuar em uma categoria que fica entre as picapes compactas e as picapes médias, suas dimensões também são intermediárias, embora supere a concorrente mais próxima em alguns aspectos. Veja:
Dimensões | |
Comprimento | 5.073mm |
Largura | 1.844mm |
Altura | 1.674mm |
Entre-eixos | 3.076mm |
Caçamba | 943L / 617kg |
Vão livre | 21,8cm |
Ângulo de entrada | 20,6° |
Ângulo de saída | 21,2° |
Ângulo central | 18,1° |
Capacidade de submersão | 45cm |
Tanque de combustível | 67L |
Podemos notar que a altura livre em relação solo (vão livre), não é muito grande, assim como a altura geral da picape. Isso mostra uma vocação mais urbana da Maverick, embora cumpra bem seu papel em um uso mais off-road.
Vale ressaltar que a dirigibilidade de um SUV é um dos pontos mais evidenciados pela Ford, que trouxe um conjunto de suspensão independente nas quatro rodas da camionete.
O comprimento é sim um destaque, inclusive no entre-eixos, já que possui dimensões mais generosas que a principal rival, Fiat Toro, nestes quesitos.
Conjunto Mecânico
O powertrain da picape americana (ao Brasil vem importada do México) é composto pelo já conhecido motor 2.0 Ecoboost, um turbo de 4 cilindros em linha que rende potência máxima de 253cv aos 5.500rpm, enquanto o torque alcança os 38,7 kgfm em 3.000rpm.
Vale lembrar que essa motorização não é flex, portanto consome apenas gasolina.
A transmissão escolhida é do tipo automática convencional e conta com 9 velocidades. A tração é AWD (All Wheel Drive) e funciona sob demanda, o que significa que o próprio sistema reconhece a necessidade de tração nas quatro rodas e gerencia essa distribuição automaticamente.
Desempenho e consumo
Segundo informado pela montadora, com esse conjunto mecânico a Maverick consegue realizar a prova de 0 a 100 km/h em apenas 7,2s, um número excelente para uma picape intermediária. A velocidade máxima é mais modesta, chegando aos 175 km/h.
Já o consumo de combustível não impressiona, embora seja razoavelmente bom considerando sua potência e desempenho. Rodando na cidade são 8,8 km/l, média que altera para 11,1 km/l no percurso rodoviário.
Versões e preços
Infelizmente a Ford Maverick chegou ao nosso país sendo ofertada na versão única Lariat FX4, que representa uma opção de topo. Além da única configuração disponível, não há nenhum opcional que possa adicionar algum valor à picape, pois até mesmo as pinturas são totalmente gratuitas.
Confira os principais equipamentos do modelo:
Versão | Preço | Principais Equipamentos |
Lariat FX4 2.0T AWD AT | R$239.990 | Faróis e lanternas traseiras em LED, 7 airbags, ar-condicionado digital dual-zone, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, sistema start-stop, central multimídia SYNC de 8”, controles de estabilidade e tração, banco do motorista com ajustes elétricos, câmera de ré, chave presencial, teclado numérico na porta do motorista para abertura com senha, bancos em couro, volante em couro com ajuste de altura e profundidade, porta-objetos de 73L sob o banco traseiro, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, modos de condução com 5 opções (Normal, Lama/Terra, Areia, Escorregadio e Rebocar/Transporte), assistente de descida, direção elétrica, painel de instrumentos com tela de 6,5”, janela traseira elétrica, sensor de pressão dos pneus, assistente de partida em rampas, farol alto automático, frenagem automática pós-colisão, protetor de caçamba, rodas de liga-leve R17, retrovisores elétricos com repetidores de seta integrados, iluminação ambiente, sensor crepuscular, DRL em LED e piloto automático. |
Podemos notar que a lista de equipamentos é extensa, mas ainda faltam alguns recursos mais modernos como piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa, sensores de ponto cego e câmera 360°.
Também não há iluminação traseira em LED, teto-solar elétrico, carregador de celular por indução, faróis de neblina, sistema de som assinado e etc.
Cores da Ford Maverick
Ao todo são 10 opções de pintura para a Maverick e felizmente todas elas são oferecidas gratuitamente, sendo 3 sólidas e 7 perolizadas.
- Sólidas: Azul Malacara, Branco Ártico e Cinza Dover.
- Perolizadas: Azul Lyse, Cinza Torres, Laranja Delhi, Prata Orvalho, Preto Astúrias, Azul Indianápolis e Vermelho Aurora.
No interior há somente a opção de acabamento em marrom.
Azul Lyse
Azul Malacara
Cinza Torres
Laranja Delhi
Prata Orvalho
Branco Ártico
Preto Astúrias
Cinza Dover
Azul Indianápolis
Vermelho Aurora
Painel e multimídia
O painel de instrumentos traz dois ponteiros analógicos nas laterais e uma tela digital ao centro, de 6,5”. Ele é basicamente o mesmo oferecido no “irmão” Bronco Sport.
A central multimídia é a boa e conhecida SYNC, neste caso com uma tela digital de 8”, o que não é muito grande, principalmente quando comparamos com a Fiat Toro que possui uma tela de aproximadamente 10” posicionada verticalmente.
Na Maverick, ainda chama a atenção uma divisória na moldura do sistema multimídia, que transforma o lado direito em um nicho de porta-objetos. Entretanto, uma central que ocupasse todo o espaço seria muito mais interessante e agregaria mais ao modelo.
A SYNC conta com conexão para Android Auto e Apple Car Play, mas ainda depende de um cabo para isso, enquanto outros modelos já oferecem a conexão sem fio, que geralmente é aliada ao carregador de celular por indução, o qual também não está presente na picape da Ford.
O sistema de som conta com 6 auto-falantes, e infelizmente não é assinado por nenhuma marca como acontece em outros produtos da Ford. Certamente é um “pênalti”, já que até mesmo o finado EcoSport trazia um som assinado pela Sony.
Vale a pena comprar uma Ford Maverick?
Assim como acontece no SUV Bronco Sport, a Maverick atua em uma proposta muito específica, que visa conquistar o público que necessita de um veículo com características urbanas mas que não dispensa um trajeto leve de off-road em alguns momentos. Quem necessita de uma caçamba também encontrará o modelo como uma boa opção.
Todavia, o grande problema da Maverick é o preço e a quantidade de versões, pois se limitando a apenas uma configuração e custando quase 240 mil reais, dificilmente ela atingirá um número de vendas expressivo, assim como não deve incomodar a Fiat Toro, que é a principal integrante desse segmento de picapes intermediárias.
Além do preço muito mais baixo (R$207.390) na versão de topo Ultra, a picape da montadora italiana também ganha ao ofertar motorização a diesel, algo que muitos consumidores consideram importante para uma camionete.
Podemos concluir que vale a pena conhecer dar uma chance e conhecer a Ford Maverick, mas de fato a montadora americana pecou na quantidade de versões, no preço escolhido e na ausência de alguns equipamentos importantes, conforme já citamos anteriormente.