Já se foi a época em que tinta de carro era tudo igual. Entenda agora o universo da pintura sólida, metálica ou perolizada: quais as diferenças, afinal? Veja do que cada uma é feita, as vantagens e os efeitos que isso causa.
A pintura do carro é um dos seus elementos mais importantes. Tanto que por aqui já falamos sobre carro branco ou preto: qual o mais fácil de manter limpo? E até sobre lavagem do carro: qual a frequência indicada e quais os cuidados a tomar?
Pintura Sólida: a mais tradicional
Além de mais antiga e mais tradicional, a pintura sólida ainda é a mais vendida no mundo todo. Isso por ser também a de fabricação mais simples e padronizada. Basicamente, ela se chama “sólida” porque a tinta contém apenas pigmentos de cada cor.
Ou seja, a pintura branca sólida tem pigmentação de tinta branca, apenas. Ao explicar as demais tintas abaixo, os efeitos disso ficarão mais claros.
Na prática, o que ocorre é que sob qualquer ótica e qualquer iluminação, a tinta sólida não tem variação nenhuma. As fabricantes também não costumam cobrar a mais por nenhuma cor sólida, geralmente incluindo ela no valor total do carro.
Pintura Metálica: uma bela inovação
Falando em pigmentos, como fizemos acima, é aqui que a coisa começa a mudar. A pintura metálica conta com “pigmentos metálicos” em sua composição. Ou seja, independentemente da cor preponderante, haverá essa adição especial.
A pintura metálica ou metalizante tem um efeito brilhante bem chamativo. Ao contrário da pintura sólida, quando a luz do sol bate nela, a cor preponderante fica mais viva. Essa bela inovação logo se disseminou no universo automotivo.
Naturalmente, quase sempre isso vai ser cobrado adicionalmente, como um plus ou pacote de design à parte. Também assim, na hora de fazer eventuais reparos ou mesmo a higienização rotineira, é possível que você gaste um pouco mais.
Pintura Perolizada: a opção mais premium
Quem realmente gosta de design diferenciado, não deixa essa opção passar batida. Aqui a tinta passa por um processo mais especial ainda que a pintura metálica. Inclusive, o nome não vem à toa: a pintura perolizada conta com pó de pérola.
No fundo, são partículas do elemento mineral conhecido como mica, que se aproxima muito. Ao menos no efeito, que também conta com uma camada extra de resina. É justamente isso que dá o acabamento tão diferenciado.
E, se a metalizada reage à luz, esta faz isso e vai além. Na verdade, são 3 efeitos especiais. O primeiro é esse da luz do sol, que faz a tinta brilhar. O outro ocorre mesmo sem luz, que é o de profundidade, mais ou menos como se partes da lataria fossem 3D.
E o terceiro, que é o maior deles, é o dos ângulos diferentes. De fato, o veículo parece ter mais de uma cor, conforme você o olhe de ângulos diferentes. Quando estacionado, você pode circular o carro e verificar com clareza esse efeito incrível.
Aqui, obviamente, os custos aumentam mais ainda. Seja na hora de escolher a pintura perolizada para seu veículo. Seja na hora de fazer as devidas manutenções e cuidados rotineiros, tal como já ocorria com a metalizada.