Como estamos falando de um dos itens mais importantes de qualquer carro, as marcas de excelência tendem a se destacar nesse ramo. Daí a fama crescente que o pneu Aptany tem tido: agora, entenda o modelo chinês que vem conquistando o mercado brasileiro. Confira os detalhes logo abaixo!
De modo semelhante, aqui nós também já falamos sobre o que são os “pneus verdes” e, afinal, quais são as suas vantagens. Sobre rodízio de pneus: é verdade ou mito que essa estratégia funciona? E até a respeito das siglas dos pneus: AT, MT, HT e SUV, você entende o que elas significam?
Pneu Aptany: o que é e notas do Inmetro
A marca não é tão antiga quanto outros nomes consagrados, como Pirelli, Bridgestone, Goodyear, Michelin e afins. Inclusive, a Aptany é relativamente nova se comparada a essas fabricantes tradicionais, já que sua linha inicial de alta performance é de 2006 apenas.
No entanto, desde então sua filosofia de trabalho e a tecnologia agregada são fatores que acabaram chamando atenção. O próprio controle de qualidade passa pela matéria-prima, pelo design estrutural e pelo monitoramento em termos de fabricação e acabamento.
Um sistema próprio de inteligência artificial ajuda nesse processo todo. Claro que várias outras grandes indústrias da área contam com sistemas semelhantes. Mas, querendo ou não, os pneus da Aptany têm se tornado sinônimo de conforto e eficácia. Inclusive em termos de drenagem, escoamento e aderência.
Atualmente, a marca tem um portfólio que atende desde carros de passeio menores e SUVs, até ônibus e caminhões. Ao todo são 5 linhas, que o próprio Inmetro já avaliou, nos termos da lei nacional. As notas são ótimas para “aderência em piso molhado”, e médias para índices de decibéis e consumo de combustível.
Pneu Aptany: 5 modelos presentes no Brasil
No modelo RA301 temos a questão da aderência, graças à banda de rodagem e aos sulcos longitudinais do item. O bacana é que a nota foi boa também em relação a pistas secas. Com isso mostrando ser ideal para rodovias, trajetos urbanos e qualquer situação.
Outro modelo é o RL023, que se destaca em estabilidade no solo molhado e em drenagem. A estratégia fica a cargo de três sulcos longitudinais, um a menos do que o anterior, e mais largos. Até o design e o ombro (extremidade da banda que vai até a lateral), favorecem esse destaque.
Já a linha RL108 é voltada para carros pesados e de carga, como vans e furgões. Para isso, a carcaça do modelo tem 8 lonas. Ao passo que o RU101 tem uma banda de sílica, que reforça a quilometragem e economiza na hora de abastecer. O design do ombro e uma maior simetria também ajudam nisso.
O RP203, por sua vez, traz o Aptany mais em conta entre todos os demais, revelando excelência em custo-benefício. Ele também é focado na resistência baixa em termos de rolamento, o que afasta as trocas. Ou seja, com a redução do desgaste na borracha vem uma maior economia para o dono do carro.