Há várias histórias que circulam no universo automotivo sobre como economizar com os gastos mais rotineiros. Entre elas uma das principais é sobre este tema. Daí a polêmica: ar condicionado gasta mais combustível ou não? Abaixo você entende de uma vez por todas se isso é mito ou verdade!
De modo semelhante, também já falamos sobre os cuidados mais importantes a tomar com o ar condicionado do carro. Sobre ar-condicionado de 1, 2 ou 4 zonas: entenda o que muda em cada um. E até sobre uma nanotecnologia revolucionária que promete ser mais fresca que ar-condicionado.
Ar condicionado: gasta mais ou não?
A resposta para isso é mais simples do que a maioria pode imaginar, a ponto de nem sequer deixar margem à dúvida. Sim, o ar condicionado gasta mais combustível, e nem é preciso fazer contas ou usar fórmulas mirabolantes para entender isso. Basta lembrar que o seu compressor depende do motor do carro.
Logicamente, qualquer energia que o propulsor do carro for usar vai depender de mais combustível. Daí que o acionamento do compressor do ar condicionado eleve o consumo. Já o tamanho desse aumento é uma discussão bem mais complicada, e tem todo motivo para ser polêmica.
Alguns dirão que fica na casa dos 5%, outros dos 10%. Sendo que, guardadas as diferenças entre o ar condicionado analógico e o digital, há quem diga que chegue a 20%. Neste caso, num tanque de 50 litros, seria como dizer que 10 litros serão usados pelo ar condicionado.
Outro ponto polêmico, no entanto, é sobre as alternativas para isso. Por exemplo, se o seu carro tiver ar condicionado, mas você quiser economizar esses 5, 10 ou 20%, o que fazer? Será que compensa abrir as janelas? Alguns vão dizer que não. Entenda o motivo abaixo.
Ar condicionado: sobre as alternativas
Além da questão do compressor do ar condicionado, há também a aerodinâmica automotiva. Quando falamos em spoiler e aerofólio, por exemplo, fica muito claro como um dispositivo pode mudar a relação do carro com o vento. E o peso disso no motor, ou seja, no gasto de combustível.
No caso de andar com os vidros abertos, temos uma situação em que a relação com o vento muda radicalmente. Afinal, o atrito a ser enfrentado se torna bem maior, deixando o carro pesado e bem mais dispendioso e caro.
O nome desse efeito é, justamente, freio aerodinâmico. Contudo, há ressalvas. A primeira é que em regiões urbanas isso praticamente não chega a acontecer. A segunda é que, mesmo na estrada (acima dos 80 km/h), onde tal efeito ocorre inegavelmente, o efeito é na casa dos 5% apenas.
Isso falando em termos de gasto de combustível. Ou seja, se com o ar condicionado seu veículo estiver gastando 10 ou 20% a mais, então ele está mais caro que a alternativa do vidro aberto. Mas se o ar condicionado for econômico e gastar apenas 5% a mais, é melhor ir com ele do que com os vidros abertos.