A Polestar, marca sueca integrante do grupo Volvo/Geely, anunciou sua entrada no mercado brasileiro de veículos elétricos em 2025. Sediada em Gotemburgo, a fabricante tem se destacado no cenário internacional pela comercialização de EVs premium com características esportivas. A notícia, que vinha sendo especulada há algum tempo, foi confirmada recentemente em comunicado oficial da empresa.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!A chegada ao Brasil faz parte de um ambicioso projeto de expansão internacional da Polestar, que também inclui novos mercados como França, República Checa, Eslováquia, Hungria, Polônia e Tailândia. Atualmente, a empresa opera em 27 mercados globais, abrangendo América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico.
No Brasil e nos demais novos mercados, a Polestar atuará por meio de parcerias com distribuidores locais. Thomas Ingenlath, CEO da Polestar, afirmou: “Expandir as nossas operações com parceiros novos e já existentes nos permitirá alcançar mais clientes. Através destas parcerias e expansão, capitalizaremos a nossa marca e a nossa crescente linha de modelos.”
O modelo mais recente da Polestar é o Polestar 4, um crossover elétrico posicionado entre o sedã Polestar 2 e o maior Polestar 3. O Polestar 4 está disponível em configurações de motor único e duplo, sendo a versão mais potente capaz de produzir 551 cv e 69,9 kgfm de torque máximo, com uma autonomia de até 600 km. A versão com motor único oferece 276 cv e 34,9 kgfm de torque, com alcance declarado de 483 km.
O Polestar 4 se destaca pela ausência da janela de vidro na traseira. Em seu lugar, a estrutura da carroceria se estende até o teto, feito de vidro fotocrômico. Para garantir a visibilidade e segurança, a Polestar instalou uma câmera de alta definição no teto que transmite imagens da traseira em tempo real para uma tela no painel.
Ainda não se sabe quais modelos serão oferecidos no mercado brasileiro. No cenário internacional, os veículos da Polestar competem com modelos da Tesla, BMW e Porsche.