O Inmetro atualizou sua tabela de consumo dos veículos vendidos em território brasileiro (Conpet veicular), e com isso acabou confirmando os lançamentos dos VW Polo e Virtus equipados com motor 1.0 turboflex que era usado Up!.
Para hatch e sedã, além do motor 1.0 turboflex de até 105 cv e 16,8 mkgf, há o câmbio manual de cinco velocidades e, no caso do sedã, há também uma transmissão automática de 6 velocidades com esse propulsor.
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Essas novas versões vão ocupar o espaço que antes estava dedicado as versões intermediárias com o motor 1.6 16V, que saiu de linha no início do ano na VW por causa do Proconve L7.
Como mostra a tabela, esses modelos não terão um nome de configuração, a exemplo de Comfortline e Highline, que são as versões de topo. Elas vão atender apenas por TSI.
O motor 1.0 do up!
No Up! o motor 1.0 turblfex era chamado de 170 TSI devido ao torque de 170 Newton-metros, o equivalente a 16,8 kgfm (E/G) que neste caso chega a apenas 1.500 rpm. A potência é de 105 cv (E) e 101 cv (G) aos 5.000 rpm.
A base é a mesma do motor 1.0 200 TSI é um turboflex das versões mais caras, mas que aí rende até 128 cv e 20,4 mkgf e está sempre aliada a uma transmissão automática convencional de 6 velocidades.
VW não confirma, Inmetro mostra
Nem mesmo a Volkswagen confirmou que seus modelos compactos deverão receber essa nova motorização aliada a um câmbio manual ou automático, mas como esta informação é especificada na tabela de consumo, o Inmetro acabou confirmando um futuro lançamento.
O órgão federal especifica que a transmissão manual conta com cinco marchas, conforme esperado. Já a opção automática entrega seis marchas, assim como nos modelos atuais.
Veja os números de consumo informados pela instituição:
- Polo 1.0 TSI Manual
Cidade: 9,6 km/l (E) e 13,8 km/l (G).
Estrada: 11,6 km/l (E) e 16,5 km/l (G).
- Virtus 1.0 TSI Manual
Cidade: 9,6 km/l (E) e 13,8 km/l (G).
Estrada: 11,4 km/l (E) e 16,3 km/l (G).
- Virtus 1.0 TSI Automático
Cidade: 8,7 km/l (E) e 12,4 km/l (G).
Estrada: 11 km/l (E) e 15,6 km/l (G).
Novo motor e reestilização
Tanto o hatch quanto o sedã passarão por reestilizações de meia vida, que deverão chegar ainda em 2022, provavelmente nos próximos dois meses.
Além de novos detalhes no design e mais equipamentos, outra novidade é que o Virtus deve se distanciar mais do Polo, já que terá um visual mais próximo do Nivus, com elementos exclusivos mesmo na dianteira.