Um recente documento importante acabou revelando dados ainda desconhecidos sobre os novos Polo e Virtus 170 TSI. Eles usam o mesmo 1.0 turbo que era utilizado pelo Up!, mas com mudanças mecânicas para render mais potência, além de ter um desempenho diferente.
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Vale lembrar que no início de junho o Inmetro acabou confirmando o lançamento dessa nova motorização para o hatch e o sedan compacto ao divulgar a sua tabela atualizada de consumo, já incluindo os modelos.
Além das médias de consumo, foi revelado também o tipo de transmissão utilizada.
Ao que tudo indica, tanto o hatchback quanto o sedan serão lançados em breve. Ambos já foram flagrados inúmeras vezes camuflados durante testes em nosso país.
Além disso, a configuração esportiva GTS já não aparece no site oficial da Volkswagen, ou seja, possivelmente o último estoque da versão já terminou e retornará apenas com o lançamento do modelo atualizado.
Fato curioso é que esses dados podem ser encontrados no próprio site da Volkswagen, acessando os manuais do Polo e Virtus.
Volkswagen Polo 170 TSI
O Polo terá potência máxima obtida aos 5.000 rpm será de 116 cv com etanol e 109 cv com gasolina, o que representa 11 cv e 8 cv a mais que o Up!, respectivamente.
Já o torque permanece igual ao do subcompacto, atingindo 16,8 kgfm com qualquer combustível. Porém, ao invés dos 1.500 rpm iniciais, agora ele está disponível entre 1.750 rpm e 4.250 rpm (4.500rpm com etanol).
Para o Polo, com essa motorização estará disponível somente a transmissão manual de cinco marchas, chamada internamente de MQ200.
Pesando 1.115 kg em ordem de marcha, com esse conjunto o hatch vai conseguir realizar 0 a 100 km/h em 10,1 s com etanol e 10,2 s com gasolina, atingindo uma velocidade máxima de 197 km/h (E) e 193 km/h (G).
A aceleração de 0 a 80 km/h será realizada em 6,7s com qualquer um dos dois combustíveis.
Conforme o Inmetro já havia antecipado, estes serão os números de consumo:
– Cidade: 9,6 km/l (E) e 13,8 km/l (G).
– Estrada: 11,6 km/l (E) e 16,5 km/l (G).
Volkswagen Virtus 170 TSI
Para o sedan os números de potência e torque são iguais, mas além da caixa manual de cinco velocidades, o Virtus também poderá ser equipado com câmbio automático de seis marchas, chamado internamente de AQ 160.
– Manual
Com essa opção o modelo atinge os 100 km/h após 10,5 s (E/G), enquanto a aceleração de 0 a 80 km/h é realizada 6,9 s, também com etanol ou gasolina.
O peso em ordem de marcha é de 1.161 kg, já a velocidade máxima alcança os 196 km/h (E) e 201 km/h (G).
Cidade: 9,6 km/l (E) e 13,8 km/l (G).
Estrada: 11,4 km/l (E) e 16,3 km/l (G).
– Automático
0 a 100 km/h: 11,2 s (E) e 11,7 s (G).
0 a 80 km/h: 7,4 s (E) e 8 s (G).
Velocidade máxima: 196 km/h (E) e 193 km/h (G).
Peso: 1.196 kg. Cidade: 8,7 km/l (E) e 12,4 km/l (G).
Estrada: 11 km/l (E) e 15,6 km/l (G).
Vele lembrar que o atual motor 1.0 200TSI, que rende 128 cv (E) e 116 cv (G) com torque de 20,4 kgfm (E/G), continuará sendo ofertado nas versões intermediárias, assim como o 1.4 250TSI de 150 cv (E/G) e 25,5 kgfm (E/G) deve continuar equipando a opção esportiva GTS, a mais cara da gama.
Procurada pela mídia, a Volkswagen preferiu não comentar sobre as informações, portanto não as confirmou nem negou.