Ao que tudo indica, a Volkswagen vai eletrificar seus modelos de entrada já nos próximos anos. Isso significa que Polo, Nivus e T-Cross não terão novas gerações e deverão sair de linha gradualmente até 2027, sendo substituídos por correspondentes elétricos.
Alguns modelos da própria VW já saíram de linha por esse motivo, como o Passat, que deixou de ser fabricado. No lugar dele, será lançado o sedã elétrico ID.7. Assim, segundo o portal espanhol Motor.es, o Polo deverá ser descontinuado na Europa já em 2024 e o T-Cross em 2025.
O único a ter alguns anos a mais de sobrevida será o Taigo, nome pelo qual o Nivus é chamado no mercado europeu.
Todos eles deverão ser substituídos pelo ID.2, que já está em desenvolvimento. Ele usa a plataforma MEB Plus. Existe a possibilidade de a Volkswagen manter o nome Polo, assim como deverá fazer com o Golf, mas com o prefixo ID, como parte da família de elétricos.
A decisão, no entanto, não deverá afetar a vida dos modelos aqui no Brasil. O Polo e Vrtus acabaram de passar por uma reestilização, que deram à dupla mais alguns anos de vida. T-Cross e Nivus também deverão receber mudanças em breve, e mesmo que ganhem substitutos, ainda não deverão ser por modelos totalmente elétricos, já que por aqui, o processo caminha mais devagar.