Apesar de um projeto mais antigo que a maioria de seus concorrentes, o Nissan Sentra não pode ser considerado um carro com design velho, pois o visual continua atual considerando as devidas proporções.
Mesmo sem receber atualizações há um bom tempo, ele se tornou uma boa opção entre os usados.
As opções mais novas se tornaram uma boa compra principalmente pelo preço, que causa uma ótima relação de custo-benefício considerando tudo que entregam.
A última linha foi a 2020, mas a gama 2019 não sofre alterações e conta com preços mais acessíveis. Em ambas 3 versões foram vendidas, a S, SV e SL.
Conjunto Mecânico
O motor e a transmissão são sempre os mesmos para todas as configurações.
O propulsor é um 2.0 aspirado de 4 cilindros em linha, que rende potência máxima de 140cv com qualquer combustível no tanque, aos 5.100rpm. o torque também é sempre de 20 kgfm, em 4.800rpm.
A transmissão é automática do tipo CVT e não simula nenhuma marcha, chamada de Xtronic.
Desempenho e consumo
Os números de potência e torque são relativamente modestos, o que acaba refletindo em um desempenho simplesmente ok. Apesar disso não chega a ser ruim, estando dentro da média da categoria na época.
O consumo também segue a mesma linha, mas poderia ser um pouquinho melhor. De acordo com o Inmetro, na cidade são 6,7 km/l com etanol e 9,9 km/l com gasolina, enquanto na estrada ele alcança médias de 9,1 km/l (E) e 12,7 km/l (G).
Versões e equipamentos
Vemos que todas as configurações trazem uma boa lista de equipamentos, principalmente considerando o valor atual.
Confira o resumo da linha 2019:
S 2.0 CVT | |
Preço (Tabela FIPE) | Equipamentos |
R$79.447. | Sensor crepuscular, ar-condicionado manual, sensor de estacionamento traseiro, controles de estabilidade e tração, rádio com Bluetooth, 4 alto-falantes, chave presencial, apoio de braço dianteiro, faróis de neblina, volante multifuncional, direção elétrica, retrovisores elétricos com repetidores de seta, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisor interno eletrocrômico, volante em couro com regulagem de altura e profundidade, lanternas traseiras em LED e rodas de liga-leve R17. |
SV 2.0 CVT | |
Preço (Tabela FIPE) | Equipamentos |
R$82.953. | Adiciona bancos em couro, câmera de ré, central multimídia de 6,2”, 2 tweeters, ar-condicionado digital dual-zone, apoio de braço traseiro, piloto automático e rodas de liga-leve R17. |
SL 2.0 CVT | |
Preço (Tabela FIPE) | Equipamentos |
R$92.936. | SV + banco do motorista com regulagem elétrica, retrovisores com rebatimento elétrico, alerta de colisão frontal, alerta de tráfego cruzado traseiro, sensor de ponto cego, retrovisor interno com bússola, teto-solar elétrico, painel de instrumentos com tela de 5” em TFT, faróis dianteiros em LED, 6 airbags e sistema de som BOSE com 4 alto-falantes, 2 tweeters e 2 subwoofers. |
Nissan Sentra seminovo com 1 ano de garantia
Virtudes do Nissan Sentra
Como já dissemos, os equipamentos são uma grande virtude do Sentra, essencialmente na configuração de topo SL. Porém, ele também se destaca em outros quesitos.
O espaço interno é um deles, já que acomoda muito bem os passageiros com seus 2,70m de entre-eixos. O volume disponível no porta-malas também é bom, com 503L de capacidade.
O sedan da montadora japonesa também é bastante confortável.
Defeitos do Nissan Sentra
Falta mais conectividade no modelo, já que não há, por exemplo, conexão para Android Auto e Apple Car Play na central multimídia, que inclusive possui um tamanho mediano, sem destaques.
Apesar da boa lista, alguns equipamentos como sensor de chuva e sensores de estacionamento dianteiros não estão presentes.
O desempenho e o consumo não chegam a ser ruins, mas poderiam ser um pouco melhores.
Conclusão
Em geral o Nissan Sentra é um ótimo modelo e merece atenção entre os sedans médios, sobretudo por conta de seu preço muito mais baixo que o dos rivais. Confira os preços da tabela FIPE de alguns concorrentes:
O Honda Civic EXL 2.0 CVT tem valor de R$121.306.
Já o líder Toyota Corolla possui valor de R$115.376 na versão de topo Altis 2.0 CVT 2019.
O Chevrolet Cruze possui um valor mais próximo, mas ainda assim é mais caro que o Nissan. A tabela FIPE atual é de R$104.430 para a LTZ 1.4 Turbo Automática 2019.
Se você procura um sedan médio confortável, bonito e com ótimo custo-benefício, o Nissan Sentra é uma bela opção!