Desde o ano passado, um fenômeno estranho vem acontecendo no mercado de automóveis: a supervalorização dos carros usados. Existem vários motivos que culminaram nessa situação, desde a falta de componentes para produção até a alta do dólar em relação ao real.
Por que carros usados estão tão caros?
O problema todo começou com as restrições impostas pela pandemia, como isolamento e distanciamento social. Em países que tiveram lockdown inclusive no setor da indústria, as fábricas pararam completamente por várias semanas. Essa parada completa da produção provocou uma queda brusca no fornecimento de todos os tipos de componentes para a indústria automotiva, levando a um desequilíbrio entre a oferta e a demanda.
Todas as fabricantes de automóveis no Brasil tiveram que interromper ou reduzir sua produção por conta da falta de componentes. Um dos assuntos que mais tem sido noticiado é sobre a falta de semicondutores. Esses são componentes utilizados nos diversos módulos eletrônicos que existem nos automóveis. E por que, os semicondutores estão em falta?
O segmento de mercado que mais utiliza semicondutores é o de eletrônicos, que engloba smartphones, computadores, TVs e similares. Esse setor foi um dos que menos sofreu durante a pandemia por que distanciamento social exigiu que diversas atividades fossem feitas por meios eletrônicos, mantendo o consumo desses produtos mais em alta que vários outros. E fornecedores de semicondutores após a suspensão da produção, ficaram sobrecarregados e destinaram toda sua produção aos seus maiores clientes que são da indústria de eletrônicos, deixando o fornecimento para a indústria automotiva em segundo plano. Logo, faltaram componentes para os carros poderem ser produzidos.
Alta do Dólar frente ao Real
Outro ponto crítico no Brasil foi forte aumento do dólar frente ao real. Embora muitos modelos de carros sejam fabricados no Brasil, existem diversos componentes dos modelos que são importados e cotados em Dólar.
Um dos maiores exemplos é o aço utilizado nos carros que é uma comodity internacional e seu preço é diretamente relacionado à cotação da moeda norte americana. O Dólar impacta de 30% a 70% de um carro produzido no Brasil, e toda essa variação do dólar nos últimos meses ainda não foi completamente repassada aos preços finais dos carros vendidos aos consumidores.
Como está o mercado de carros usados?
A alta do carro zero km acaba, também, puxando o usado para cima. Não na mesma proporção, é fato, mas é uma situação comum. Hoje, por exemplo, tabela Fipe não é mais o referencial que sempre foi. É comum encontrar revendas negociando carros acima valor do recomendado pela tabela Fipe, porque com os problemas na produção de veículos novos e as filas de espera de meses por um carro novo, os consumidores tiveram que migrar para o mercado de seminovos e usados, sendo assim, o mercado de seminovos teve um aumento de demanda sem que a oferta acompanhasse.
Em alguns casos específicos que a disponibilidade é muito baixa, os carros seminovos chegam a ser comercializados com preços acima do mesmo modelo zero km.
A produção global do setor só deve voltar aos níveis de 2019 a partir de 2022. Em relação aos semicondutores, a lacuna de oferta deve ser reduzida pelo menos a partir do segundo trimestre. Ao mesmo tempo, o mercado de carros usados pode permanecer ativo. Segundo dados da Fenauto, foram vendidos 1.188.275 carros em fevereiro: em relação ao mesmo mês do ano passado, esse número aumentou 15,9%.
Outro fator também influenciou o aumento dos usados, porém com abrangência menor: o aumento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nas transações de veículos no estado de São Paulo. O imposto sobre carros usados aumentou 207%: de 1,8% para 5,53% em janeiro. Para o carro novo subiu de 12% para 13,3%.
E por fim, outro motivo que mantém a procura por carros em alta mesmo durante a retração econômica da pandemia é a segurança que o automóvel particular traz no sentido de evitar contaminação por covid-19. Nesse panorama, o transporte público é um dos lacais com maior risco de contágio, justamente por conta da aglomeração. Isso faz com muitas pessoas busquem pela alternativa do carro próprio como segurança para sua saúde, aumentando a demanda que também aumenta o preço dos carros.
Qual o melhor site para comprar carros usados?
O melhor que se tem para fazer nesse momento é pesquisar bastante antes de comprar seu próximo carro. Na Karvi você encontra milhares de modelos, incluindo seminovos certificados, que podem ser comprados com total segurança e com as melhores ofertas do mercado.