Quem é fã de corrida não pode ficar por fora das novidades da Fórmula 1, a modalidade mais popular de automobilismo do mundo. Vale lembrar que ela também é a categoria mais avançada em termos de esporte a motor.
E quem já estava acostumado a ver marcas como Mercedes, Ferrari, McLaren e outras, agora pode se preparar para ver também as marcas Porsche e Audi pelas pistas do torneio. A confirmação aconteceu ontem, 2, por parte da Volkswagen, dona das duas marcas.
Dona do grupo que comanda as duas marcas de luxo, hoje o grupo VW tem como CEO, Herbert Diess, responsável pelo anúncio por meio de uma live no YouTube do grupo alemão.
A notícia chacoalhou o mundo todo, até porque também veio em uma época em que o Campeonato Mundial de F1 está passando por novidades. Por isso, neste artigo nós da Karvi tiramos várias dúvidas a respeito. Acompanhe!
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Como será a entrada?
A Porsche cogita uma parceria técnica com a Red Bull, que já compete no Mundial da F1. Até recentemente, os motores Red Bull Powertrains eram fornecidos pela ex-parceira da marca, a Honda.
A Audi, por sua vez, talvez compre uma equipe já existente, ou faça parcerias também, embora mais estreitas do que a da Porsche.
Algumas das marcas tradicionais do Campeonato já surgiram no radar como representando uma possibilidade, especialmente a Alfa Romeo, a Aston Martin e a Williams.
Outra possibilidade acenada foi a compra da McLaren pela Audi, mas ainda não há confirmação a respeito.
Quando vai acontecer?
O pronunciamento de Herbert Diess se deu menos de uma semana depois de uma das reuniões de Comissão da Fórmula 1.
Os preparativos para que a Porsche e a Audi façam a integração total devem demorar um pouco ainda. A previsão é de que a entrada ocorra efetivamente em 2026 apenas.
Inclusive, as duas marcas já deverão entrar cumprindo o novo regulamento da F1. Segundo ele, as equipes precisarão de combustíveis 100% renováveis, para poderem participar.
A grande tendência, na verdade, é a dos carros elétricos ou híbridos. O próprio desenvolvimento desse tipo de motor (que vai do antigo MGU-H para a versão MGU-K) já deve demorar o prazo de 3 ou 4 anos.
Daí que a Porsche e a Audi já precisem se adaptar antes de fazer a implementação propriamente dita. De fato, a F1 dos anos 2026 e 2028 contará com cargas bem maiores de eletrificação (motores elétricos) e de combustíveis sintéticos.
Popularização da F1
A Fórmula 1, enquanto marca, tem se disseminado cada vez mais, não apenas para os amantes de automobilismo e de alta performance, mas como elemento da cultura pop.
Depois da série que saiu na Netflix (“F1: Dirigir Para Viver”, 2019, 4 temporadas), os Estados Unidos e até a Ásia têm visto uma procura maior por parte do público jovem, o que aquece esse mercado como um todo.
Tudo isso faz parte de um projeto da própria Liberty Media, que é a dona da Fórmula 1, e já decidiu tomar medidas para alcançar a máxima popularização da Fórmula 1, o que inclui jogadas de marketing pelo mundo todo.